
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.
Edição nº 295 - Junho de 2025 - ano XXV

Naturismo vai à escola
Projeto pioneiro leva os princípios e a filosofia do Naturismo a alunos de escola primária no interior da Bahia
Nos dias 12 e 13 de junho, a AMANat, Associação Massarandupiana de Naturismo, realizou a primeira edição do projeto educativo Corpo, Natureza e Respeito, com atividades voltadas para cerca de 300 crianças do 3º ao 5º ano, em todas as 16 turmas da Escola Municipal Novo Porto, em Porto de Sauípe, e também será aplicado na escola pública no povoado de Massarandupió, Entre Rios, litoral Norte da Bahia.
Durante as aulas, conduzidas com muito cuidado e escuta, abordamos o tema central do projeto: RESPEITO — a si mesmo, ao outro e à natureza. A nudez foi mencionada de forma contextualizada, apenas como um dos aspectos do naturismo, mas o foco principal esteve nos valores naturistas, como o combate ao bullying, o cuidado com o corpo, a empatia e a conexão com o meio ambiente.
A dinâmica foi elaborada pela associada Liz Coutinho que já tem bastante experiência na área de saúde fazendo um trabalho com crianças. Essa iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Educação de Entre Rios, à qual agradecemos a confiança neste trabalho.
As crianças foram divididas em grupos com fitas coloridas e participaram de rodas de conversa e coloração de ilustrações temáticas. Ao final, um representante de cada grupo compartilhou com a turma o que aprendeu e desenhou,


reforçando o respeito pela escuta e pela diversidade de experiências.
A participação das crianças e professoras foi comovente: curiosidade, envolvimento e muito afeto marcaram essa vivência. Seguimos plantando valores por onde passamos. Naturismo também é educação, presença e transformação.
Essa iniciativa faz parte do Projeto AMANAT PRESENTE, não só na praia naturista, mas nas comunidades e nas escolas. Esse Projeto, na sua amplitude total, visa a incluir a praia naturista de Massarandupió como uma experiência turística, sustentável para a comunidade local.
(enviado em 14/06/25 por Etienne Marcos via WhatsApp)