
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.
Edição nº 302 - Janeiro de 2026 - ano XXVI

Balneário Camboriú anuncia que vai proibir prática de nudismo na Praia do Pinho
Informação divulgada nos meios de comunicação diz que o documento passará a valer após a sanção da lei que instituirá o novo Plano Diretor do município, em votação na Câmara de Vereadores. Esta é a primeira praia de naturismo do Brasil.
Segundo o portal g1, a Prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, informou no final da tarde desta quarta-feira (17) que vai publicar um decreto para revogar a prática de nudismo na Praia do Pinho. O município disse que apresentou nesta quarta a minuta do documento que proíbe o naturismo ou qualquer outra prática semelhante nas praias da cidade.
A Praia do Pinho é a primeira praia de naturismo do Brasil. O decreto para revogar a prática foi apresentado às associações de moradores das praias agrestes e às forças de segurança.
A prefeitura disse que, ao longo dos anos, a Praia do Pinho perdeu o verdadeiro sentido de uma praia de naturismo e passou a ser utilizada para atos ilícitos e crimes sexuais.
A proibição foi apresentada pela prefeita, Juliana Pavan, em uma reunião no gabinete, com representantes dos bairros de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. O decreto será publicado e passará a valer após a sanção da lei que instituirá o novo Plano Diretor do município, em votação na Câmara de Vereadores.

Antiga peça promocional da Praia do pinho: família
De acordo com a prefeitura, o texto do novo Plano Diretor não prevê a reserva de praias da cidade para o naturismo – diferente do que está em vigor, de 2006, que formalizou a Praia do Pinho para a prática do naturismo.
Leia a matéria completa no portal g1.
(enviado em 18/12/25)
Nota de falecimento: Daniel Rabillard
É com grande pesar que anunciamos o falecimento de Daniel Dominique Rabillard no dia 17 de setembro de 2025. O sepultamento foi no dia 18, no cemitério de Massarandupió.
(enviado em 18/09/25 por Ecovila da Mata)
Nota de falecimento: Jean Peters
É com profunda tristeza que a Federação Naturista Internacional (INF-FNI) anuncia o falecimento de Jean Peters, um naturista dedicado que serviu à Federação por mais de uma década — primeiro como Secretário da EuNat e depois como Vice-Presidente/Secretário do Comitê Central.
(enviado em 11/08/25 por INF-FNI)
Juiz determina o fim do naturismo em famosa praia nos EUA: pessoas vão ao local para fazer sexo
Matéria do jornal Extra, assinada pelo jornalista Fernando Moreira, publicada nesta quinta-feira, 17 de julho diz que Incidentes com masturbação em público também se tornaram recorrentes em Denny Blaine Park, na cidade de Seattle
Leia esta matéria no site do jornal Extra: Link da matéria original https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2025/07
(enviado em 17//07/25 via WhatsApp)
Morre, aos 68 anos, “Vareta”, ícone do samba brasiliense e vice-presidente do PlaNAT
Nascido em 1956, Wellington Campos faleceu em Brasília. Compositor, mestre de cerimônias da Aruc, ferrenho e eterno carnavalesco, "ex-favelado", radialista aposentado, enfartado, amputado, vice-presidente do clube naturista Planat. "Muito prazer".
(enviado em 9/06/25)
AmaNAT PRESENTE

Inspirado no que é realizado há anos na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, a AmaNAT (Associação Massarandupiana de Naturismo) criou o projeto AMANAT PRESENTE, lançado no último 3 de maio na praia das Dunas, em Massarandupió, no Norte da Bahia, como conta o ex-presidente da associação Etienne Marcos ao jornal OLHO NU.
(enviado em 13/05/25 via WhatsApp)
Nasce oficialmente mais uma associação naturista
A CONAT (Comunidade Naturista) acaba de se tornar membro oficial da Federação brasileira de Naturismo, mas a história dessa associação naturista mineira começou anos antes.
(enviado em 3/05/25 por CONAT)


