top of page
associa.gif

Leia também: NATAgenda

Veja o que cada associação tem feito

NATVale festejou o "Dia dos Povos Originários"

O grupo de nudez social NATVale promoveu evento, na cidade de Taubaté no estado de São Paulo, evento para celebrar os povos ancestrais brasileiros. Comidas típicas, competições e brincadeiras tradicionais indígenas e muita alegria. Leia o resumo do evento.

Por Lemonour Menezes

No fim de semana 12 e 13 de abril, foi realizado o encontro naturista do grupo Natvale com o tema "Dia dos Povos Originários". A maioria das pessoas (ansiosas) chegou no final da tarde de sexta-feira. Para eles foi servido hot dog como lanche.

 

No sábado, pela manhã, foi servido um delicioso e completo café. Após o café foi realizada uma reunião onde agradeceram-se a confiança e a presença dos amigos naturistas vindos de Araras, Santos, São José dos Campos, Taubaté, São Paulo - Capital e ABC e Pindamonhangaba. Um agradecimento especial aos casais Aziel e Graça/Ricardo e Edília, vindos de Vitória ES e Rogério e Silvia, vindos do RJ.

 

Em seguida houve a apresentação da canga do NATVALE onde divulga a linda paisagem do Vale do rio Paraíba. Foi feita a convocação de todos para a participação nos jogos indígenas com as seguintes modalidades: Arco e Flecha, Zarabatana, arremesso de lança, Peteca, Cabo de Guerra e Corrida de Tora.

 

Assim que preparadas as áreas de competição, tiveram início as atividades. A primeira competição foi de Arco e Flecha, onde acertar o alvo foi o maior desafio. A vencedora foi a indígena Graça da tribo do Espírito Santo. A segunda competição foi de Zarabatana exigindo muito fôlego e mira. O vencedor foi o indígena Alessandro da tribo de São Paulo - Capital. A terceira competição foi o arremesso de lança onde o pessoal se esforçou muito. O vencedor foi o indígena José Roberto da tribo de Santos. Em seguida os competidores foram liberados para descansar e se refrescar na piscina, pois o dia estava quente com muito sol.

O almoço, típico indígena, teve como cardápio Moqueca de Peixe acompanhada de arroz branco, farofa de banana, couve, milho e mandioca cozidos. A sobremesa foi Açaí com coberturas.

 

À tarde os participantes se dedicaram a conversas, jogo de bilhar, sonecas e se vestirem tipicamente para tirarem fotos.

 

À noite, para variar, teve novamente comida típica que constava de Paçoca de Carnê Seca acompanhada de arroz de Leite. A sobremesa foi Pamonha e curau.

 

Domingo, pela manhã, foi servido o delicioso e completo café. Após o café, reiniciaram as competições pelo jogo de Peteca. Muito divertido e competitivo teve como vencedores a indígena Roselinda da tribo de São Paulo - Capital e o indígena Ricardo da tribo de Vitória ES. A próxima competição foi a Queimada, muito corrida teve como vencedor o indígena José Roberto da tribo de Santos - litoral Sul. A próxima competição foi o Cabo de Guerra, onde homens e mulheres demonstraram a sua força. Foi uma rápida disputa e a vitória coube a indígena Sandra da tribo de Santos - Litoral Sul e Ricardo da tribo de Vitória ES. A última competição, tradicional nos jogos indígenas, foi a Corrida de Tora, exclusiva para homens, onde a força e a resistência são exigidas. Teve como vencedor, por alguns segundos, o indígena Ronaldo da tribo indígena de São Paulo - ABC. Terminado os jogos os/as atletas foram dispensados para o almoço.

 

O almoço de domingo foi Macarrão com molho vermelho/Branco, carne assada ao molho madeira, maionese e salada de folhas. A sobremesa foi abacaxi, melão e laranja. Após o almoço foi feito um sorteio de brindes entre os vencedores das modalidades.

Agradecimentos aos participantes dos jogos pelo empenho, ressaltando o espírito de competição, lembrando que na tradição dos jogos indígenas a vitória é mera consequência, pois o que é valorizado é a integração entre as tribos.

 

Finalmente os agradecimentos gerais pela colaboração na organização, distribuição das lembranças do evento e votos de boa viagem no retorno ao lar.

 

(enviado em 22/04/25 por NATVale)

Contato LEMONOUR WhatsApp 12 991914917

 

ATENÇÃO: Essa associação NÃO é filiada à Federação Brasileira de Naturismo

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
blog-anuncio.gif

Nota da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) – O Jornal Olhu Nu está afiliado à FBrN, e como todas entidades e associações afiliadas, goza de autonomia administrativa, portanto todas as opiniões, matérias, divulgações e demais publicações editadas através de sua mídia digital, são de exclusiva responsabilidade de seus correspondentes, colaboradores, divulgadores e editor, que embora o Jornal Olho Nu exerça reconhecida colaboração para divulgação do Naturismo, não é veículo oficial de comunicação da FBrN.

Leia as matérias postadas nas edições anteriores do jornal OLHO NU clicando no Blog do jornal OLHO NU e em Edições Anteriores

© 2025 por Jornal Olho Nu

bottom of page