Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.
Edição nº 290 - Janeiro de 2025 - ano XXV
Leia também as outras seções
NATNotícias; NATInternacional; NATInforme ClaNAT;
Notícias da Federação Internacional de Naturismo; NATNovidades
Edital de abertura do processo eleitoral 2025 FBrN
A Federação Brasileira de Naturismo divulgou na data de ontem, sexta-feira, dia 10 de janeiro, o edital de abertura do processo eleitoral 2025, cujo pleito será realizado virtualmente durante o Congresso Brasileiro de Naturismo, no dia 9 de fevereiro.
Os cargos disponíveis são todos possíveis de serem eleitos: Presidência, vice-presidência e diretor financeiro (chapa única), membros para compor o Conselho de Ética e membros para compor o Conselho Maior, que são divididos por regiões administrativas brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul).
Para todos os cargos , os candidatos deverão possuir o Cartão INF com os selos 2023 e 2024 anexados.
Leia a seguir o edital na íntegra.
(enviado em 11/01/24 via WhatsApp)
Congresso Brasileiro de Naturismo será virtual em sua próxima edição
Pela segunda vez na história da FBrN o Congresso Brasileiro de Naturismo será realizado de forma virtual. A primeira vez em que isso ocorreu foi em 2021. Por causa da pandemia de Covid-19, o CongreNAT, programado para ser realizado nas proximidades de Brasília, teve que ser cancelado em sua forma presencial na última hora, provocando muitos prejuízos.
Desta vez os motivos para a não realização do CongreNAT de forma presencial foram menos trágicos, no entanto, preocupantes. Nenhuma entidade filiada à FBrN apresentou em tempo hábil, no cumprimento do edital de convocação para a realização, um projeto concorrente para avaliação e posterior escolha.
Após a data limite de 31 de agosto de 2024, “surgiram duas associações filiadas e um terceiro não filiado que apresentaram interesse. Porém quando foram conversar com os locais, se depararam com empecilhos, alguns do próprio local por não terem as licenças ou as instalações não terem infraestrutura ou não eram adequadas e outros por não aceitarem o Naturismo, e do terceiro, não filiado, a proposta era de alto valor, além de passagens aéreas e terrestres para o local e, além disso, a responsabilidade de realização acabaria recaindo para nós da FBrN, pois ele se mostrou somente como um intermediário na proposta para o evento.” Declara Paula Silveira, presidente da FBrN.
Desta forma a diretoria da Federação brasileira de Naturismo não teve outro jeito, a não ser o de decidir por um Congresso virtual, para não ferir o estatuto da entidade que determina que estes eventos devem ser realizados bianualmente e no primeiro trimestre do ano.
Paula continua: “Mesmo sendo virtual haverá inscrições para os representantes das associações e veremos a possibilidade de haver observadores como foi no Congresso Mundial, porém ainda não definimos se serão pagas ou não, até porque dependeremos dos softwares/apps utilizados para uma melhor transparência.”
Paula acredita que ao realizar a décima nona edição do CongreNAT de forma virtual atrairá e atenderá um número maior de associações participantes, visto que não haverá custo de deslocamento e hospedagens, já que, como se sabe, para a maioria das associações essas despesas saem do bolso de seus participantes que são voluntários.
No entanto, a forma virtual tem efeito colateral, que é a falta de interatividade pessoal entre os participantes. Por causa das grandes distâncias de nosso país, muitos naturistas só se vêem pessoalmente nos eventos nacionais presenciais, quando conhecem novas pessoas ou reafirmam amizades. Infelizmente não será possível estas interações neste congresso.
Objetivos do CongreNAT
Os congressos brasileiros de naturismo têm como objetivos eleger (ou reeleger) candidatos aos cargos eletivos da Federação brasileira de Naturismo (presidente, vice-presidente, membros do Conselho de Ética e membros do Conselho Maior) e realizar as assembleias que são necessárias para adequar as diretrizes do naturismo no Brasil e também para adequar a FBrN às diretrizes da Federação Internacional de Naturismo.
Os temas que são discutidos e debatidos, que poderão ser aprovados ou reprovados nas assembleias, são principalmente apresentados por moções, que são como requerimentos que expressam as vontades e decisões de relevância pública e social e que se aprovadas devem ser estruturadas e executadas para a melhoria da comunidade naturista.
“As moções possuem estruturas próprias e se atenderem a esses requisitos serão postas em debate e votação, podem ser apresentadas pelas associações filiadas, como também apresentadas individualmente, porém o autor da moção deve estar associado a uma entidade filiada à FBrN.” Explica Paula.
“Haverá transmissão ao vivo do XIX CongreNAT (ainda a esclarecer em que plataforma), porém somente terão acesso os previamente inscritos” revela Paula.
o XIX CongreNat será realizado virtualmente nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2025,
(enviado em 29/11/24 por Pedro Ribeiro)
A FBrN abriu esse canal para vocês.
Grupo destinado a filiados e não filiados à FBrN para tirar dúvidas sobre formação de associações e entidades parceiras, funcionamento da FBrN, documentação necessária e questionamentos que vierem a surgir sobre o naturismo.
Preencha no link abaixo nosso formulário de adesão ao grupo de whatsapp
https://forms.gle/ozGrUhKJWEjx9mki8
(enviado em 1/09/22 via WhatsApp)
Conheça a FBrN
(enviado em 29/04/22 via WhatsApp)
Campanha: associe-se a uma entidade perto de você
(reenviado em 10/01/22 via WhatsApp)
Você já tem o seu Cartão Internacional de Naturismo?
O Cartão INF Internacional é a identidade do naturista no mundo inteiro. É o seu passaporte para conhecer qualquer local naturista federado do Brasil e do resto do mundo. Ele é um documento único que deve ser validado anualmente com o selo adquirido da Federação Brasileira de Naturismo.
Para obter o Cartão INF internacional acesse a página da Federação Brasileira de Naturismo (fbrn.org.br), clique no menu em Grupos e Locais. Escolha a região do Brasil ou a Associação federada que mais lhe aprouver, entre em contato com ela e se torne membro da instituição. Siga suas normas de associado e você obterá seu Cartão INF Internacional. E desfrute dos benefícios de ser naturista reconhecido e integrado. Com o Cartão INF Internacional você poderá, além de visitar qualquer área naturista do mundo sem restrições (a não ser a de capacidade de lotação), poderá ter descontos especiais em eventos naturistas em todo mundo, além de poder se candidatar e ser votado em qualquer cargo eletivo da Federação Brasileira de Naturismo e da Federação Internacional de Naturismo.
Está esperando o quê?
(reenviado em 10/01/22 por Presidência da FBrN)