top of page
logob10a.gif

Edição nº 270 - Maio de 2023 - ano XXIII

Matérias inseridas no portal do jornal OLHO NU no mês de Maio de 2023 na íntegra.

edotorial.gif

As novidades desta edição

editorial

Maio chegou. O quinto mês do ano veio com toda velocidade que parece marcar os últimos anos. Logo estaremos desejando Feliz Natal, mas enquanto não chega a festa mais comemorada do Brasil, vamos comemorando outra data que, no Brasil, também tem grande Ibope: O Dia das Mães. Para todas as as mães brasileiras e, quiçá, do mundo o jornal OLHO NU deseja um FELIZ DIA DAS MÃES, especialmente às mães Naturistas que se assumem como tal, que levam seus filhos menores para os locais naturistas, ensinando a eles o valor da aceitação de si próprio e dos outros, mostrando-lhes de fato que a aparência é uma mínima parte de seu eu. PARABÉNS MÃES.

A AGAL convoca naturistas de todo o Brasil e, especialmente, da região de Santa Catarina para participarem do ATO PÚBLICO, em favor do Naturismo e contra a exploração imobiliária na área,  que irá ocorrer na praia da Galheta no dia 28 de maio, que recebeu apoio de divulgação através da imprensa local. Leia detalhes do evento em NATLuta.

Super curioso. Você sabia que nos Estados Unidos já foi obrigatória a prática da natação completamente nua nas escolas? É uma parte da história da sociedade americana que os americanos fazem questão de apagar, mas os registros e testemunhos estão acessíveis. Um artigo publicado em um site de variedades trouxe estas informações. E, em tempo, aqui mesmo no jornal OLHO NU este assunto já foi abordado. Leia em NATHistória.

 

A Federação Brasileira de Naturismo listou uma série de atividades que a federação internacional está reconhecendo como as que podem normalizar o nudismo na sociedade em geral. Veja  a tabela e se encaixe nessas comemorações. Em Notícias da FBrN.

 

Nosso novo colaborador, Nelmo José, apresenta uma nova NATOpinião. Agora ele fala sobre as passagens bíblicas que falam sobre a nudez do corpo humano, nem sempre de forma negativa. "A Bíblia nos mostra a nudez de seus personagens, sem qualquer tipo de padronização ou formato preconcebido pelo senso comum, especialmente, de maneira que os rotule quanto a sua aparência, naturalidade e comportamento." Afirma ele. A conferir

Outra novidade vem de Minas Gerais. na verdade é uma novidade para nós, mas não é tão novo assim. Uma associação naturista está tomando força na área metropolitana de Belo Horizonte. A CONAT já existe há três anos e parece que vai preencher lacuna na falta de associações naturista no estado com o maior número de municípios do Brasil. Leia também que uma outra associação, ainda mais embrionária, mas que poderá nascer em breve, está surgindo em Vila Velha, no Espírito Santo, com antigos membros do GNC que estão se reunindo novamente. Veja em NATNovidades.

As primeiras informações para a realização do X Encontro Norte-Nordeste de Naturismo já estão disponíveis para consulta. Aproveite para já agendar passagem e estadia em Manaus em outubro deste ano.

A Agal (Amigos da praia da Galheta) pede socorro para a praia da Galheta, em Florianóplis, em Santa Catarina. Há um projeto de lei que precisa ser derrubado na Câmara de Vereadores do município, que extingue a prática do naturismo no local. Houve audiência pública no dia 26 de abril, e a AGAL convocou os naturistas para participarem da sessão na Câmara de Vereadores e eles foram. O resultado foi uma vitória inicial. Mas a luta continua. Leia detalhes em NATLuta.

Em Cartas dos Leitores, uma ótima reflexão sobre o que está acontecendo com a praia da Galheta, escrita por um de seus frequentadores e lutadores pela sua preservação ambiental e naturista.

No sábado, 29 de abril, a praia das Dunas comemorou 24 anos de liberação para o Naturismo, em Massarandupió, no Norte da Bahia.

O SPNAT disponibiliza a nova edição do boletim "Naturalmente". A cobertura completa do evento "Naturismo vai ao circo" é a principal matéria.  Veja em NATAssociações.

Em Nudez & Sociedade descubra que haverá o Dia da Nudez, no México em duas cidades distintas: México e Guadalajara.

mae.jpg

Img.: Selfie

Elisabeth e a mãe Elisangela, vice-presidente da ANAbricó,  são exemplos de mãe e filha naturistas.

Img.: Selfie

Paula Duarte, presidente da Federação brasileira de Naturismo é outro exemplo de mãe naturista, que convive com seu filho adolescente Nathan em todos os eventos de que participa.

A AmaNAT realizou atividade ambiental na praia das Dunas, a praia naturista de Massarandupió. Veja como foi.

O NATVale vai fazer um arraial junino na sua sede.

A ANAbricó promove eventos juninos na praia do Abricó: Festa Junina, Aniversariantes do Bimestre, Dia Internacional do Naturismo e Dia Mundial do Meio-ambiente.

O Nu-RN promove o arráia nu no Rio Grande do Norte.

 

O PlaNAT conta como foi seu encontro do Feriadão de Tiradentes, que estreou um novo local de realização. E está anunciando o encontro de seu aniversário em junho.

A Festa do pijama foi o tema do 16º encontro dos amigos naturistas da NATIbiúna, em maio.​

A SONATA comemorou o Dia das Mães em Tambaba juntamente com integrantes do NU-RN​

Em 2023 haverá muitas oportunidades imperdíveis para participar das excursões étnicas por aldeias indígenas do Xingu. São Vivências e 

imersões totais junto com o modo de vida destes povos originais do Brasil. Inclusive mais um Cruzeiro Naturista pela Amazônia. Em NATPasseio

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

E vamos voltar a frequentar os eventos naturistas.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de junho de 2023.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

mae02.jpg
cartas.gif
O Naturismo incomoda
cartas

O naturismo causa arrepios ao moralismo e à especulação imobiliária. O primeiro porque tem horror ao corpo humano, causa primeira de todos as tentações e pecados. O segundo porque tem horror ao verde, ao ar puro, às areias brancas e às águas claras. Em comum, moralismo e especulação imobiliária têm a aversão à natureza, criando, mesmo que não planejadamente, vínculos e cumplicidade.

 

Qualquer incidente que envolva a Praia da Galheta, em Florianópolis, onde o nudismo, como expressão naturista, é opcional, é revestido de escândalo. Se uma mulher for incomodada por um voyeur, um guarda-vidas for agredido por um masturbador, um turista tiver objetos furtados por um ladrão, é culpa do naturismo. Por mais que todos saibam que são ocorrências frequentes em diversas outras praias de Florianópolis, as que acontecerem na Praia da Galheta serão destaque em função dessa aversão ao naturismo.

 

O corpo incomoda; o corpo nu incomoda mais ainda. Não é novidade; desde a Idade Média é assim, ou antes, desde a instituição do patriarcado. A aversão ao corpo é herdeira direta do machismo gestado pelo patriarcado. O naturismo incomoda porque trava os assaltos do mercado imobiliário predatório. Os naturistas parecem frágeis, até porque são poucos diante do gigantismo do mercado imobiliário. Porém, na Galheta nunca se construiu. Os poucos naturistas que há algumas décadas lutam pela preservação da natureza naquela praia sempre impediram o assalto da construção civil. Os predadores do mercado imobiliário sabem muito bem que naturistas e outros conservacionistas são fortes e o maior obstáculo ao seu empenho por um mundo mais lucrativo e pior.

 

Vivemos, atualmente, ano de 2023, mais uma investida forte contra o naturismo e a natureza na praia da Galheta. Maus políticos, maus investidores imobiliários e moralistas unem-se para atacar o naturismo em sua versão nudista. Alegam que as famílias não podem frequentar a praia por causa dos escândalos sexuais provocados pelos nudistas. Dizem que a praia foi tomada pela libertinagem, pelas drogas, pelos voyeurs. Alegam que os tarados ganharam terreno livre para suas práticas. Que ninguém mais está seguro ao frequentar a Galheta. Convenientemente não se escandalizam com o que acontece na noite em algumas praias de Santa Catarina. Não dão a mínima para o assustador número de feminicídios do Estado. Fecham os olhos aos assassinatos sofridos por pessoas trans. Fazem de conta que não sabem que o maior número de casos de violência sexual contra crianças ocorre dentro das casas, no interior das famílias. Nada disso causa mais indignação em moralistas e predadores da natureza que o nudismo dos naturistas na Galheta.

 

Os moralistas, entre outros males que causam à sociedade, pretendem perpetuar sua indignação contra o corpo humano. Os predadores da natureza querem os moralistas como cúmplices para fazer desaparecer qualquer vestígio de natureza que o litoral de Santa Catarina, a duras penas, ainda preserva.

João Batista Freire
Florianóplois - SC

(enviado em 1/05/23)

associa.gif

24 anos da praia das Dunas como Naturista

amanat
amanat.jpg

(enviado em 1/05/23 via WhatsApp)

Eventos juninos na praia do Abricó

anabrico
2023-junina.png

(enviado em 26/05/23 via WhatsApp)

*2° ENCONTRO DE NATURISMO - ANACE TROPICAL*

anace

Veja a programação completa do 2º ENCONTRO DE NATURISMO - ANACETROPICAL clicando aqui em documento pdf

(reenviado em 15/05/23 via WhatsApp)

Festa do Pijama na NATIbiúna

natibiuna
natibiuna.jpg

O Dia Mundial da Jardinagem Nua é um evento internacional anual comemorado no primeiro sábado de maio.
A data foi criada por Mark Storey, editor de consultoria da revista Nude & Natural, e pelo permaculturalista Jacob Gabriel.

 

Pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial da Jardinagem Nua e nós da Nat Ibiúna comemoramos o dia ativamente em uma das atividades desenvolvidas no nosso último encontro de Amigos Naturistas que coincidiu com a data.

(enviado em 9/05/23 via WhatsApp)

Arraiá do NATVale

natvale
natvale.jpg

Tava com saudade de uma festança junina da boa, né, meu compadri? 

Demorô, mais vai acontecer !
Vancê  vai poder matar essa saudade na nossa do povo natursita!. 

 

Vista sua mior camisa xadrez, ou se quiser venha sem roupas RSS,  mas não se esqueça seu chapéu de palha mais estrupiado e sua butina mais veia, pois você está convidado(a) para a nossa fuzarca junina Arraiá NatVale! 
 

Se achegue pra dançar quadrilha, provar nosso bolinho caipira, pamonha, canjica e beber quentão e vinho quente! É bão demais, sô! 
 

Estamos esperando vancê  pra pular fogueira do nosso Arraiá NatVale em Taubaté, Não vai ficar de fora dessa, né?

 

Vamu te esperá no Arraiá NatVale!

09 a partir de 16h  a 11 junho
R$180 estadia na  casa 
R$150  estadia no camping ilimitado 
10% desc. com selo  FbrN 2022 

PIX:12 99788-8823

Local: TAUBATÉ

 

mais informações 
Eder 12 99788-8823
Márcia 11 98954-8200

(enviado em 16/05/23 via WhatsApp

Nu Arraiá no Rio Grande do Norte

nu-rn
nu-rn.jpg

(enviado em 28/05/23 via WhatsApp)

Aniversário do PlaNAT

planat02.jpg
planat-aniv
planat.jpg

(enviado em 12/05/23 via WhatsApp)

Feriadão Nu PlaNAT - A RESENHA 21 a 23/04/23

planat-resenha
planat.jpg

O 2° evento de 2023 aconteceu em área inédita e dentro do DF (Incra 07), a apenas 33 km do Plano Piloto, 

 

O espaço: uma fazenda com criação bovina e cultivo de soja e outras culturas. A área de lazer dispunha de piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, áreas de convivência, cozinha industrial e salão de festa p/ 300 pessoas. Os 6 quartos, cada um com oito camas, TV, AR e banheiro. Casais e solteiros compartilharam os quartos de forma distinta. Também tivemos casais que amaram barraca no salão de festa. Na sexta-feira, às 14 horas, começou a chegar o público do fim-de-semana. Pro jantar, voluntárias prepararam um delicioso arroz de carreteiro. O sábado foi de tempo nublado, mas não desanimou a presença de 21 naturistas p/ o Day Use. Ainda de manhã, meninos e meninas competiram no arco e flecha e o vencedor de cada categoria levou pra casa uma bonita canga.

 

Pro almoço, o já tradicional churras coletivo onde cada participante leva uma porção de carne p/ assar na brasa. Durante o almoço, já de praxe, aconteceu o sorteio de vários brindes exclusivo p/ associados possuidor do Selo 2023. Logo após o almoço foi realizado um animado Bingo.

Após o por do sol, a temperatura começou a cair rápido o que obrigou a maioria a vestir roupa. Pro jantar das 24 pessoas hospedadas foi servida uma macarronada c/ direito a queijo ralado. O domingo amanheceu nublado e frio, só melhorando após às 10 horas quando as pessoas começaram a se despir. A partir daí, o tempo abriu e tivemos bastante Sol. A exemplo do sábado, recebemos a visita de naturistas p/ o Day Use: 20 pessoas. Pro almoço de domingo, repetiu-se o churras coletivo.

 

A diretoria do Planat ficou muito contente com o grande público presente (65 pessoas) o maior desde maio/22, mês de aniversário do clube. A média diária do público presente: 42 pessoas. O encontro transcorreu sem nenhum incidente e/ou acidente. Pontualmente às 16 horas o evento foi encerrado e todos deixaram o espaço já desejosos pela marcação/agendamento do próximo encontro naturista do Planat.

(enviado em 1/05/23 via WhatsApp)

SONATA comemora o Dia das Mães em Tambaba

sonata

Nossa confraternização do mês alusivo ao Dia das Mães  foi assim: Um "Café  Comemorativo em conjunto com os nossos irmãos  naturistas do NU-RN festejado na praia com muita alegria, descontração, com distribuição de mudas e um bom papo.

 

Viva o naturismo! SONATA.

(enviado em 7/05/23 por Carlos Santiago via WhatsApp)

Nova edição de "Naturalmente" no ar

spnat

A edição número 35 do boletim "Naturalmente' editado pelo SPNAT está disponível para download e leitura. Basta clicar sobre a imagem da primeira página reproduzida ao lado para ter acesso à edição.

A cobertura completa do evento realizado em março, com o tema Circo, é o principal conteúdo com muitas fotos. Outra matéria é solidariedade que o grupo SPNAT presta à luta pela manutenção do naturismo e das condições ambientais na praia da Galheta, em Florianópolis. 

naturalmente.jpg

(enviado em 3/05/23 via WhatsApp)

historia.gif

A nudez já foi legal nos EUA? Em que época?

nathistoria

Por Glen Monroe (Historiador e bacharel em Artes)
Traduzido por Juliano Righeto 

Publicado em português no site Quora da MS

Sim, mas você vai deixar um bando de gente chata brava por abrir esta caixa de pandora. Está avisado.

 

O que vou contar é uma lição de história real. A natação masculina foi o que fez a nudez ser legalizada nos EUA. Em 1926, a Associação de Saúde Pública Americana criou uma política ditando que homens deveriam nadar nus e mulheres usando maiôs nas faculdades, piscinas públicas e lagos. A razão era que os maiôs masculinos daquela época, aparentemente, andavam causando problemas de saúde e que, também, desta maneira os filtros das piscinas ficavam mais tempo limpos. Nos anos 30 as garotas protestaram dizendo não ser justo os homens nadarem nus enquanto elas tinham que usar maiôs. Em 1937, então, a Administração de Saúde e Recreação Física e a Associação de Saúde Pública Americana definiram que “em algumas escolas as garotas deveriam nadar nuas já que esta era a maneira mais higiênica”. Isto deu início à legalização da nudez em escolas públicas e áreas de natação.

 

As garotas começaram a nadar nuas junto com rapazes em times de natação. Isto era bem comum nas escolas em todos os Estados Unidos. Ninguém achava um absurdo.

 

Numa carta para “Dear Abby” (N.T.: uma coluna social de jornal), uma mulher perguntou se seu filho e filha poderiam ir a um jantar nus. A resposta de Abby foi “é claro que tudo bem, ficar nu é uma ótima e saudável maneira de viver, e muitas famílias nos EUA permitem seus filhos irem a piqueniques e jantares nus.”

 

Isto era o normal naquela época. A maioria das pessoas de hoje, porém, olharia torto e possivelmente processaria alguém que agisse assim.

 

Ao lado podemos ver algumas daquelas fotos de “livros do ano” com times de natação, pessoas nuas em piscinas, escritórios, supermercados, uma loja de discos, um posto de gasolina, nas estradas em carros, eventos esportivos e outros lugares por todos os EUA desde 1930 até 1960.

eua01.jpg
eua02.jpg
eua05.jpg
eua03.jpg

Então dá para perceber que a nudez era bem comum dos anos trinta até os anos sessenta.

 

E por que isto tudo acabou? Porque a Associação de Saúde Pública Americana cancelou o requerimento da nudez obrigatória em 1962. Dois anos depois, terminou o “baby boom”. Depois disto o movimento hippie começou a usar a nudez em protestos, mas a nudez nas faculdades e lugares públicos acabou. Foi isto que originou o festival de música Woodstock, em 1969: ele, originalmente, era um protesto para trazer de volta a nudez. Não funcionou. Deputados de todo o país começaram a fazer leis que proibiram a nudez em público. Em 1974, uma música chamada “The Streak”, do Ray Stevens, foi outra tentativa de trazer a nudez de volta. Mas os pastores evangélicos na TV começaram a dizer que nudez pública era imoral e pecaminosa. Então, em 1980, a nudez pública, incluindo a corrida sem usar roupas, foi proibida e se tornou ilegal.

Esta história foi gentilmente apagada dos livros de história, e a imprensa e os historiadores criaram uma história alternativa contando os anos 1930 até os anos 1960, fazendo a geração dos anos oitenta e noventa acreditar que a nudez sempre foi ilegal e imoral. Não foi. Era considerada, inclusive, saudável segundo a Associação de Saúde Pública Americana em 1937.

(enviado em 15/05/23 via WhatsApp)

fbrn2.gif

“DIAS NUS/ NAKED DAYS” ACONTECEM EM TODO O MUNDO

FBrN

Em 4 de junho será o Dia Mundial do Naturismo no hemisfério norte. É uma oportunidade de celebrar o Naturismo da forma que quiser – seja participando de um evento naturista, curtindo o sol (desde que esteja sol onde você está), nadando pelado ou simplesmente brindando com os naturistas de todos os lugares. Algumas federações naturistas estão usando a data para desafiar as pessoas a trabalhar nuas por um dia ou a jardinar nuas, e para ver se as pessoas gostam de ficar nuas para essas atividades e podem cumpri-lo. Se você teve a chance de nadar nu e nunca o fez antes – cuidado: você vai adorar e nunca mais vai querer usar roupas!

 

O Dia Mundial do Naturismo é promovido pela INF-FNI há muitos anos. Mas uma pesquisa na web revelará rapidamente que inúmeros “dias nus” surgiram em várias partes do mundo. Uma lista dos dias que conhecemos está abaixo. A maioria só tem datas no hemisfério norte – mas para nós que moramos ao sul do equador essas datas podem ser na estação chuvosa ou mesmo no meio do inverno. Portanto, propusemos dastas equivalentes do hemisfério sul. Claro, o Naturismo não se limita a alguns dias do ano. E a lista abaixo não inclui datas marcadas apenas em um país – por exemplo, na França, 3 de julho será um dia para clubes e associações realizarem dias abertos. Veja o que sua própria federação está fazendo – encontre sua federação aqui. No Brasil, procure sua associação ou local naturista aqui. Mas o fato de que esses dias existem mostra uma crescente aceitação – e entusiasmo por estar sem roupas nas atividades cotidianas.

tabela.jpg

(enviado em 17/05/23 via Whatsapp)

ennn10.gif

Primeiras informações sobre a décima edição do Encontro norte-Nordeste de Naturismo

XENNN
xennn01.jpg
xennn02.jpg

ACOMODAÇÕES (INCLUINDO TAXA E ALIMENTAÇÃO)

 

CHALÉS

02 UNIDADES DE 03 LUGARES

07 UNIDADES DE 04 LUGARES

01 UNIDADE DE 05 LUGARES

02 UNIDADES DE 06 LUGARES

VALOR POR PESSOA: R$ 800,00 À VISTA OU EM 2X SEM JUROS (ÚLTIMA PARCELA ATÉ 30/06/2023).

 

BARRACA

10 LOCAIS

VALOR POR PESSOA: R$ 650,00 À VISTA OU EM 2X SEM JUROS (ÚLTIMA PARCELA ATÉ 30/06/2023).

REDE

25 LOCAIS

VALOR POR PESSOA: R$ 650,00 À VISTA OU EM 2X SEM JUROS (ÚLTIMA PARCELA ATÉ 30/06/2023).

OBSERVAÇÕES:

 - INTERESSADOS COM CARTEIRA INF COM SELO 2023 TERÃO DESCONTO DE 10%.

- PARCELAMENTO EM 3X TERÁ JUROS DE 10%.

 

CONTATO/OPÇÕES DE PAGAMENTO

CONTATO

IRAN LAMEGO: 92-99195-3497

SANDRA LIMA: 92-99121-6482

DEPÓSITO BANCÁRIO

BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

AGÊNCIA: 1549

CONTA POUPANÇA: 801832646-9 (SANDRA MARA LIMA DA SILVA)

PIX

CHAVE PIX CPF: 797.928.472-00 - (SANDRA MARA LIMA DA SILVA)

OBSERVAÇÕES:

- APÓS O PAGAMENTO, ENVIAR EMAIL ( xx.ennn2023am@gmail.com) COM OS SEGUINTES DADOS:

- NOME, IMAGEM DA CARTEIRINHA INF (QUEM FOR QUERER DESCONTO DE 10%), GRUPO A QUE PERTENCE, TELEFONE DE CONTATO E EMAIL.

- APÓS PAGAMENTO DA COTA ÚNICA OU PAGAMENTO DA ÚLTIMA PARCELA (DOS PARCELADOS) SERÁ ENVIADA A INSCRIÇÃO DO EVENTO POR EMAIL.

(enviado em 6/05/23 via WhatsApp)

nud_socied.gif

Dia da Nudez no México

nudez-sociedade
dia-al-desnudo.jpg

É uma manifestação pacífica, nua, a pé, cortando algumas avenidas importantes e terminando num ponto emblemático, de forma a normalizar a nudez. Foi convocado por Héctor Martínez em 2021 para ser realizado em 2022, e foi realizado pela primeira vez em julho de 2022. Este ano será realizado pela primeira vez na Cidade do México em 20 de maio e pela segunda vez em Guadalajara em 27 de maio. Na Cidade do México, terminará na Coluna da Independência; em Guadalajara, terminará na Plaza de la Liberación.

Colaborou Gerardo Cisneros

O crescente movimento do Dia al Desnudo

O jornalista  Evan Nicks conversou com Hector Martinez, o fundador do crescente protesto, sobre a missão e os planos para o 'dia nu' deste ano, para o site Planet Nude.

“Quero que as pessoas saibam que não há nada de errado com nossos corpos, que a vergonha não é natural, normal ou mesmo saudável, que a nudez não é uma ameaça e que o uso de roupas deve ser algo que as pessoas devem poder escolher. livremente."

Dia al Desnudo, a marcha anual de nudez no México, está ficando maior e mais ousada em seu segundo ano. O evento, fundado por Hector Martinez, começou no ano passado em Guadalajara, sua cidade natal, e este ano está crescendo também na Cidade do México. A visão de Martinez para Dia al Desnudo é promover a positividade do corpo e desafiar as normas sociais que cercam a nudez em todo o mundo.

hector.jpg

"Comecei o Dia al Desnudo em Guadalajara porque é minha cidade natal, meu círculo de influência imediato, que é a segunda maior cidade do México em vários padrões e também vista como uma cidade muito conservadora", explica Martinez. "Se fosse possível lá, seria possível em qualquer lugar."

Martinez acredita que a nudez é um estado natural e saudável do ser, e que a vergonha em torno da nudez é uma construção social que precisa ser desafiada. "Quero que as pessoas saibam que não há nada de errado com nossos corpos, que a vergonha não é natural, normal ou mesmo saudável, que a nudez não é uma ameaça e que o uso de roupas deve ser algo que as pessoas devem poder escolher. livremente", diz. "Quero iniciar um diálogo social sobre a relação que temos com nossos corpos e como normalizar a nudez pode trazer inúmeros benefícios pessoais e sociais."

hector2.jpg

A imagem culminante do evento de 2022.

Fonte: @DiaAlDesnudo

Dia al Desnudo 2023

 

Dia al Desnudo está se expandindo este ano, com marchas planejadas na Cidade do México em 20 de maio e Guadalajara em 27 de maio. Martinez vê isso como um grande passo em seu objetivo de criar um movimento nacional e, eventualmente, mundial para promover a positividade e a aceitação do corpo.

 

Segundo Hector, a repercussão do evento até agora já foi extremamente positiva. Há muito apoio da comunidade nudista, e ele espera que algumas centenas de participantes nus participem em cada cidade - com alguns viajando internacionalmente para estar lá - bem como a mídia e a imprensa esperadas como no ano passado.

Além das marchas planejadas, várias atividades também estão programadas para manter os participantes engajados e conectados. Após a caminhada, os participantes tirarão uma foto nua em grupo em um importante monumento de cada cidade, simbolizando sua postura ousada contra as normas sociais que envergonham e estigmatizam a nudez. Essas fotos vão comemorar o evento e servir como testemunho do crescimento do movimento. Mais tarde, os participantes também se reunirão para uma grande celebração nua à noite. Esta será uma oportunidade para as pessoas se conectarem, celebrarem e se soltarem, ao mesmo tempo em que abraçam seus corpos e a liberdade que vem com a nudez.

Junte-se ao movimento

 

Para os interessados em se envolver com Dia al Desnudo, Martinez os encoraja a contatá-lo via Twitter em @_Hector_Mtz ou @DiaAlDesnudo, ou através do Patreon. Embora o evento incipiente ainda não tenha uma conta estabelecida para doações, as pessoas podem apoiar a causa comprando uma cópia impressa de uma das fotos comemorativas do evento ou assinando a página do Patreon de Hector.


Dia al Desnudo não é apenas sobre ficar nu em público, é sobre desafiar as normas sociais, promover a

hector3.jpg

positividade do corpo e lutar contra a violência e o assédio sexual. Com a expansão do evento para duas cidades este ano, fica claro que a visão de Martinez está ressoando em muitas pessoas, e ele espera que continue a inspirar mudanças positivas nos próximos anos. 🪐

 

Ouça a entrevista anterior com Hector Martinez, na qual ele conta a história do primeiro Dia al Desnudo, no New Nudist Podcast:

(atualizado em 11/05/23 via WhatsApp)

opiniao.gif

*DEUS E O NATURISMO*

Por Nelmo José

natopiniao
capela-sistina.jpg

No início dos anos 70. Eu, em minha tenra idade, inconscientemente, já ensaiava os meus primeiros passos como naturista. E com 4 ou 5 anos, eu corria peladinho pela casa, para o desespero de minha santa mãezinha! Mamãe, corria atrás de mim, e dizia: "Bota uma roupa, menino, Deus não gosta de gente pelada!" Então, contrariado eu vestia um calção! Pois, eu queria que papai do céu, também gostasse de mim.

 

O tempo passou... E a frase: "DEUS NÃO GOSTA DE GENTE PELADA!", não saía da minha cabeça! Mas, o desejo em ficar pelado continuava... Será que Deus não gosta de mim?

 

Um dia, lendo a Bíblia, li o seguinte versículo: *_Criou Deus, o homem e a mulher, a sua imagem e semelhança. E ambos estavam nus!_* ( Genesis: 1;27). Pelados? Como assim? Mas Deus não gosta de gente pelada!? Eu me perguntava. Continuei lendo a Bíblia e vi que Adão e Eva, não eram os únicos que estavam nus. Mas, muito outros personagens bíblicos expuseram a nudez ao público como atos de rebeldia, resistência ou de submissão a Deus. Embora, o contexto e o significado da nudez em toda a Bíblia (mencionada mais de 40 vezes) possam variar, o ponto reiterado é que tanto a nudez física quanto a espiritual são vergonhosas.

 

A Bíblia adverte-nos no sentido de não deixarmos o pecado reinar em nosso corpo, ou seja, os nossos impulsos e desejos devem estar sob o controle da razão e do Espírito Santo. “ *Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões”* (Romanos 6:12). Eis aí, um dos princípios básicos do Naturismo. A nudez não é só sexo; a nudez não é só pecado, pelo contrário, a nudez é comunhão e Amor ao próximo! O Naturismo é doação! E Pecado é a subversão de valores contida na mente de algumas pessoas, estando elas, nuas. A nudez é normal! Mas, muitos religiosos, preferem encarar isso, de outra forma. E descartam, por exemplo, a possibilidade de Jesus Cristo assexuado ou que jamais tenha ficado nu. Mas, segundo alguns estudiosos e historiadores afirmam que na tentativa de envergonhá-Lo ainda mais, Jesus Cristo carregou o pesado madeiro pelas ruas de Jerusalém, desprovido de todas as suas vestes, para mostrar a sua fragilidade humana, ou seja, que Ele não tinha nada de Divino. Os religiosos contestam esta versão e preferem mostrar a morte de um Cristo, de braços abertos, envolto num trapo de pano, cobrindo somente as suas partes íntimas. Eu, particularmente, prefiro acreditar nessa tese que o Representante da humanidade, era e é constituído de um corpo igual ao meu, com órgão genital, pêlos pubianos e bunda (não vai me dizer que você, nunca pensou nisso?). Poucos artistas ousaram em retratar a nudez de Jesus Cristo em suas obras.

 

A Bíblia nos mostra a nudez de seus personagens, sem qualquer tipo de padronização ou formado preconcebido pelo senso comum, especialmente, de maneira que os rotule quanto a sua aparência (idade, cor da pele, tipo de vestimentas, uso de acessórios, etc.), naturalidade e comportamento. A Bíblia, nos mostra a nudez de Forma espontânea, sem padrões e pre-concepção de rótulos. Jesus Cristo em sua nudez, por exemplo, (fato encontrado, somente nos livros apócrifos, ou seja, em documentos que não tem sua autoria conhecida e nem a veracidade comprovada), nos representou de modo individualizado, nos permitindo assim, o livre arbítrio de vivermos vestidos ou não! Mas, nudez sempre foi uma prática comum! Quem é que nunca se pegou admirando a si próprio pelado(a) diante do espelho, atire a primeira pedra! Portanto meus amigos, Amem-se, se cuidem e fiquem pelados e peladas, quando puderem e quiserem! Ah, e antes que eu me esqueça, eu só quero dizer uma coisa: "DEUS GOSTA MUITO DE GENTE PELADA SIM"! Pois, Ele nos conhece, estando vestidos ou não! Não se acanhe ficar pelado ou pelada perto de Deus! Ele não irá se zangar com você! Porque ficar nu, é bom demais!!!

 

SALVE O NATURISMO BRASILEIRO! 🇧🇷 

(enviado em 1/05/23 por Nelmo José)

Nota do Editor: As opiniões emitidas nesta seção não representam necessariamente a opinião do jornal OLHO NU e são de inteira responsabilidade de seu autor.

novid.gif

Amigos naturistas se reúnem no Espírito Santo 

reuneES

Em Vila Velha, no estado do Espírito Santo, colado na capital Vitória, está surgindo o embrião do que poderá ser uma nova associação naturista. Desde que o ativo GNC (Grupo Naturista Capixaba) foi extinto, muitos naturistas daquela região se sentiram "órfãos".

Maria Luzia de Almeida, ex-presidente do GNC (e também ex-presidente da FBrN, diga-se de passagem), também faz parte do grupo de amigos, porque a "saudade bateu e vamos nos encontrar", diz que "não é uma entidade ainda, mas um grupo de amigos que pretendem reuniões no sítio em Vila Velha."

"Continuaremos a seguir todas as regras do Naturismo recomendados pela FBrN/INF porque os organizadores, são antigos sócios ativos do extinto GNC, inclusive, sócios-fundadores."

1° Encontro dos amigos Naturistas
🥰🫂👥

Data: 26, 27 e 28/05/2023

O que estará incluso:

Café da Manhã, no Sábado e Domingo, Almoço e Jantar na Sexta e Sábado e Almoço no Domingo

 

Lembrando a todos: Bebidas alcoólicas ou não alcoólicas ficarão por conta e ao sabor de cada um!

 

Teremos área para Futebol, Vôlei e Frescobol, etc.. e Surpresas. 

 

Valores individuais:
R$180,00 Cama 🛏
R$160,00 Barraca ⛺
R$120,00 Day use  ☀

 

🚨 ATENÇÃO 🚨
São 21 camas (Tendo opção de 6 colchões avulsos para a casa) e muito espaço para barracas 

 

Contato: MÁRCIA ROSSI (027) 9.8172-4103

 Garanta sua vaga

Pagamento por PIX:  Márcia Rosi. Chave: 27981724103

OBS.: ACEITAMOS PAGAMENTOS POR DÉBITO OU CARTÃO DE CRÉDITO (QUE TERÁ ACRÉSCIMO A SER CALCULADO).

🛎 CONFIRMAR ATÉ DIA 20/05 🛎

*NOSSO ENCONTRO NATURISTA TERA A ÉTICA DA FEDERAÇÃO NATURISTA...
NÃO  SOMOS AINDA FEDERADOS.. MAS A ÉTICA NATURISTA ELA É POSTA EM TODOS ENCONTROS. 

(enviado em 1/05/23 via WhatsApp)

CONAT - a nova associação de Minas Gerais

conat01.jpg

Imagens: Arquivo pessoal

conat

Em um estado onde associações naturistas aparecem e desaparecem  frequentemente, surge em Minas Gerais mais uma associação naturista que tem de tudo para “vingar”. Embora fundada há quase três anos (no próximo dia 10 de junho completa o terceiro aniversário), somente agora começa a ficar mais aparente nas redes sociais. A CONAT (Comunidade Naturista) foi criada para que as pessoas tivessem vez, voz e opinião. "Um lugar onde as pessoas conseguem expressar sua opiniões, e sempre o voto da maioria que decide os melhores caminhos e se tomar". Já conta com

conat04.jpg

50 integrantes que se reúnem esporadicamente em casas particulares ou sítios alugados.
 

Derly de Souza, um dos fundadores, é o atual presidente. "o cuidado, a segurança , a privacidade e os princípios éticos do Naturismo são levados muito a sério, para que os atuais integrantes e os que viram, possam ter a CONAT como um porto seguro, para a prática do Naturismo em Minas". 
 

A sede da associação em Contagem é a residência do atual presidente, região metropolitana de Belo Horizonte , mas possuem e atendem praticamente todo o estado com integrantes das mais diversas localidades. Os encontros normalmente ocorrem na região metropolitana (e cidades de interior mais próximas, como Betim, Lagoa Santa ou Mário Campos)

Derly conta que nestes três anos de atividade já tiveram vários encontros “ao natural” e têxteis. Os critérios para participação são muitos rígidos e sérios, os novatos são selecionados através de entrevistas pessoais. O presidente da CONAT explica que o grupo busca ter um filtro em relação aos novos praticantes. “Queremos evitar que pessoas com segundas intenções se aproximem. O Brasil ainda é um país muito sexualizado, então muitos confundem o naturismo com outras práticas que podem ser feitas dentro da nudez. Por isso, quando alguém entra em contato passamos o código de ética, marcamos entrevistas”, disse ele em uma entrevista ao jornal O TEMPO. "Nossos encontros podem ser frequentados por crianças, adolescentes, idosos, pessoas de qualquer idade. Neles você não vai ver nada que seja problemático para uma criança. É uma prática em que as pessoas estão nuas aproveitando a natureza”.

Embora não tenham ainda personalidade jurídica, devido às dificuldades para registro de associações não comerciais em seu estado de origem e, por conseguinte, não serem filiados à Federação Brasileira de Naturismo, essas questões estão dentro dos objetivos para o futuro “assim que o grupo se sentir estabilizado e seguro”.
 

conat06.jpg

A CONAT visita o SPNAT. Foto com a presidente da FBrN Paula Silveira

A atual diretoria é composta pelos seguintes cargos e ocupantes: Presidente: Derly;  Vice-presidente:  Daniel; Tesouraria: Aurélio; Secretaria:  Eunice; Marketing: Kátia e  Conselheiros convidados: Fabiano & Lorena.
 

Para entrar em contato com o grupo use o Instagram https://www.instagram.com/conat_comunidadenaturista/

ou o site conat.com.br

conat03.jpg
conat05.jpg

Papai Noel e ceia de Natal em 2022

Veja o calendário de eventos para este ano e programe-se.,

conat02.jpg

(enviado em 01/05/23 via WhatsApp)

luta.gif

De olho na mídia

Jornal de Florianópolis publicou, na edição de fim de semana de 20 e 21 de maio, convocação para mobilização a favor do Naturismo e preservação ambiental da praia da Galheta.

natluta
galheta02.jpg
galheta01.jpg

(enviado em 21/05/23 via WhatsApp)

salve
agal2.gif
agal.jpg

Precisamos da sua ajuda para salvar a Praia da Galheta e o Naturismo contra a desordem, o abandono e a degradação! Venha participar da Trilha Ecológica e Limpeza da Praia da Galheta no dia 28 de maio, às 10h, em frente ao Bar do Deca. Divulgue para os amigos. A ação visa levantar:

 

• A discussão sobre a importância histórica da praia e a prática do Naturismo

• Conscientizar as pessoas da Preservação do Meio Ambiente

• Alertar a opinião e o poder públicos sobre a insegurança e a degradação ambiental que usos inadequados vêm causando na natureza.


A Praia da Galheta é uma das mais preservadas do Brasil. O Naturismo é uma conquista histórica e vem, desde os anos 70, lutando e somando esforços para a preservação ambiental dessa praia reconhecida mundialmente como um paraíso ecológico. Tornar o Nudismo ilegal neste local é a forma encontrada pelo poder preconceituoso e explorador de apossar-se

da mata, da montanha e do mar. Em tempos de famigerada especulação imobiliária, sabemos o quanto isto é possível.

#salveagalheta
#naturismo
#galheta
#praiadagalheta
#preservação
#meioambiente
#agal

(enviado em 20/05/23 via WhatsApp)

Praia da Galheta corre risco de deixar de ser permitida ao Naturismo


A praia da Galheta, em Florianópolis, está correndo o risco de ter a prática do Naturismo proibida, mas uma turma atuante e lutadora tenta reverter a situação

galheta-risco

Caiu como uma bomba no meio naturista a notícia de que o novo Plano Diretor do Município de Florianópolis em relação ás áreas verdes e de proteção ambiental, retirava do Parque da Galheta o status de área de proteção ambiental de preservação permanente, o que permitiria a construção de edifícios com fins comerciais e residenciais na área. Na movimentação dos naturistas para que essa ação fosse impedida, foi descoberto o pior: que a partir de uma canetada "na calada da noite" em 2016, havia sido excluído o direito de estar nu na praia da Galheta, pela prefeitura da cidade. Agora uma lei municipal que ratificar esta ação.


A AGAL, sob liderança de Mara Freire e Miriam Alles, convocaram naturistas frequentadores da praia e de todo o Brasil para que comparecessem à Câmara Municipal de Florianópolis, no dia 26 de abril, quando foi aberta uma consulta pública para discutir aspectos desta nova lei. O resumo do que aconteceu nesta

 

agal-miriam01.png

A vereadora Carla Ayres (que está à frente do microfone) liderou a reunião no Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis. Também estavam na mesa Miriam Alles, fundadora da AGAL (amigos da Galheta), à esquerda, e o ex-vereador Márcio de Souza (entre Miriam e Carla) que fez Lei do Naturismo na praia da Galheta

Img.: Mara Freire

sessão que o jornal OLHO NU publica a seguir, o depoimento de Mara Freire.

"Há três pessoas CONTRA o naturismo na Galheta, são os 3 indivíduos bem na frente e eles se chamam Diogo Di Napoli (propriedade privada dentro de UC), Cachorrão (Representante dos surfistas ) e Lorival (dos pescadores).  Gosto de dar nomes aos bois. Já na chegada Cachorrão "acoou" para mim, dizendo que, unidos, acabariam com a nudez na Galheta, posto que o nudismo não está mais legalizado desde 2016. Apenas sorri pois conheço a força do bom argumento. Estávamos corajosas e bem municiadas pelo incentivo e parceria destas entidades aqui reunidas.

 

O apoio é liderança da vereadora Carla Ayres foi de suma importância, foi feito antecipadamente o estudo de várias leis e situações e ela estava firme e bem municiada. Compunham a mesa ela, sua secretária, nossa presidenta Miriam Alles e o vereador Marcio de Sousa, autor da lei do naturismo com nudismo opcional na Peaia da Galheta.

 

Marcio, ex-vereador, deu banho. Dazumbanho, como dizem os manés. Aula de história, de política, de civismo! Lembrou aos que não estavam presentes em 1997, que o próprio Fernando Gabeira foi mobilizado de Brasília para Florianópolis, para somar esforços e aprovar a lei.

 

Di Napoli quis reclamar mas tomou-lhe, como se diz por aqui. Eram só os 3, x 30.

 

Marcio muito aplaudido, e Carla, e Miriam, que contaram nossa história de luta, resistência e Amor à Natureza, especificamente à Galheta.


Foi chamado a falar o Di Napoli. Disse que a situação era barbaresca na praia, mas que apoiava o naturismo. Cachorrao usou seus 5 minutos para dizer o mesmo.  E

agal-mara04.jpg

Img.: Mara Freire

agal-mara02.jpg

Lorival, que, pasmem, foi quem pediu para o PRESIDENTE DA CAMARA DOS VEREADORES, João Cobalccini, para fazer uma lei contra o naturismo / nudismo...Bem, ele falou cerca de 40 segundos, dizendo que estava ruim mas que não era contra o naturismo. Todos amiguinhos, olha só.

 

Na sequência falou um frequentador da praia, totalmente positivo. Daí, eu.

 

Falei tanta coisa que já não lembro, mas citei a força que temos como Associação federada, nacional e internacionalmente. E citei todas as entidades e pessoas que enviaram seu apoio, nomeando uma a uma. Citei a definição de Naturismo pela Federação Internacional de Naturismo. Falei 5 minutos e 30 segundos  que eram permitidos. Depois falou um rapaz representante da Associação de Guarda Vidas e um de uma ONG LGBTQIA+ .

Falas repletas de consciência, que não olham apenas para si ou para a sua causa, mas que compreendem a inserção do naturismo num âmbito muito mais amplo.

Saímos de lá serenizadas, e com.as determinações dadas pela vereadora Carla Ayres para os próximos passos, todas com boas perspectivas de luta e ampliação da discussão pata reestabelecimento da lei de 1997, lei esta derrubada na calada da noite, com interesses óbvios para todos os presentes.

 

Contamos ainda com outros naturistas, e a vereadora Tânia, e o ex vereador Nildão Freire e o presidente da Associação de moradores da Barra da Lagoa. Estes 2 também se pronunciaram de forma extremamente positiva.

Num futuro breve, está questão irá para votação na casa, e até lá, pedimos ainda apoio e participação crescente de todos,  todas e todes. 
 

Muito obrigada!"

Img.: Mara Freire

agal-mara03.jpg

Mara Freire e Miriam Alles rodeiam o ex-vereador Marcio de Souza, autor da Lei do Naturismo da Praia da Galheta (1997), que está sendo ameaçada agora ,

(enviado em 1/05/23)

passeio.gif

Imersão naturista em dezembro

natpasseio
ecomar.jpg

⚠VEM AÍ!
🧘 IMERSÃO NATURISTA🧘‍♀
CORPO LIVRE, CONSCIÊNCIA DESPERTA
De 07 a 10 dezembro 2023
👉Salve esta data!
Ecovila Terra Una - MG

Aguardem!!!

(enviado em 11/05/23 via WhatsApp)

ecologo1.gif
bottom of page