
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.
Minha primeira experiência no Naturismo
A Malásia acaba de ser admitida como pais membro da Federação Internacional de Naturismo, que vem se juntar aos poucos países orientais que possuem federações ou associações naturistas organizadas. Na primeira assembleia geral anual da instituição chave do país, um estreante no movimento naturista fez suas considerações de como foi sua primeira experiência no Naturismo em sua vida.
O naturismo (nudismo social) é ilegal na Malásia e as pessoas que o praticam em público estão sujeitas a processos judiciais. As leis malaias proíbem a nudez pública e a indecência pública, que podem resultar em prisão, multas ou ambos.
"A Sociedade de Bem-Estar da Natureza da Malásia realizou uma Assembleia Geral Anual inspiradora e memorável em

meados de novembro de 2025, em uma vila de ecoturismo privada em Selangor. O encontro deste ano reuniu mais de 20 naturistas entusiastas.
A Assembleia Geral Anual foi conduzida com muita simpatia e organizada com primor pela fundadora e presidente da sociedade, Sra. Chew Tok Hwa, uma figura conhecida e respeitada no movimento naturista asiático. Os participantes vieram de toda a Malásia, juntamente com alguns participantes internacionais de Singapura, Índia, Hong Kong, China e Tailândia — mais uma prova do crescente alcance regional da sociedade.

Ao longo do encontro, os membros revisitaram a rica trajetória do naturismo na Malásia: suas origens humildes, os desafios enfrentados e o reconhecimento como federação membro da Federação Naturista Internacional.
Sem resorts naturistas oficiais no país, os eventos são sempre cuidadosamente planejados para proteger a privacidade e garantir um ambiente confortável para todos.
A Assembleia Geral Anual não se resumiu apenas a discussões formais, é claro. O retiro fervilhava de atividades — sessões de modelos, pintura corporal colaborativa, jogos em equipe e, claro, muitos momentos de risadas compartilhadas. Essas tradições divertidas permanecem no coração de cada encontro naturista, trazendo energia alegre e incentivando a união e a criatividade, ao mesmo tempo que reforçam o senso de liberdade e camaradagem pelo qual a comunidade é conhecida.
Como participante de primeira viagem, fiquei impressionado com o quão unido e acolhedor o grupo era. Os membros interagiam como uma grande família, calorosos, receptivos, prestativos e gentis, o que facilitou a conexão e a conversa entre todos, tanto para mim quanto para qualquer pessoa que participasse pela primeira vez.
Com um grupo de tamanho gerenciável, tive a oportunidade de conhecer todos pessoalmente e até fiz novos amigos maravilhosos.
Participar da Assembleia Geral Anual de 2025 acabou sendo uma experiência incrivelmente gratificante — uma que fez minha viagem valer muito a pena. Com o espírito da sociedade se fortalecendo a cada ano, já estou ansioso para retornar para a próxima Assembleia Geral Anual, o encontro e tudo o que ele possa trazer."
Abu Bakar
(enviado em 21/11/25 por INF-FNI via WhatsApp)
O que o naturismo não é
Publicado orginalmente no Blog da Federação Internacional de Naturismo em 8 de julho de 2024, o jornal OLHO NU reproduz na íntegra o conteúdo do artigo que faz distinção clara ente Naturismo e Pornografia
por Edwin Kilby
Matéria original: https://blog.inf-fni.org/what-naturism-isnt/
(enviado em 22/09/25)


