top of page
fbrn2.gif

27 DE MAIO: O DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA.

A Federação Brasileira de Naturismo, ante a importância desta data comemorativa, em especial, na condição de organismo que tem como preceito a proteção e o cuidado com o meio ambiente, e, notadamente na conformidade do Item 04 do Documento “Elos do Naturismo” onde se determina Estimular a Educação Ambiental em Todos os Níveis, remete a todos os irmãos Naturistas, a importante reflexão de que é nosso compromisso a proteção do que ainda resta da nossa Mata Atlântica, cuja data comemorativa será no próximo dia 27 de maio.

mapa.gif

“A Mata Atlântica é composta por formações florestais nativas (...), e ecossistemas associados (manguezais, vegetação de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste). Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km² em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje restam cerca de 29% de sua cobertura original. Mesmo assim, estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes. Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.”

 

Fonte: https://reservasdabiosfera.org.br/bioma/mata-atlantica/

Por José Aragão - Vice -Presidente da FBrN

(enviado em 24/05/24 via WhatsApp)

nota-apoio

Nota de apoio aos irmãos do Rio Grande do Sul

A Federação Brasileira de Naturismo, sensível a atual situação dos nossos irmãos do estado do Rio Grande do Sul, afetados tão gravemente em suas vidas, pela catástrofe ambiental que infelizmente assolou grande parte daquele estado, amplamente noticiada pelos meios de comunicação, ademais diante de tanto sofrimento de várias pessoas que perderam familiares, outras que perderam casas e outros bens, e/ou suas atividades comerciais, outras que nem sabem quando poderão voltar para suas casas e como tentar reconstruir suas vidas, permanecendo em abrigos, conclama a todos amigos naturistas, bem como a todos os que puderem se unir a causa de dar algum tipo de acolhimento a estes irmãos tão sofridos, seja com doações por meio do diversos veículos de doações divulgados pela imprensa, seja com orações, ou até com a presença física (quem puder) notadamente àqueles das áreas de psicologia, medicina, ou outra área da saúde, o que certamente fará uma grande diferença na vida daqueles nossos irmãos gaúchos que neste momento tão difícil, estão tão necessitados de tudo.

 

Aos nossos queridos irmãos naturistas da Colina do Sol, em Taquara – RS, nossa solidariedade de sempre, sabemos que embora a Colina do Sol não fora atingida diretamente, de forma indireta os colineiros estão sofrendo com a situação, além de muitos associados terem perdido tudo em suas cidades onde tinham residência fixa.

 

Neste momento, a associação NU-RN – Naturistas Unidos do Rio Grande do Norte arrecada fundos a serem encaminhados aos gaúchos.

 

PIX para doações: 49.510.279/0001-42 Colocar a observação: Enchente RS

Link para informações: https://www.instagram.com/reel/C6r9pGauaD_/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA=

 

Há também campanha em andamento para auxiliar o colineiro Éderson (Nus Guris) através do PIX 51997161249.

 

Amigos gaúchos, recebam nossa solidariedade, colaboração e nossas vibrações de dias melhores.

 

Paula Duarte Silveira

Presidente da FBrN

(enviado em 22/05/24 via WhatsApp)

Datas naturistas do Brasil e do mundo

datas.jpg

(enviado em 28/04/24 via WhatsApp)

Lembrete: Vem aí o XI ENNN em novembro

Primeira chamada para o XI ENNN (Encontro Norte-Nordeste de Naturismo)

Vamos iniciar a corrida para buscar mais apoiadores e patrocinadores. 

Contamos desde já todos grupos do Nordeste e Norte, grupos de todo Brasil e a FBrN.

ennn-nov.jpg

(enviado em 21/03/24 via WhatsApp)

Canal de comunicação com a FBrN

fbrn.jpg

A FBrN abriu esse canal para vocês.
Grupo  destinado a filiados  e  não  filiados  à FBrN para tirar  dúvidas sobre  formação  de  associações e  entidades  parceiras,  funcionamento  da  FBrN,    documentação  necessária e  questionamentos  que  vierem  a  surgir  sobre  o  naturismo.

 

Preencha no link abaixo nosso formulário de adesão ao grupo de whatsapp
https://forms.gle/ozGrUhKJWEjx9mki8

(enviado em 1/09/22 via WhatsApp)

Conheça a FBrN

fbrn.jpg

(enviado em 29/04/22 via WhatsApp)

Campanha: associe-se a uma entidade perto de você

(reenviado em 10/01/22 via WhatsApp)

Você já tem o seu Cartão Internacional de Naturismo?

O Cartão INF Internacional é a identidade do naturista no mundo inteiro. É o seu passaporte para conhecer qualquer local naturista federado do Brasil e do resto do mundo. Ele é um documento único que deve ser validado anualmente com o selo adquirido da Federação Brasileira de Naturismo.

fbrn.jpg
filiese.jpg

Para obter o Cartão INF internacional acesse a página da Federação Brasileira de Naturismo (fbrn.org.br), clique no menu em Grupos e Locais. Escolha a região do Brasil ou a Associação federada que mais lhe aprouver, entre em contato com ela e se torne membro da instituição. Siga suas normas de associado e você obterá seu Cartão INF Internacional. E desfrute dos benefícios de ser naturista reconhecido e integrado. Com o Cartão INF Internacional você poderá, além de visitar qualquer área naturista do mundo sem restrições (a não ser a de capacidade de lotação), poderá ter descontos especiais em eventos naturistas em todo mundo, além de poder se candidatar e ser votado em qualquer cargo eletivo da Federação Brasileira de Naturismo e da Federação Internacional de Naturismo.

 

Está esperando o quê?

 

(reenviado em 10/01/22 por Presidência da FBrN)

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
blog-anuncio.gif
bottom of page