top of page
empreend.gif

Thy diz: "Ceará, aguarde-me, que estou chegando"

Começou no sábado, 1 de novembro, a maratona do naturista radicado no Rio de Janeiro que vai atravessar o país, de automóvel, para participar do grande encontro de naturistas, no Ceará, a partir do dia 20 de novembro.

Texto e imagens por Pedro Ribeiro

O paraense, radicado na cidade do Rio de Janeiro, Tiago Barbosa, 41 anos recém completados no dia 26 de outubro, conhecido como Thy, decidiu se aventurar mais uma vez pelas estradas do Brasil com objetivo de conhecer locais naturistas oficiais e desbravar os escondidos que encontrar pelo caminho.

Desta vez a rota escolhida é pelo interior do Brasil, diferente de outra ocasião, quando Thy escolheu fazer a rota pela Costa, em direção à Tambaba. Agora o objetivo é alcançar a cidade de Cascavel, litoral do Ceará, antes do dia 20 de novembro, quando vai ocorrer a décima segunda edição do Encontro Norte-Nordeste de Naturismo. Mas, é provável que o estado do Ceará não será o final, pois, após o evento, ele poderá prosseguir, mas sem ainda um destino confirmado.

 

A viagem começou no último dia 1 de novembro, dirigindo-se à cidade de São Paulo, com a principal finalidade de visitar a 36ª Bienal de Arte de São Paulo, permanecendo na cidade até segunda-feira, 3, acabou partindo em seguida para Campinas, onde encontrou um casal amigo depois seguiu no sentido Belo Horizonte, onde também fez parada para rever amigos. Em seguida, o rumo é Brasília, talvez Chapada dos Veadeiros,

thy-02.jpg

Thy observa a bandeira da Associação Naturista de Abricó, no sábado, 1 de novembro, poucas horas de começar sua aventura rumo ao XII ENNN

Palmas, Teresina e, enfim, Fortaleza. A rota não foi escolhida ao acaso. Ele pretende visitar amigos que exigiram sua presença no caminho dessa aventura. Lá em Brasília, por exemplo, pretende participar do halloween planejado para o PlaNAT, no dia 8.

thy-04.jpg

Thy dá um "até breve" ao Pedro Ribeiro na praia do Abricó.

Ele vai utilizar dois carros seus para essa aventura. Foi para São Paulo com seu carro que estava no Rio de Janeiro, e de São Paulo prosseguirá até o fim com outro carro recém adquirido e que o estava esperando lá, mais adequado para este tipo de viagem.

 

Thy diz que ter uma companhia (ou várias) para fazer a viagem está em aberto. Vai depender de quem encontrar no caminho, dentre as pessoas já conhecidas. Poderá haver até ajuste no roteiro.

 

Quem quiser acompanhar a aventura em tempo real, só no canal do Telegram, que permite o contato mais estreito com os visitantes. Também no X e no Instagram é possível acompanhar, sem necessidade de assinar o canal. Este foi criado mais para que as pessoas se sintam participantes da aventura e colaborando de alguma maneira.

 

Quem quiser colaborar, paga uma taxa única de R$ 49,90 por PIX pelo link https://nubank.com.br/cobrar/f66h03/6903f59a-984d-4248-8966-4c59c9dbb79e  e terá acesso ao canal exclusivo http://t.me/opeladista. Esta arrecadação vai ajudar a

pagar os gastos da viagem, bem como o trabalho do videomaker que preparará os vídeos para exibição.

Thy diz que é naturista desde moleque. Aproveitava quando estava em casa sozinho para fazer os trabalhos da casa inteiramente nu, como varrer, lavar a louça, ouvir música. Mas começou em local oficialmente naturista em 2007 na praia do Abricó, na zona sudoeste do Rio de Janeiro. Depois disso foi a Tambaba, Pinho, Massarandupió, Barra Seca, Galhetas e Pedras Altas. Também foi em locais que não são oficialmente permitidos, como praias mais afastadas ou rios e cachoeiras. “Você acaba se libertando de amarras convencionais têxteis, quando dá, né? Quando você não está ofendendo nem constrangendo ninguém, acho que tudo é válido neste aspecto” afirma.

 

É formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal Fluminense, de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Especializado em desenho de objetos, faz seus projetos de casa mesmo e trata de contratos de forma on-line, que lhe possibilita arrumar seu tempo da maneira que mais lhe convier. Desta forma não teve muita dificuldade de conseguir arranjar um bom tempo para realizar essa aventura.

É originário de Vila Sorriso, distrito de Belém. Na verdade "Vila Sorriso" refere-se ao distrito de Icoaraci, conhecido por sua cultura vibrante, artesanato marajoara e orla revitalizada. A alcunha reflete a atmosfera acolhedora e a energia do lugar, que combina a vida agitada de Belém com o ritmo de uma cidade do interior. Deve ser este seu destino final antes de começar novo projeto, “indo para o colo de mamãe”, segundo suas palavras.

 

Mas Thy já tem alguns outros planos na cabeça, para fazer após sua visita à sua cidade natal. Ele confidenciou que pretende fazer um Happy New Year Amazônico, um réveillon nos moldes que realizou em Tambaba no ano passado. Mas ele ainda não divulgou porque falta fechar local de hospedagem. Então vamos aguardar.

thy-03.jpg

(enviado em 7/11/25)

ecologo1.gif
blog-anuncio.gif
Fbrn-ipi-reduzido.jpg

Nota da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) – O Jornal Olhu Nu está afiliado à FBrN, e como todas entidades e associações afiliadas, goza de autonomia administrativa, portanto todas as opiniões, matérias, divulgações e demais publicações editadas através de sua mídia digital, são de exclusiva responsabilidade de seus correspondentes, colaboradores, divulgadores e editor, que embora o Jornal Olho Nu exerça reconhecida colaboração para divulgação do Naturismo, não é veículo oficial de comunicação da FBrN.

Leia as matérias postadas nas edições anteriores do jornal OLHO NU clicando no Blog do jornal OLHO NU e em Edições Anteriores

© 2025 por Jornal Olho Nu

bottom of page