top of page
clanat-logo.gif

ClaNAT tem nova presidência

Em assembleia extraordinária a ClaNAT (Comissão Latino-Americana de Naturismo) deu posse, na noite de 8 de janeiro, ao novo presidente da entidade.

Marc Van Echelpoel, belga de nascimento, porém residente no Peru há quase vinte e cinco anos, foi escolhido como o novo presidente da ClaNAT, para o período 2026/2027, até os primeiros dias de 2028 .

 

De acordo com o estatuto da entidade, de dois em dois anos deve haver um novo ELAN (Encontro Latino-Americano de Naturismo), com sede em um dos países membros da organização, em sistema de rodízio. A sede do ELAN seguinte é justamente escolhida durante a edição anterior do evento. Desta forma o próximo país sede, Peru, terá a nova presidência na gestão seguinte. Assim sendo, Marc, atual presidente da Federação Peruana de Naturismo, tornou-se o presidente da ClaNAT automaticamente para o próximo período.

clanat-capa.jpg

Img.: Captura de tela

Marc Van Echelpoel é o novo presidente da ClaNAT

Na noite de quinta-feira, 8 de janeiro, em assembleia virtual, os representantes dos países membros da ClaNAT homologaram a posse do novo presidente, cargo recebido das mãos do, até então, presidente Alexandre de La Garza, do México.

Segundo o comunicado oficial da entidade, Marc conta com uma trajetória destacada a nível nacional no Peru e a nível internacional por seu firme compromisso com o fortalecimento e a integração do Naturismo em toda América Latina.

Em relato ao jornal OLHO NU, Marc disse:

 

O naturismo começou aqui (no Peru) há mais de 20 anos, mas nunca conseguiu se desenvolver e era um tanto ditatorial. Eu o descobri há 8 anos, numa época em que cada vez menos pessoas frequentavam a praia.

 

Em 2020, com quatro pessoas (dois irmãos, Yisela e eu), fundamos a NanuPerú. Trabalhamos duro e tivemos sucesso: um aumento gradual no número de membros a cada ano.

Img.: Pedro Ribeiro

Marc participando do Congresso Internacional de Naturismo, no México, em 2024, quando foi nomeado representante do Comitê Central da INF para as Américas.

Em 2023, nos associamos à CLANAT com a intenção de apoiar o naturismo na América Latina, e eles nos deram a honra de sediar a 11ª ELAN em 2026.

 

Em 31 de agosto de 2024, a Fenatpe, a federação naturista peruana, foi formalmente estabelecida, e nos associamos à INF-FNI.

 

Como o país anfitrião da ELAN assume a presidência da CLANAT, chegou a minha vez. O tema da minha presidência será "aproximando-nos": com a CLANAT, aproximando-nos do naturismo (todos os naturistas, todos os países, todos os grupos) na América Latina, mas também da INF-FNI.

 

Tenho certeza de que, com a vice-presidência da Colômbia (também escolhida nesta assembleia do dia 8 de janeiro) e o apoio dos demais países, alcançaremos esse objetivo.

 

Além de ser o presidente da Fenatpe e, agora, ser o presidente da Clanat, Marc foi, durante o Congresso internacional de Naturismo, realizado no México em 2024, nomeado representante para as Américas do Comitê Central de Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI).

(enviado em 9/01/26 por Pedro Ribeiro)

Yatan Rumi vai retornar

Dias após o anúncio do "despejo" do Clube Naturista Yatan Rumi, o maior da Argentina, surgiu a notícia que ele será reaberto em outro endereço, na mesma cidade.

(enviado em 14/08/25 via WhatsApp)

Yatan Rumi - famoso sítio nudista da Argentina - fecha suas portas para o Naturismo

O dia 16 de julho, em Córdoba, foi um dia úmido e cinzento. Um dia cinzento, ideal para melancolia, memórias e balanços. Em meio a este clima, naturistas argentinos tiveram uma notícia importante para compartilhar.

(enviado em 22/07/25 via WhatsApp com pesquisa de Pedro Ribeiro)

Festa naturista no Peru

(enviado em 3/03/25 via WhatsApp)

Logo CLANAT.gif

A Comissão Latino-Americana de Naturismo é uma entidade internacional que abriga, incentiva e dá suporte às novas e antigas associações nudistas espalhadas por todos os países da América Latina. Instituição criada durante o VII Encontro Latino-Americano realizado no Brasil em 2018, está em fase de afirmação, já realizando encontros virtuais e presenciais constantemente.

Nesta página o jornal OLHO NU apresentará os diversos eventos nudistas/naturistas que forem informados com antecedência.

 

Em tempo. Em todo país de idioma de origem espanhola a palavra Naturismo não tem o mesmo sentido que tem no Brasil. Nestes países Naturismo significa alimentação natural, vida mais saudável, porém nada a ver com a nudez.

ecologo1.gif
blog-anuncio.gif
Fbrn-ipi-reduzido.jpg

Nota da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) – O Jornal Olhu Nu está afiliado à FBrN, e como todas entidades e associações afiliadas, goza de autonomia administrativa, portanto todas as opiniões, matérias, divulgações e demais publicações editadas através de sua mídia digital, são de exclusiva responsabilidade de seus correspondentes, colaboradores, divulgadores e editor, que embora o Jornal Olho Nu exerça reconhecida colaboração para divulgação do Naturismo, não é veículo oficial de comunicação da FBrN.

Leia as matérias postadas nas edições anteriores do jornal OLHO NU clicando no Blog do jornal OLHO NU e em Edições Anteriores

© 2026 por Jornal Olho Nu

bottom of page