top of page
noticia.gif

Morre, aos 68 anos, “Vareta”, ícone do samba brasiliense e vice-presidente do PlaNAT

Nascido em 1956, Wellington Campos faleceu em Brasília. Compositor, mestre de cerimônias da Aruc, ferrenho e eterno carnavalesco, "ex-favelado", radialista aposentado, enfartado, amputado, vice-presidente do clube naturista Planat. "Muito prazer".

Por Augusto Barreto e pesquisa de Pedro Ribeiro

O Clube Naturista do Planalto Central (PlaNAT) e o Naturismo brasileiro estão de luto. Faleceu aos 68 anos, nesta segunda-feira dia 9 de junho, o vice-presidente da associação brasiliense Wellington Campos, universalmente mais conhecido como Vareta. Conheceu o Naturismo e o PlaNAT em meados de 1997, quando se tornou membro associado. Dentro do PlaNAT foi associado ativo e participativo, tendo sido eleito Vice-presidente da instituição pela primeira vez em setembro de 2019. Cumpriu dois mandatos na gestão da presidente Irene Fernandes. Em 2023 foi reeleito Vice-presidente na chapa com Augusto Barreto.

Muito conhecido em Brasília, onde morava, por ter uma longa história na comemoração carnavalesca da capital federal, sendo importante figura da Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc), bairro onde viveu a partir dos cinco anos de idade.

Wellington Campos, o conhecido Vareta, era o atual vice-presidente do PlaNAT

Img.: Arquivo pessoal

Na foto, com os pais e os dois irmãos, Vareta é o da direita.

Carioca de nascimento, a data não poderia ser mais representativa de sua intensa vida carnavalesca e artística, 22 de agosto, quando é comemorado o Dia do Folclore. Saiu do Rio de Janeiro rumo à Brasília juntamente com sua família, em 1961, por motivos de transferência do pai, que era funcionário público da Imprensa Nacional, chegaram ao “bairro do gavião”, como o Cruzeiro Velho era conhecido.

 

No Rio de Janeiro, morador da Vila Vintém,  teve as primeiras influências das tradicionais escolas de samba  cariocas Unidos de Padre Miguel e Mocidade Independente de Padre Miguel. No ano de 1977, Vareta compôs “Chico Rei, sua História e sua Glória”, o samba-enredo que levou a Aruc à vitória do tricampeonato dos desfiles oficiais de Brasília.


Em 2002, Wellington foi convidado para fazer um curso de jurado de carnaval em São Paulo e foi aprovado, o que o levou a ser jurado do carnaval de São

Paulo de 2003 a 2017. Para Vareta, o Rio de Janeiro era só para passear, curtir o futebol, curtir o samba, e a sua escola carioca de coração, a Mocidade Independente de Padre Miguel. “Em Brasília meu coração é azul e branco pois a Aruc é afiliada da Portela, mas no Rio ele é verde e branco, da Mocidade.” Disse ele em uma entrevista.

Em 2019, o artista, enfrentou graves problemas de saúde decorrente da diabetes, e precisou amputar a perna esquerda abaixo do joelho, devido a uma infecção contraída a partir de uma ferida no calcanhar, e utilizava uma prótese desde então. Segundo informações divulgadas, complicações da diabetes teriam sido o motivo do óbito.

Img. Arquivo pessoal

Na foto, à direita e de cartola, Vareta festeja com integrantes da Escola de Samba a conquista de 1975, o sétimo título da Aruc

(enviado em 9/06/25)

AmaNAT PRESENTE

amanat-presente
amanat.jpg

Inspirado no que é realizado há anos na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, a AmaNAT (Associação Massarandupiana de Naturismo) criou o projeto AMANAT PRESENTE, lançado no último 3 de maio na praia das Dunas, em Massarandupió, no Norte da Bahia, como conta o ex-presidente da associação Etienne Marcos ao jornal OLHO NU.

(enviado em 13/05/25 via WhatsApp)

Nasce oficialmente mais uma associação naturista

conat

A CONAT (Comunidade Naturista) acaba de se tornar membro oficial da Federação brasileira de Naturismo, mas a história dessa associação naturista mineira começou anos antes.

(enviado em 3/05/25 por CONAT)

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
blog-anuncio.gif

Nota da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) – O Jornal Olhu Nu está afiliado à FBrN, e como todas entidades e associações afiliadas, goza de autonomia administrativa, portanto todas as opiniões, matérias, divulgações e demais publicações editadas através de sua mídia digital, são de exclusiva responsabilidade de seus correspondentes, colaboradores, divulgadores e editor, que embora o Jornal Olho Nu exerça reconhecida colaboração para divulgação do Naturismo, não é veículo oficial de comunicação da FBrN.

Leia as matérias postadas nas edições anteriores do jornal OLHO NU clicando no Blog do jornal OLHO NU e em Edições Anteriores

© 2025 por Jornal Olho Nu

bottom of page