top of page
logob10a.gif

Edição nº 268 - Março de 2023 - ano XXIII

Matérias inseridas no portal do jornal OLHO NU no mês de Março de 2023 na íntegra.

edotorial.gif
topo

As novidades desta edição

Uma boa oportunidade de conhecer o Naturismo com todas as características que o representam foi participar da décima oitava edição do Congresso Brasileiro de Naturismo, o XVIII CongreNAT. Aqui o participante encontrou naturistas de toda parte do Brasil e até de outras partes do mundo. Foram momentos de confraternização intensa, de muitas atividades, de ampliação e aprofundamento  de conhecimentos da nossa filosofia. E momento de muito trabalho com discussão e debates sobre a condução do Naturismo brasileiro. Foi neste evento que ocorreu  a eleição para os cargos de gerenciamento da  Federação Brasileira de Naturismo, quando todos os dirigentes das associações e das áreas filiadas foram convocados a votar. Por tudo isso o CongreNAT foi imperdível. E, neste ano, o local escolhido para realização do evento tem instalações primorosas, com muito lazer e conforto. Foi realizado no primeiro final de semana de março. Veja a cobertura completa do jornal OLHO NU com todas as informações em XVIII CongreNAT. Não deixe de ver também as Imagens dos Fatos.

Img.: Pedro Ribeiro

capa03.jpg

Momento da abertura da  décima oitava edição do Congresso Brasileiro de Naturismo

E também a entrevista exclusiva com Paula Silveira, analisando seu mandato que chega ao fim e as esperanças para os próximos dois anos, no novo mandato como presidenta. Em NATEntrevista.

 

Um novo empreendimento naturista está sendo lançado em Minas Gerais. É um novo hostel gerenciado pela casal naturista Cleide e Marcos. Logo todos poderão desfrutar das comodidades da propriedade e das belezas de sua localização. Em NATEmpreendimento.

 

Também em NATHistória um novo colaborador do jornal OLHO NU, o mineiro Nelmo José, estreia apresentando nostálgico depoimento sobre um dos mais lindos resorts naturistas brasileiros, o RamaNAT, que, após a morte de seu proprietário José Ramalho Correa, vem vivendo momentos de crise e de abandono das normas do Naturismo.

E é Nelmo José quem ocupa duas outras seções desta edição. Em NATClassificados ele se oferece para trabalhar em áreas naturistas organizadas e em Cartas dos Leitores ele conta um pouco de sua história ao mesmo tempo que desabafa sobre as dificuldades de conseguir trabalho em sua idade.

Em Naturismo & Sociedade Cristiane Pires, presidente da NATIbiúna dá entrevista falando sobre o papel da liderança feminina no Naturismo brasileiro.

A nova edição da revista eletrônica NUDELOT está disponível para leitura. Esta edição, de número 65, traz, como sempre, dezenas de matérias e informações de absolutos interesses dos naturistas de qualquer parte do mundo. Destaques desta edição: Regras para tirar fotos naturistas; o Naturismo na Alemanha está em declínio; Naturismo no sudoeste da França e muito mais.

Img.: Pedro Ribeiro

capa01.jpg

Nos CongreNATs sempre acontecem atividades extras especiais. A aula de Yoga que ocorreu durante a décima oitava edição, neste ano, foi ministrada pela professora Ana Todd

Foi lançado no dia 1 de março, aproveitando a proximidade do aniversário de Luz Del Fuego, uma nova biografia, desta vez romanceada, escrita pelo escritor espanhol Javier Montes. O jornal OLHO NU acompanhou o evento de lançamento que ocorreu em plana calçada de uma rua do Rio de Janeiro. Em NATVariedades.

A Pedalada Pelada ocorreu na noite chuvosa do último dia 11 na capital de São Paulo, mas infelizmente houve violência no final. Na capital do Rio de Janeiro a Pedalada ocorreu no dia 17, com tranqulidade. também em Nudez & Sociedade descubra que um evento anual reúne gente nua para comprar carros usados. E ainda, no mesmo país que promove tal evento nudista com carros, também despede professora por mostrar obra de Michelangelo aos alunos em sala de aula.

 

Já disponível no youtube, o 3º curta do Projeto Nuvem intitulado SER ELA, que foi gravado durante o período pandêmico e aborda sobre os enfretamentos da mulher. Em NATRegistro.

A ANACE convida para os festejos de seus três anos de fundação numa festa retrô numa Discoteca. Será um evento têxtil.

Leia o boletim "Naturalmente" editado pelo SPNat que traz a cobertura completa do último evento da entidade 

que elegeu o MR e a Miss SPNat 2023. No último final de semana de março o SPNAT promoveu o Dia do Circo naturista. Leia a cobertura realizado por Celso Costa para o portal OS NATURISTAS.

O Clube Rincão Naturista convida para o Feriadão de Páscoa em sua bela propriedade. Veja as condições de hospedagem e programe-se. 

A AmaNAT convida para participação em atividade ambiental na praia das Dunas, a praia naturista de Massarandupió. Vai com eles.

 

A NATvale fará comemoração aos índios brasileiros no evento Tribo NATVale, em abril.

A SONATA convocou Assembleia Geral Ordinária para eleger sua nova diretoria, 

 

A NATCop convida: seja membro da NATCop..

Em 2023 haverá muitas oportunidades imperdíveis para participar das excursões étnicas por aldeias indígenas do Xingu. São Vivências e imersões totais junto com o modo de vida destes povos originais do Brasil. Inclusive mais um Cruzeiro Naturista pela Amazônia. Em NATPasseio

Img: Pedro Ribeiro

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

E vamos voltar a frequentar os eventos naturistas.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de abril de 2023.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

capa02.jpg

Muita descontração e alegria no mergulho ao natural em Guarapari durante o XVIII CongreNAT

cartas.gif

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com

 

Devem constar nome e sobrenome, cidade e estado do redator

 

Não serão publicadas cartas anônimas e sem estas exigências.

Naturista pede socorro
cartas

Olá, como vai!? O meu nome é NELMO JOSÉ, tenho 54 anos! Venho por meio deste e-mail, me apresentar. Procuro trabalho, como um possível candidato a uma oportunidade de trabalho dentro do "Mundo dos Pelados"

 

Sou Naturista desde sempre, Adoro ficar sem roupa e acredite ou não, eu já nasci pelado! Kkkk.

 

Apesar de somente possuir o 2° Grau Completo (atual Ensino Médio), tenho uma educação extremosa, sou respeitoso com o meu próximo, tenho uma vasta cultura e uma inteligência invejável, modéstia à parte. Gosto muito de rir, de brincadeiras sadias, de falar bobagem, mas, tudo isso, dentro de um respeito recíproco e amistoso. Adoro Política, bons livros, filmes e contar "Causos". Não sou fã de esportes ou exercícios físicos ou de academia. Mas, Sou um exímio jogador de xadrez (que é também considerado um esporte)

 

Não sou casado e não tenho filhos, vivo sozinho, na companhia de um cachorro e de um gato! Gosto de coisas simples, como cozinhar uma boa e gostosa comidinha caseira! Tenho uma vida tranquila, mas apesar desta condição, e de gostar muito de ficar pelado, defino a minha sexualidade como hetero. 

 

Sou religioso! Sou temente a Deus e também um grande devoto de Nossa Senhora Aparecida [a minha mãezinha do céu].

 

Porém, NÃO tô sendo atendido nas minhas orações no momento, por mais que eu reze, a minha vez, no campo espiritual, está demorando um pouco a chegar!

 

Vou completar 55 anos neste mês de março e estou passando por grandes dificuldades financeiras no momento (e quem não está?). Trabalhei por muitos anos, no setor hoteleiro e já fiz de um a tudo! Já fui Porteiro, Copeiro, Camareiro, Caldeireiro e Lavador de Roupas. Tenho experiência na realização de eventos, confraternizações e aniversários etc... (Sou muito criativo na decoração de festas temáticas!)  E mesmo com tudo isso, já próximo dos 60 anos, não consigo uma colocação no mercado de trabalho tradicional. A disputa desleal com pessoas mais jovens, só porque são mais jovens, inviabiliza qualquer possibilidade de admissão de pessoas com a minha idade,  mesmo que tragamos na bagagem uma experiência de vida. E por mais que mendigamos por um trabalho, a resposta é sempre, NÃO! Por mais que a pessoa mais nova, seja menos inteligentes e menos qualificada! Não me considero um velho, pelo contrário, me acho uma pessoa ativa e muito dinâmica. Porém, já devido a idade e uma pequena sequela de um acidente de automóvel, há anos atrás, tenho dificuldades com serviços braçais que precisam um pouco mais de esforço físico.

 

Mas, para realização de outras tarefas, na minha idade, nada compromete a realização de um serviço bem feito! O fato é que infelizmente, não consigo uma colocação no mercado de trabalho tradicional.

 

Pensando assim, cheguei à conclusão...

 

*já que, se o "Mundo dos vestidos" não me dá uma chance, quem sabe, o "Mundo dos Pelados" não me dê?*

 

Aliando essas duas condições, de ser um naturista e a experiência em hotelaria, trabalhar num rincão de pelados seria o ideal. Acredito, mesmo com 54 anos, ter gás o suficiente para promover nudismo nacional, em toda a sua essência.

 

O meu sonho é terminar os meus dias de vida, completamente nu e de preferência, sendo respeitado e querido por todos aqueles que estão ao meu redor!

 

Tô precisando muito ocupar a minha mente, fazendo o que realmente eu gosto! Não tô aguentando mais ficar à toa, sem fazer nada! E antes que me pergunte, se sou aposentado, eu respondo. NÃO! EU NÃO SOU APOSENTADO. Pelos meus cálculos, *só me aposentarei, daqui há uns 12 anos mais ou menos.* 😬

 

Caso, tiver uma oportunidade dentro do "Mundo dos Pelados", eu faria por merecer, viu! 

 

Sim, eu sei que não tá fácil pra ninguém! Sei também que naturismo no Brasil, nunca foi bons das pernas! Mas, mesmo assim, eu quero tentar! Eu quero ressaltar a minha paixão e a minha disposição por uma coisa que eu acredito e desejo em trabalhar pelado, com qualquer outra pessoa que nutre a mesma disposição, a mesma paixão pelo naturismo e queira me dar uma oportunidade dentro de uma comunidade nudista. Porém, quero destacar, a minha posição em ser um naturista conservador, agarrado aos preceitos básicos da filosofia tradicional dia Naturismo de: *Igualdade, liberdade e fraternidade*. Caso, tenha entendido a minha reivindicação, Não faço questão de uma contratação vingente pela CLT,  pois sei o quanto isso é oneroso para o empregador. Mas,  não abro mão de remuneração justa, de acordo com as funções realizadas, bem como uma alimentação e moradia decente e adequadas a uma condição digna de sobrevivência. *Gostaria se possível, trabalhar em qualquer situação, dias ou horários, eu nunca precise usar roupas!*

 

Acho que vc não se arrependeria de me dar essa chance ou me informar a outros naturistas que tenham interesse em me conhecer melhor, aqui vai o meu contato...

(37) 991461868 ou nelmo9492@gmail.com

Obrigado pela atenção! 🙏🏼

Leia o pedido de emprego de Nelmo José em NATClassificados

classificad.gif

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com

 

Devem constar nome e sobrenome, cidade e estado do redator

 

Não serão publicadas cartas anônimas e sem estas exigências.

Procura de trabalho em área naturista
clasifcados
Naturista pede socorro

O meu nome é NELMO JOSÉ, tenho 54 anos. Naturista desde sempre. Procuro trabalho, como um possível candidato a uma oportunidade de trabalho dentro do "Mundo dos Pelados"

 

Possuo o 2° Grau Completo (atual Ensino Médio), tenho uma educação extremosa, sou respeitoso com o meu próximo, tenho uma vasta cultura e uma inteligência invejável, modéstia à parte. 

 

Sou solteiro e não tenho filhos, vivo sozinho, na companhia de um cachorro e de um gato. *Apenas quero viver e trabalhar pelado!*

 

Trabalhei por muitos anos, no setor hoteleiro e já fiz de um a tudo! Já fui Porteiro, Copeiro, Camareiro, Caldeireiro e Lavador de Roupas. Tenho experiência na realização de eventos, confraternizações e aniversários etc... (Sou muito criativo na decoração de festas temáticas!) Porém, já devido à idade e a uma pequena sequela de um acidente de automóvel, há anos atrás, tenho dificuldades com serviços braçais que precisam um pouco mais de esforço físico.

 

Mas, para realização de outras tarefas, na minha idade, nada compromete a realização de um serviço bem feito! O fato é que infelizmente, não consigo uma colocação no mercado de trabalho tradicional.

 

Pensando assim, cheguei a conclusão...

 

*já que se o "Mundo dos vestidos" não me dá uma chance, quem sabe, o "Mundo dos Pelados" não me dê?*

 

Aliando essas duas condições, de ser um naturista e a experiência em hotelaria, trabalhar num rincão de pelados, seria o ideal. Acredito, mesmo com 54 anos, ter gás o suficiente para promover nudismo nacional, em toda a sua essência.

 

Não faço questão de uma contratação vigente pela CLT,  pois sei o quanto isso é oneroso para o empregador. Mas,  não abro mão de remuneração justa, de acordo com as funções realizadas, bem como uma alimentação e moradia decente e adequadas a uma condição digna de sobrevivência. *Gostaria se possível, trabalhar em qualquer situação, dias ou horários, eu nunca precise usar roupas!*

 

Acho que vc não se arrependeria de me dar essa chance ou me informar a outros naturistas que tenham interesse em me conhecer melhor, aqui vai o meu contato...

nelmo9492@gmail.com

Obrigado pela atenção! 🙏🏼

WhatsApp: (37) 991461868 (voz ou texto)

 

   Nelmo José 
   Divinópolis- MG

 

(enviado em 1/03/23)

Leia a mensagem completa de Nelmo José em Cartas dos Leitores

associa.gif

Atividade ambiental na praia das Dunas

amanat
amanat.jpg

(enviado em 26/03/23 via Whatsapp)

Feira da Mata com apoio da AmaNAT

feira-da-mata.jpg

(enviado em 8/03 23 via WhatsApp)

FESTA ANIVERSÁRIO 03 ANOS ANACE

anace
anace.jpg

TEMA: BALADA ANOS 80 (DISCO MUSIC)
LOCAL: SURPRISE BUFFET
ENDEREÇO: RUA JOAQUIM GONÇALVES, 31-MARA
PONGA, FORTALEZA-CE.

HORÁRIO: 
INÍCIO: 21H
TÉRMINO: 1H

- DJ RAVENGAR COMANDARÁ A FESTA ANOS 80
- TEREMOS BUFFET COM PETISCOS
- BEBIDAS POR CONTA DO PÚBLICO PRESENTE

OBRIGATÓRIO ESTAR CARACTERIZADO FIGURINO ANOS 80

A ANACE IRÁ COMEMORAR SEUS 03 ANOS DE EXISTÊNCIA COM UMA FESTA ANOS 80 (DISCO MUSIC).

DESSA FORMA ESTAMOS DISPONIBILIZANDO 02 CORTESIAS PARA TODAS AS ASSOCIAÇÕES FILIADAS A FBrN. 

OS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO com Evandro Cruz pelo WhatsApp somente: 85 98764 1716

(enviado em 12/03/23 via WhatsApp)

Faça parte da NATCop

natcop
natcop.jpg

(enviado em 27/03/23 via WhatsApp)

Tribo NATVale em abril

natvale
natvale.jpg

(enviado em 11/03/23 via WhatsApp)

Feriadão de Páscoa no Clube Rincão Naturista

rincao
rincao.jpg

Obs.: Esta entidade não é filiada à Federação Brasileira de Naturismo

(enviado em 26/03/23 via Whatsapp)

SONATA reelege presidente

sonata

No último dia 12 de março a Sociedade Naturista de Tambaba (SONATA) em Assembleia Ordinária reelegeu Rose Pessoa como presidente da instituição por mais dois anos.

O evento que ocorreu no Território Macuxi contou com a participação de bom número de associados presente.

sonata.jpg

(enviado em 13/03/23 via WhatsApp)

Noite circense no SPNat

spnat

Por Celso Costa

Publicado por Os Naturistas

Neste último final de semana de março naturistas de várias partes do Brasil participaram de mais um evento patrocinado pelo SPNat

Já na sexta-feira eles começaram a chegar possibilitando assim aproveitar o final de tarde se refrescando na piscina, a noite tivemos a já tradicional noite da pizza.

No sábado após o café da  manhã alguns aproveitaram para fazer uma caminhada até a cachoeira outros ficaram curtindo a piscina, no almoço foram 3 opções de cardápio, tradicional, vegano e vegetariano.

 

Na parte da tarde chegaram os artistas circenses e começaram a preparar o cenário para o espetáculo, a cair da noite eles se apresentaram e agradou a todos, os melhores momentos você confere no vídeo abaixo, logo após foi servido aos participantes hot dog, e para

terminar a noite uma seleção de musicas pelo nosso DJ Luiz.

No domingo após o café da manhã. alguns foram caminhas, outros fizeram massagem com o massagista Mitsuo, alias nem sabia que ele era massagista kkkk, outros preferiram curtir a piscina até o almoço onde foi servido vários pratos entre eles um kibe vegano preparado pela tia Célia que estava divino.

 

Após o almoço foi oferecido o bolo com direito a parabéns para os aniversariantes do mês, logo após os participantes começaram a deixar o sitio, participe do próximo encontro do SPNat, clicando aqui.

Acesse o portal OS NATURISTAS e tenha muitas informações sobre o Naturismo do Brasil e do Mundo.

(enviado em 28/03/23 via WhatsApp)

No ar a nova edição do boletim "Naturalmente"

"Naturalmente", o boletim informativo da associação SPNAT está com a edição de fevereiro pronta para leitura após ser feito o download.

A edição de número 34 traz a cobertura completa do evento de janeiro do grupo que escolheu o Mr. e a Miss SPNat 2023, que fez parte das comemorações do décimo segundo aniversário da entidade  naturista.

Também não podia faltar o "parabéns prá você" para os aniversariantes do mês e a aulas de Yoga.

 

A presidente também agradeceu o apoio por sua eleição para mais um mandato à frente da Federação Brasileira de Naturismo e faz um breve relato de que como foi a participação dos paulistanos na décima oitava edição do Congresso Brasileiro de Naturismo, realizado no início do mês de março.

ÉW só clicar sobre a reprodução da primeira página desta edição reproduzida ao lado para fazer o download para seu dispositivo.

naturalmente.jpg

(enviado em 11/03/23 via WhatsApp)

Dia de circo naturista no SPNat

spnat.jpg

SPNat –  25 e 26 de Março/2023
VALORES POR PESSOA PARA O FDS

*Dia de Circo* 🎪

 

O encontro conta com debates e bate-papo sobre o que tem de mais atual no naturismo, teremos também atividades como yoga, vôlei, piscina, trilha e banho de riacho.

Vamos lá pessoal, você vai perder essa? 
 

Comemoraremos o Dia do Circo, 27/03, com muita alegria, venha participar desse maravilhoso encontro.

Sempre com novidades em nossos encontros. 

 

Associados SPNat – aqueles que compraram a associação 2022 do SPNat: Casa= quartos, terraço ou sala de TV: R$ 180,00, Acampado: R$ 165,00 e Day Use - R$ 150,00

 

Federados das associações ligadas a FBrN – que compraram o selo 2022:  Casa= quartos, terraço ou sala de TV: R$ 210,00, Acampado: R$ 185,00 e Day Use: R$ 160,00

 

Não federados e sem vínculo com a FBrN:   Casa= quartos, terraço ou sala de TV: R$ 230,00,  Acampado: R$ R$ 205,00
 

Day use, para passar o dia com direito as refeições: R$ 175,00/pessoa

 

Reservas até 21/03/23, pelo whatsapp 11-98308-6966

(enviado em 8/03/23 via WhatsApp)

registro.gif

3º curta do Projeto Nuvem: SER ELA

natregistro

Já disponível no youtube, o 3º curta do Projeto Nuvem intitulado SER ELA, que foi gravado durante o período pandêmico e aborda sobre os enfretamentos da mulher. Jocélia Carlos está como protagonista do trabalho cinematográfico e além de atuar, compartilha pensamentos e sonoriza algumas cenas. 

 

"Me inscrevi para uma sessão de fotos do Projeto Nuvem e posteriormente, fui convidada para atuar nesse curta. O tema é algo muito pertinente pra mim, por ser mulher e estar numa sociedade como a nossa e assim, topei imediatamente. Viver essa personagem que sou eu, e cada mulher da nossa sociedade, foi extremamente gratificante e importante. Sem contar na aventura, que é fazer cinema com poucos recursos disponíveis, e principalmente por ter a questão da nudez, ainda um forte tabu na sociedade", foram as palavras de Jocélia.

 

Reiges compartilha a satisfação que foi em trabalhar com a artista, devido seu gosto pela arte e feminismo. "Durante a entrevista para o ensaio, conferi seu feed e me deparei com ela em um espetáculo. Nossa, que energia inexplicável! Não me contive, e fiz logo o convite para gravar o 3º curta do Projeto. Quando ela confirmou de forma espontânea, me enchi de alegria. Já durante o ensaio, tive a oportunidade de ouvir sobre sua visão de mundo e ter a certeza, que escolhi a pessoa certa para o trabalho", fala Reiges todo entusiasmado.  

 

SER ELA é um curta diferente, se comparado aos anteriores do Projeto. Uma provocação é feita através da sinopse e se reativa através dos desabafos presentes nas cenas, que também contam com legendas. Em breve, estará disponível pelo Projeto Nuvem, uma nova convocatória para formação de elenco, mas dessa vez, não será para um curta e sim, uma minissérie.

Atenção: a entidade que promove este evento não é filiada à FBrN

(enviado em 1/03/23 via WhatsApp)

historia.gif

UM SONHO DE RAMANAT

nathistoria
corredeiras-do-rio-jaguari.jpg

Corredeiras do rio Jaguari, Extrema - MG

por Nelmo José

Divinópolis MG

THE PARADISE IS HERE! Eu não poderia deixar de começar a escrever esta matéria, exaltando em outro idioma, para que o mundo todo saiba, da existência de um dos lugares mais belo do país, ou talvez, até do planeta, para viver e trabalhar completamente nu, seja aqui...

 

Sim. O PARAÍSO É AQUI! Sob a incrível batuta do saudoso mestre e showman José Antônio Ramalho Corrêa, ou simplesmente, Ramalho (falecido em 2020), o mais belo rincão naturista já existente no Brasil. Encravado como uma joia rara, nas majestosas e sinuosas montanhas de Minas Gerais, um lindo pedacinho de chão, cercado por uma natureza exuberante, num verdadeiro cenário de harmonia e paz

 

ramanat01.jpg

A paisagem do RamaNAT é exuberante

Há 35 verões, assim nascia o Ramanat... no boom do naturismo no brasileiro, de 1988, falando: "Uai, sô!". Comendo pão de queijo, torresmo e tomando uma lambada da mais pura cachacinha mineira. Enquanto o povo brasileiro nem sequer imaginava, o significado da tão sonhada NUDEZ SOCIAL. Com o intuito de abraçar homens e mulheres de todo o Brasil, para vivenciarem as delícias de estar nu! Sob o lema francês: LIBERDADE... IGUALDADE... E FRATERNIDADE... O Ramalho, fez brotar no coração de muitos, o sonho de viver a liberdade e espontaneidade do ser humano, em harmonia com o seu semelhante igualmente nu, junto à Natureza! Algo tão comum na Europa e países mais desenvolvidos. 

 

Com um belíssimo empreendimento em mãos, e sob sol escaldante do Brasil, o visionário Ramalho, fez um belíssimo hotel pra Pelados. Sempre regado ao bom gosto musical de eternas canções de Frank Sinatra, Tony Bennett, Charles Aznavour e outros... com restaurante, salão de jogos, piscina, Chalés de madeira, sauna, campo de futebol society, camping,  lagos... parecia que aquilo ali, nunca iria ter fim. 

 

Então, vieram os Carnavais, os Domingos de Páscoa, as Festas de São João, os Festivais de queijos e vinhos e foundues, os aniversários, as Noites de Pizzas, as Micaretas (os tradicionais carnavais fora de época), os  Halloween's e os Réveillon's... Foram inúmeras festas temáticas que jamais serão esquecidas e que ficaram nos corações e nas mentes de todas as pessoas que por lá passaram.  

 

O Ramanat pipocava de gente pelada por todo canto, com culto ao corpo como uma promessa de lazer em terras tupiniquins, que jamais se viu. Vivia-se ali, sem dúvida, os mais belos e inesquecíveis dias de uma outrora que jamais irá se repetir! O Ramanat vivia os seus áureos tempos de glória! 


Mas, infelizmente, nada dura para sempre, Até que um dia, se deu a

ramalho02.jpg

José Ramalho em Massarandupió, diante da extinta Bat Batidas no início dos anos 2000.

chegada do grupo do mal... Pessoas com a visão torta do que é Naturismo! Chegaram... e transformaram o sonho de um homem bom, num terrível pesadelo, tornando aquele ensolarado e alegre Jardim do Éden, numa sombria e triste Sodoma e Gomorra.

 

Com a promoção de sexo ao ar livre, swing's (troca de casais), orgias intermináveis de dar inveja ao próprio Calígula... fizeram com que pessoas do bem, que gostavam apenas de ficarem nuas na companhia de outras pessoas também nuas, aos poucos se afastassem definitivamente daquele lugar! 

 

Com a decadência eminente, e afundado em dívidas, o que era um paraíso, transformou-se num inferno!

Triste!

 

É lamentável que lugares como esses, fechem as suas portas...
 

É lamentável que a visão estreita do empresariado brasileiro, não enxerguem o potencial turístico e inovador do naturismo... É lamentável que o naturismo brasileiro, seja totalmente ignorado pela autoridades políticas desse país.

 

O Naturismo é um nicho ainda não explorado, com um futuro incrível na geração de empregos, num país tropical, como o nosso. Imagine a criação de Resort, parques temáticos e porque não, dizer também,  condomínios residências inteiros, destinado ao Naturismo. Imagine o impacto social na vida das pessoas próximas e estímulo ao turismo nacional. Porque que ninguém mais pensa assim, meu Deus?

 

Fico por aqui, com o meu sonho e na minha luta solitária de ver o naturismo brasileiro a se erguer novamente!

 

Valeu Ramalho, pela sua contribuição ao Naturismo brasileiro. É uma pena que poucos não a reconheçam e não a entendam!

ramanat02.jpg

Hóspedes sempre elogiaram o local na limpeza e organização.

ramanat03.jpg

A culinária era também um dos pontos fortes do empreendimento

ramalho01.jpg

José Ramalho adorava cantar e tinha uma voz empostada . Durante muitos finais de semana na sua propriedade presenteava os hóspedes com canções bem interpretadas por sua voz privilegiada. 

Chegou a gravar um CD com suas músicas preferidas.

SALVE O NATURISMO BRASILEIRO! 🇧🇷

(enviado em 1/03/23 por Nelmo José)

congrenat-18.gif

XVIII Congresso Brasileiro de Naturismo,
o congresso da fraternidade

congrenat

Por Pedro Ribeiro

A décima oitava edição do congresso Brasileiro de Naturismo ocorreu no município de Guarapari, no estado do Espírito Santo, no sítio Riacho das Pedras, uma propriedade linda, muito bem cuidada e estruturada. Este já foi o cartão de visitas que encheu os olhos daqueles que chegaram para participar do evento na sexta-feira dia 3 de março, a partir das 17 horas. Este dia foi apenas o momento do cadastramento, conhecer os quartos e os companheiros que o compartilharão. A equipe diretora da FBrN recebeu cada congressista que chegava calorosamente. Cada quarto possuía ar condicionado, banheiro privativo e quatro camas, sendo 

Img: Waldo da Mata)

001.jpg

Naturistas saúdam às bandeiras das associações filiadas presentes ao XVIII CongreNAT

três individuais e uma de casal. As cento e cinco pessoas que participaram do CongreNAT foram espalhadas pelas dezenas de quartos disponíveis, todos com vista para a parte interior da propriedade nas suas diversas atrações: lagos com peixes enormes, piscinas, sauna, rio, quadras de esportes, bar, área social e campo.

 

Nesta primeira noite somente tivemos o primeiro jantar programado, self-service, com muita fartura em quantidade e opções, inclusive para vegetarianos. Cada congressista que chegou foi identificado, assinou a lista de presença, respondeu se sua imagem poderia ou não ser divulgada na imprensa e mídias sociais e recebeu uma pulseirinha, além do kit de participação, que era composto por uma pequena mochila de pano, uma tartaruguinha artesanal de pano, um bloquinho de notas e um cantil para água.

 

Muito bate papo, abraços e beijos encerraram a primeira noite.

Img.: Pedro Ribeiro

002.jpg

A abertura oficial do evento foi na manhã de sábado e contou com grande audiência.

Img.: Pedro Ribeiro

003.jpg

A professora Ana Todd reuniu dezenas de naturistas para as aulas de Yoga nas manhãs de sábado e de domingo

O dia seguinte amanheceu lindo, com toda área do sítio iluminada por um sol brilhante. A noite anterior foi fácil de passar por que todos foram embalados pelo ruído constante do riacho que atravessa as pedras e corta ao meio toda a extensão do sítio. O café da manhã foi a primeira atividade programada, que começou pontualmente às 7 da manhã como previsto. Às nove e meia foi a abertura oficial, com um pouco de atraso. Começou com apresentação da atual diretoria e uma homenagem póstuma aos naturistas que faleceram em 2022 e 2023, citando-os nominalmente. Na continuação, destacou a presença de Pedro Ribeiro como um dos mais antigos naturistas brasileiros presentes. Comentou sobre o desarquivamento da Projeto de Lei sobre o Naturismo brasileiro no Senado pelo senador Veneziano, do estado da Paraíba, a pedido da Deputada Federal Laura Carneiro, do Rio de Janeiro, autora do projeto.

 

Logo em seguida, a primeira atividade lúdica foi a aula de Yoga com a professora Ana Todd. Os alunos adoraram, mas acharam os exercícios mais puxados que tradicionalmente têm ocorrido em outros encontros naturistas. Após aproveitar a piscina e os passeios pelas diversas paisagens chegou a hora do almoço, que manteve a tradição da fartura e variedade.

 

À tarde chegou a vez dos debates da moções que foram enviadas por associados e entidades filiadas. As moções pretendem modificar, acrescentar ou extinguir alguma norma prevista no estatuto da federação. Todos os presentes podem participar dos debates, porém somente os dirigentes das instituições filiadas, com suas obrigações estatutárias e federativas em dia podem votar a favor ou contra cada moção. Mas cada dirigente tem um peso maior ou menor na contagem dos votos dependendo da quantidade de associados que compraram selos internacionais de sua instituição. Também votam cada membro dos Conselhos de Ética e Maior, como também a presidente e o vice-presidente da FBrN.

Todas as moções que estavam inscritas foram apresentadas, debatidas e votadas dentro do tempo previsto para isso. Concluído esse trabalho foi sorteado entre os presentes da assembleia um exemplar da edição do livro “Luz Del fuego” de Javier Montes, gentilmente oferecido para este fim por Pedro Ribeiro, com uma dedicatória do autor para o “naturista sortudo”. Na verdade, foi uma sortuda, Paula Silveira, presidente da Federação levou o livro para casa, não sem os apupos da plateia gritando “é marmelada!”

Por volta das 18 horas começou uma belíssima atração musical com um cantor que animou a galera. Pode-se dizer que Anfrísio Lima é um verdadeiro showman, cantando e tocando sua guitarra acompanhada de música eletrônica, que ele mesmo dirigia. O repertório agradou em cheio, transformando o salão de convivência numa verdadeira discoteca. O show foi momentaneamente interrompido para o jantar e retornou com o mesmo vigor. Foi encerrado sob protesto dos dançantes e ouvintes que queriam mais. Na finalização a cantora profissional naturista Eliane Timm, que participava do Congresso com seu marido e filho, deu uma palhinha com duas músicas de seu repertório. Anfríso teve sua primeira experiência com o Naturismo nesta ocasião e não se intimidou. Também tirou as roupas e fez toda sua performance musical de forma naturista.

 

Img.: Pedro Ribeiro

004.jpg

O cantor Anfrísio Lima cantou e encantou os naturistas durante sua performance musical

Mas o som não acabou, pois começou a música eletrônica na área do bar, comandado por um disk-jockey (ainda se fala assim hoje em dia?) contratado pela organização do evento, com um repertório variado e dançante. E foi assim até o início da madrugada.

 

O domingo amanheceu mais um dia lindo. Após o café da manhã começaram as fotos oficiais do evento e as fotos não oficiais dos grupos presentes. Às 10 horas começou a reunião para votação nos candidatos aos cargos eletivos da Federação brasileira de Naturismo. O voto foi feito por cédula onde constavam os nomes de todos os candidatos. Só havia uma chapa que concorria aos cargos de presidente, vice-presidente  e diretor financeiro. Para os cargos de membros do Conselho de Ética havia seis candidatos para três vagas titulares e três suplentes.

Img.: Pedro Ribeiro

005.jpg

A comissão eleitoral dirigiu os trabalhos da eleição de maneira tranquila e eficiente

Na chapa principal, eleita por unanimidade, só houve alteração no nome do vice-presidente em relação ao grupo que dirige a federação atualmente. Sairá do cargo Augusto Mena, do PlanAT (Brasília) e tomará posse José Aragão, da ANACE (Ceará). Continuam nos cargos a presidente Paula Silveira, do SPNat (São Paulo) e o diretor financeiro Celso di Genaro, do SPNat (São Paulo). Os três candidatos mais votados tomarão posse como titulares do novo Conselho de Ética: Roselaine Pessoa, da Sonata (Paraíba), Evandro Cruz, da ANACE (Ceará) e Francisco Lanfredi, do SPNat (São Paulo).


Após o pleito, que correu tranquilamente e logo teve o resultado oficial divulgado, a professora Todd juntou

mais um grupo de alunos para sua aula de Yoga. O sol foi convite para passar o tempo, antes do almoço, nas duas piscinas. Era o momento de trocar contatos e botar muito papo em dia.

 

Após o último almoço as despedidas da maioria dos participantes de um maravilhoso final de semana em um lugar paradisíaco e inesquecível. Todos tiveram que deixar o sítio, mas não foi ainda a última atração do XVIII CongreNAT. No dia seguinte haveria o tão esperado passeio de barco naturista para o mar de Guarapari.

A noite de domingo para segunda-feira foi por conta de cada congressista. Aqueles que ainda permaneceram na região procuraram suas próprias possibilidades de hospedagem na cidade de Guarapari, pois a partir das nove e meia da manhã começou o tão desejado passeio.

 

A empolgação era grande e a ansiedade também. A grande maioria jamais tinha tido uma experiência de navegar inteiramente nu e muitos nem mesmo tinham tido a simples experiência de navegar.

 

A tripulação deu as boas vindas aos 42 privilegiados que puderam, em plena segunda-feira, desfrutar de tamanha aventura. Explicou os itens de segurança e quando usá-los e também, com muito humor e simpatia, explicaram quando seria possível enfim tirarmos as roupas. O comandante foi um senhor de cerca de 80 anos, que se declarou experiente e apto a continuar fazendo aquilo que sempre fez por toda sua vida: conduzir uma embarcação.

 

Img.: Pedro Ribeiro

006.jpg

Antes da partida o capitão deu as instruções de como se portar durante uma navegação em alto-mar. Todos ouviram atentamente.

Porém deu ruim. Após cerca de trinta minutos de navegação o experiente comandante teve um mal estar que o fez passar maus momentos perante o restante da tripulação. Um médico naturista a bordo deu a ele os primeiros socorros. Mas não houve outra solução a não ser a de retornarmos ao ponto de partida para que o comandante pudesse ser atendido adequadamente.

007.jpg

Img.: Pedro Ribeiro

O ponto alto de qualquer passeio de barco é a parada para mergulho, melhor ainda se for sem roupas.

Img: Paula Silveira

008.jpg

O comandante senhor foi substituído por um comandante mais jovem no píer inicial e o passeio reiniciou. Mas este atraso fez com que uns poucos naturistas desistissem. Por causa do atraso ficaram com receio de perder seus horários de voos.

 

Daí  prá frente o passeio seguiu sem novos contratempos. Bem em frente a praia do Morro com um condomínio considerado de alto padrão os naturistas puderam enfim tirar as roupas e aproveitar os mergulhos nas águas azuis esverdeadas do mar de Guarapari. Alguns naturistas também ficaram mareados por causa das ondas, que não estavam tão fortes assim. Muita música, muitas fotos e malabarismos por parte de alguns tripulantes para alcançar o melhor ângulo do grupo. Aqueles que não tiverem coragem de mergulhar em pleno alto-mar tomaram refrescantes banhos de mangueira na proa, ora de água salgada, ora de água doce.

 

Permanecemos naturistas no retorno ao cais de desembarque, até bem próximo do ponto final. Assim se encerrou o XVIII CongreNAT. Mas não para todos, pois uma boa parte dos remanescentes ainda teve fôlego para prosseguir com empolgação até a praia naturista de Barra Seca, 250 quilômetros no sentido norte do estado do Espírito Santo. Passeio que gerou muitas fotos e que findou somente na quinta-feira, 9 de março.

A alegria e a amizade foram as tônicas, não só do passeio naturista de barco, de todo o Congresso.

Veja a programação completa do XVIII CongreNAT

Programação Congrenat 2023

 

03/03/2023 – Sexta-feira

CREDENCIAMENTO : a partir das 17:00 horas

Lista de Presença

Autorização de imagem

Pulseira exclusiva

Kit boas vindas

JANTAR : 20:00 – 21:3 0

 

04/03/2023 - Sábado

CAFÉ DA MANHÃ: 7:30 – 9:00

ABERTURA OFICIAL : 9: 30

YOGA: 10 :00

ALMOÇO: 12:00 – 13:30

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – Moções: 14:00

VOZ E VIOLÃO : Anfrísio Lima – 18:30 – 21:30

JANTAR: 20:00 - 21:30

ANIMAÇÃO: 22:00 - 02:00

 

05/03/2023 - Domingo

CAFÉ DA MAHÃ: 7:30 – 9:00

YOGA: 10:00

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – ELEIÇÕES: 10:00

ALMOÇO: 12:00 – 13:30

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES: 14:00

CKECKOUT até às 17:00

(enviado em 2/03/23 via WhatsApp)

congrenat-18.gif

As imagens dos fatos do XVIII CongreNAT

fatos-fotos

Não existe evento naturista que não produzam belas imagens, sejam do local onde ele foi realizado, sejam dos momentos de confraternização e alegria dos participantes, sejam dos momentos "sérios". E durante o XVIII Congresso Brasileiro de Naturismo não foi diferente.

Veja algumas dessas imagens que refletem o clima e os momentos mágicos e inesquecíveis.

Clique sobre as imagens para carregar as galerias ou ver os vídeos

(Autoria das imagens de diversos colaboradores)

Mergulhando do tobogã (Img: Pedro Ribeiro)

O ponto alto do passeio foi a parada para mergulho nas lindas águas de Guarapari

Veja o vídeo produzido pelo portal "Os Naturistas" aí em baixo.

(enviado em 13/03/23)

entrevista.gif

Paula Silveira: pronta para novo mandato

natentrevista

Por Pedro Ribeiro
Entrevista concedida em 5 de março de 2023

Em entrevista concedida após sua reeleição como presidente à frente da Federação Brasileira de Naturismo, Paula Silveira mostra-se muito feliz com o resultado dessa eleição e tem planos para o novo mandato que se inicia em 1 de abril.

 

"O XVIII CongreNAT atingiu todos os objetivos. As eleições as moções, que foram apresentadas e debatidas de forma bem fluida.

Foram cento e cinco pessoas efetivamente participando do evento, mas não foi o CongreNAt com maior número de participantes.

 

Mesmo com número tão grande de participantes tudo correu muito bem. Não houve qualquer conflito, tudo seguiu muito fraternal e respeitoso."

 

Paula destacou o local que foi escolhido para este evento: "O sítio Riacho das Pedras agradou em cheio os participantes do evento e o dono do sítio foi muito cordial e aberto com a gente. Acredito que poderá haver novos eventos da federação aqui.

038.jpg

Paula Silveira em momento descontraído durante o passeio de barco naturista em Guarapari

O dono atendeu todos nossos pedidos, ele é bem tranquilo, também a equipe dele. Acredito que aqui seja mais um espaço aberto para os naturistas."

Sobre sua gestão que termina por ora em 31 de março e sobre a desfiliação de algumas associações naturistas ela declarou: "Eu avalio que foi de muito trabalho. E também com muitos desafios, pois muita coisa diferente, fora da rotina, aconteceu durante minha gestão: pandemia, assembleias virtuais... Foi muito desafiador, mas também foi muito proveitoso.

 

Durante minha gestão algumas associações saíram (se desfiliaram) da FBrN, por causa de regras jurídicas, a digitalização dos processos acabou provocando isso acontecer. Mas ao mesmo tempo houve um número muito maior de naturistas procurando nossas associações.

Também a mídia não naturista, esteve procurando muito, principalmente as mídias internacionais."

010.jpg

A diretoria eleita posa para foto

As esperanças se renovam com nova gestão: "Minha pretensão para essa nova gestão que vai começar no dia 1 de abril é de ter mais associações por todo o Brasil. Infelizmente a gente não tem ainda associações formadas em todos os estados brasileiros.

 

Abrir novas frentes de associações, novos espaços naturistas, é uma de nossas pretensões.

Destaco até que tivemos até a presença de pessoas de outros estados brasileiros analisando a possibilidade de abrir, já levando a experiência daquilo que aprendeu aqui"

 

Sobre a Lei do naturismo que voltou para a pauta do Senado Federal, Paula diz que é um "sonho que vamos tentar." 

Sobre a questão da praia de Tambaba ela lamenta: "Não acho que em dois anos as questões de Tambaba: regularização do terreno, pousada Vilamor, conflito com indígenas... aliás sobre esta último item, isto está muito confuso, os indígenas já fizeram a requisição das terras, então não sei o que poderá acontecer.

 

Vamos ter que analisar se as nossas terras são terras indígenas e aí vamos acabar por perdê-las."

(enviado em 21/03/23 por Pedro Ribeiro)

natmidia.gif

Nudelot: Edição de março de 2023

natmidia

Está no ar a edição de Março da revista eletrônica Nudelot, editada pela Apanna (Asociación para el Nudismo Naturista Argentino) traz mais de uma dezena de artigos de muito interesse para o naturista de toda parte do mundo. Redigido em espanhol, não apresenta grande dificuldade para a compreensão do leitor brasileiro, que também poderá se utilizar do tradutor de seu navegador de Internet.

Autoestima

"Body Shaming"

Um dos objetivos do nudismo é estimular o auto-respeito, como forma de atingir a autoestima e superar o chamado Body Shaming, que consiste em ter vergonha do próprio corpo, porque os outros fazem você se sentir mal com isso.

Dia dos Namorados
casamentos nudistas

Eles são realizados na reserva nudo-naturista Cordovesa Yatan Rumi, todo dia 14 de fevereiro. Casamentos sem roupa para comemorar o dia dos namorados.

nudelot.jpg

Crônica dos viajantes
Naturismo no sudoeste da França

por nick&lins

Uma road trip pelo sudoeste de França, desde a costa atlântica até ao sopé das montanhas dos Pirenéus. Ao longo do percurso, seis balneários naturistas. Todos muito diferentes e ao mesmo tempo muito parecidos.

Entrevistas
8 de março - Dia Internacional da Mulher

nudelot03.jpg

Espaço ClaNAT
Guia prático para constituir um grupo nudista

Um dos objetivos fundamentais da CLANAT é promover a criação de grupos, associações e federações nudistas em toda a América Latina, incentivando atividades nudistas de caráter cultural, social, artístico, recreativo, turístico e esportivo e, ao mesmo tempo, promovendo o turismo e a participação nudista novas gerações de jovens para continuar seu trabalho.

Festival Nudista de Zipolite 2023

Uma das razões pelas quais Zipolite se tornou um destino de férias muito popular para nudistas é por 

causa de seu “Festival Nudista Zipolite” anual. O que começou como uma reunião da Federação Mexicana de Nudismo rapidamente se tornou um festival de nudismo mundialmente famoso, atraindo convidados de todo o mundo. Esta praia pertence ao município de San Pedro Pochutla e está localizada a poucos quilômetros de Puerto Ángel.

Fotos de pessoas nuas

por Florença Brenner

Um tema muito discutido no meio naturista, sobretudo nas redes sociais, é quais são as pautas que nos permitem considerar que uma fotografia é nudista, ou pornográfica, erótica ou provocativa. Em primeiro lugar, devemos ter em mente que a "eroticidade" depende da percepção do espectador e que a pornografia é antes uma imagem objetiva que não coincide com os princípios de nossa formação cultural. Qual o critério, então, para reconhecer uma foto de pessoa nua adequada para postagem nas redes?

Galeria de Arte
Obras de Artista Desconhecido
As imagens representam as vibrações constantes de energia no organismo humano.
Tudo o que existe no universo, seja visível ou invisível, consiste em pura energia e existe como uma frequência ou padrão vibratório. Portanto, átomos, partículas subatômicas e moléculas vibram: "Tudo na vida é vibração" (Einstein).

Nudelot Literário
“NAKED AT LUNCH - O NUDISTA RELUTANTE”

O escritor Mark Haskell Smith mergulha no mundo nudista para descobrir como tudo começou e se ele está perdendo. Parte história cultural, parte jornalismo participativo totalmente frontal, Haskell Smith tira publicamente as calças pela primeira vez em Palm Springs, caminha nu nos Alpes suíços e viaja para o maior resort de nudismo do

nudelot02.jpg

mundo, um paraíso para hedonistas no sul da França.

Ambiente

moda circular

O modelo de moda circular aplica os princípios da economia circular, apostando na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente. A moda circular é um conceito que nos permite nos aproximar do cuidado com o meio ambiente e da sustentabilidade. É, entre outras coisas, poder dar uma segunda chance a roupas e acessórios. Também visa uma técnica de produção mais sustentável.

Nudismo familiar

Como os naturistas sabem, sexo e nudez não são a mesma coisa. Muitas famílias estão abandonando os tabus sociais e praticando a nudez saudável e descontraída na privacidade de suas casas, sentindo que isso promove uma compreensão holística do corpo humano como ele é, não como é sexualizado na mídia. Este artigo foi criado para ajudá-lo a aprender como praticar a nudez confortavelmente em sua família e decidir se é certo para você.

Nudismo Retrô

Nudismo purificador

O professor Capo costumava dizer: "Vamos fazer um pouco de esforço e sermos puros." E quando se referia à pureza, não se referia apenas à saúde do corpo, mas também do espírito e da mente.

nudelot01.jpg

Nudismo na Alemanha

Atualmente os clubes de nudismo do país estão ficando sem membros. Os alemães naturistas podem ser extintos em breve.

A Foto Selecionada

Karin Rosenthal

Humor Nudista

Personagens de Nudelot
Ovidius

Perisolus, o Eremita, caminhou pelas ruas estreitas de Nudelot pregando suas teorias sobre a vida. Todos o ouviam como um louco, embora suas palavras fossem sábias:...

(enviado em 17/03/23 por InfoApanna)

sociedade.gif

Liderança Feminina No Naturismo:
Como se organizam as Comunidades Naturistas

sociedade

Cristiane Pires, líder da NATIbiúna concede entrevista falando sobre o papel da liderança feminina no Naturismo brasileiro. O vídeo está disponível no YouTube, como tem restrição de idade somente poderá ser assistido ná pagina do portal pelo link https://youtu.be/Sfpjiv3_7gU

cris.jpg

(enviado em 01/03/23 via WhatsApp)

nud_socied.gif

Professora é demitida após aula sobre Michelangelo que foi considerada 'pornografia'

professora

Obra foi considerada 'pornográfica' por pais de alunos da turma, uma vez que possui representações detalhadas do corpo humano

Hope Carrasquilla, diretora da Tallahassee Classical School, na Flórida (EUA), afirmou ter perdido seu emprego após ensinar seus alunos sobre arte renascentista. Carrasquilla, que assumiu o cargo há menos de um ano, anunciou sua demissão durante uma reunião de emergência do conselho escolar na segunda-feira (22), segundo o jornal Tallahassee Democrat.

De acordo com a publicação, Carrasquilla teria sido informada pelo presidente do conselho escolar, Barney Bishop, que deveria pedir demissão ou seria demitida, mas não recebeu explicação sobre o motivo. A diretora acredita que a questão esteja relacionada à estátua de Davi, de Michelangelo, uma obra considerada referência na arte renascentista.

Img.: Livioandronico2013 - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45536718

Michelangelo's_David_2015.jpg

(enviado em 23/03/22 via WhatsApp)

Nude Car Show: nesse encontro de carros antigos só entra quem estiver pelado!

nudecar
nudecar01.jpg

Não é fake News! Evento acontece há 33 anos no estado norte-americano de Wisconsin

 

Acredite se quiser! Acontece há 33 anos na pequena cidade e Cambridge, no estado norte- americano do Wisconsin o Nude Car Show. Neste encontro de carros antigos organizado pelo clube de nudismo Valley View Recreation Club só entra quem estiver completamente nu!

 

Esse ano o evento "sui generis" será realizado de 10 a 13 de agosto. Além da exposição de veículos clássicos, contará com uma programação variada comum a qualquer evento do gênero (só que tudo sem roupa), incluindo karaokê na primeira noite, três refeições diárias, rifa e sorteio e até cerimônia de premiação e desfile dos carros. De acordo com o clube organizador, no ano passado o Nude Car Show contou com a participação de 200 pessoas.

 

No site do Valley View Recreation Club é possível conferir toda a sua programação de eventos anuais naturistas, incluindo trilha e acampamento na mata, torneios de vôlei, bingos, carteados e até degustação de vinhos.

(enviado em 21/03/23 por Airam Santos via WhatsApp)

Pedalada Pelada no Rio de Janeiro foi tranquila

pedalada-rj

Ciclistas protestam nus no Rio de Janeiro contra violência no trânsito. O grupo pedalou sem roupa pelas ruas da cidade.

Assista o vídeo original no YouTube

( a conversão do vídeo acima foi feita por Markut)

INDECENTE É A VIOLÊNCIA!

No dia 17 de março, em frente do cinema Odeon, na tradicional Cinelândia, centro da cidade do Rio de Janeiro, dezenas de ciclistas se concentraram para participarem de mais uma edição nacional do World Naked Bike Ride, a Pedalada Pelada na versão brasileira. A nudez não foi obrigatória. Os participantes puderam usar a quantidade de roupas com as quais se sentissem confortáveis.

 

Diferente do que aconteceu em São Paulo na semana anterior (leia matéria abaixo), esta pedalada foi sob uma noite quente e estrelada e transcorreu até seu encerramento, na praia Vermelha, no bairro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, sem qualquer registro de violência por parte de motoristas, transeuntes ou de espectadores.


O motivo deste protesto segundo a organização do evento é que "a violência foi banalizada enquanto nossos corpos sofrem cada dia mais repressão. Um corpo nu na rua causa mais indignação do que um corpo inerte tingindo de vermelho o asfalto depois de um atropelamento.

 

Cem corpos nus na rua causam mais revolta do que cem corpos negros assassinados nas favelas. Essa lógica está errada, e esse é apenas um dos motivos que nos levam a tirar a roupa neste protesto."

 

"O corpo aqui é usado para buscar mais visibilidade nesse trânsito indecente! Queremos mostrar o quanto somos frágeis já que nós não possuímos carenagem. Qualquer veículo movido à propulsão humana é bem-vindo."

(enviado em 20/03/23 via WhatsApp)

Ciclistas pedalam nus sob chuva na Avenida Paulista para protestar contra a violência no trânsito

Infelizmente houve violência por outra motivação

pedalada-sp

No sábado (11 de março) dezenas de ciclistas se reuniram na Praça do Ciclista em plena Avenida Paulista, coração de São Paulo, para protestar contra a violência no trânsito contra os usuários da bicicleta. O diferencial é que, quem quisesse, poderia até pedalar nu, forma de chamara atenção das pessoas para o  evento. 

Juntaram-se ao ciclistas alguns naturistas, a maioria destes filiados ao SPNat e alguns poucos até de fora do estado.

Organizadores do evento produzem vídeo explicando a manisfestação 

Os naturistas tiveram seus corpos pintados pela presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Paula Silveira, que não anda de bicicleta, mas prestigia o evento na concentração.

Este evento, já na sua décima edição, conta com apoio da autoridades de segurança pública, que disponibiliza escolta policial por todo o percurso. Os ciclistas nus ou vestidos seguiram pelas ruas sem problemas, ora recebendo aplausos de apoio , ora recebendo olhares de espanto, como era de se esperar. Neste ano ele deveria ter terminado no Largo da Batata, mas na hora a liderança decidiu prosseguir na aventura sem a escolta policial prosseguindo mais adiante.

Esta mudança acabou causando consequências desagradáveis. Alguns ciclistas foram espancados por

pedalada01.jpg

Naturistas participaram do evento em São Paulo

um grupo de pessoas quando passavam por um lugar "barra pesada", segundo Victor, naturista mineiro, que participou pela primeira vez do evento e foi uma das vítimas da violência.

 

"Alegaram atentado ao pudor" conta Victot em detalhes ao jornal OLHO NU todo o drama desse final lamentável. "Começaram perseguindo o Luiz Antônio Abundância (outo naturista) que estava totalmente pelado ainda na área deles. Depois vieram em mim e em outros dois que estávamos sem camisas alegando que éramos safados depravados. Pelo que sei, dois que estavam só de cueca escaparam da pancadaria. Quando vieram em mim saí em luta corporal."

pedalada03.jpg

Victor registrou o momento após a agressão e os hematomas pelo corpo

"Juntaram, me derrubaram e iam me espancar. Me agarrei em um e usei como escudo. Mesmo assim ainda tomei uns socos e chutes. Eram muitos. Se não tivessem juntado estaríamos mais equilibrados. Até que (se cansaram) de mim passaram aos outros dois que já mencionei."

 

"Eu fiquei com meu celular na mão para não me roubarem. Eu só perdia ele quebrando na cabeça de um. Começaram com algo que parecia um pau na mão. Usei minha bicicleta para me defender. Chutaram e destruíram a  transmissão da minha bicicleta."

 

"Ao sairmos de lá, o pessoal estava perdido. O metrô já estava fechado. Aberto somente para saída de

passageiros. Precisava voltar para meu carro que ficou perto da Praça do Ciclista. Estávamos a 4,5 Km de lá."

 

É a primeira vez que houve notícias deste tipo na Bicicletada Pelada.

(enviado em 14/03/23 por Pedro Ribeiro)

varie.gif

Lançado no Rio de Janeiro nova obra com a história de Luz del Fuego

variedades

De autoria do espanhol Javier Montes e tradução de Silvia Massimimi Felix, um novo livro com a história da vida de Luz del Fuego foi lançado no dia primeiro de março, dia do aniversário da cidade do Rio de Janeiro

Texto e imagens: Pedro Ribeiro

livro02.jpg

Javier Montes, escritor espanhol, dá palestra no lançamento de seu livro "Luz del Fuego" cercado por mediadores convidados.

Em plena calçada da icônica rua Maria Angélica, no bairro do Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro, o escritor espanhol Javier Montes lançou a inédita versão brasileira de seu livro "Luz del Fuego", exatamente no dia em que a Cidade Maravilhosa completou 458 anos de fundação.

Dezenas de pessoas compareceram ao evento em frente à livraria Janela, uma das raras lojas de rua desta setor cultural e econômico. Uma palestra que contou com depoimento do autor e de dois convidados, que destacaram partes da obra, foi ouvida atentamente pela plateia que aplaudiu entusiasticamente ao término.

Em seguida uma longa fila se formou para receber o autógrafo do autor nos livros que acabaram de ser adquiridos na livraria. 

Javier define sua obra como uma biografia romanceada, ou sejam, a história baseada em fatos reais recebeu momentos ficcionais para compor uma narrativa atraente. 

 

Em conversa comigo, Javier contou que seu interesse pela história de Luz del Fuego deveu-se ao acaso, nas suas visitas passadas e constantes ao Brasil, quando

livro01.jpg

Dezenas de pessoas participaram do evento em plena calçada de uma rua do Rio de Janeiro

foi para Paquetá e na barca ouviu os comentários entusiasmados sobre a "bailarina do povo", oriundas de conversas entre os passageiros. Aliado a isso, encontrou farto material no jornal OLHO NU, que é compartilhado de forma universal e gratuita, despertando ainda mais seu interesse.

Foi no jornal OLHO NU que teve acesso a textos de Paulo Pereira, jornalista estudioso do Naturismo Brasileiro,  que também o ajudaram a orientar seu trabalho. Aliás, Paulo Pereira é citado na atual edição.

Sobre a obra reproduzimos a segui o texto de divulgação: "Entre o final dos anos 1940 e a primeira metade dos anos 1950, o Rio de Janeiro era a capital do Carnaval no Brasil. Os salões eram frequentados pela nata da sociedade, por estrelas de Hollywood e por todos aqueles que queriam se entregar ao profano sob o reinado de Momo. Mas ninguém superava uma figura: Luz del Fuego.

O alter ego de Dora Vivacqua, uma moça nascida na provinciana Cachoeiro de Itapemirim (ES), era, sem sombra de dúvidas, a presença mais aguardada na entrada dos grandes bailes da época. Nem as maiores personalidades estrangeiras, nem os políticos poderosos ou socialites que estampavam as colunas sociais da época superavam a apoteose que era a aparição de Luz del Fuego, seminua, envolta por uma cobra.

Figura mítica, atriz do teatro de revista, modelo e ativista avant la lettre, ela superou barreiras e enfrentou o conservadorismo brasileiro em prol da liberdade do seu corpo e de sua arte. “Por que não simplificar as leis para aproveitar melhor o
s pequenos grandes prazeres que nos são concedidos a muito curto prazo? Para a fome, temos o pão; para a sede, a água; para a imoralidade, a nudez.” Com essas palavras, Luz del Fuego alçou voos inimagináveis e chegou aonde sempre quis estar: no topo.

luz.jpg

E como se a subversão do corpo já não fosse uma grande luta, Luz del Fuego também rompeu outras barreiras: criou a primeira comunidade naturista brasileira, conhecida como ilha do Sol; montou um partido político; viveu abertamente a sua pansexualidade e defendeu o que hoje chamamos de direitos lgbtqia+ e as causas ambientais.Neste livro, Javier Montes narra, com o tanto de ficção que Del Fuego merece, a vida dessa personagem ímpar de nossa história. Como disse Rita Cadillac no texto de orelha do livro: “Que toda mulher possa ter um pouquinho da alma de Luz del Fuego, que lutou com determinação e garra por aquilo que acreditava, que nunca se dobrou a qualquer mando masculino”."

Venda no site da editora Fósforo: https://bit.ly/3H5p5UF
Tradução de Silvia Massimini Felix

(enviado em 1/03/23 via WhatsApp)

empreend.gif

Hostel El Refugio - a nova pousada naturista
de Minas Gerais

empreendimento

Por Pedro Ribeiro

Cleide Carvalho e Marcos Cabrera, casal naturista moradores de Minas Gerais, aposentados, com muito tempo disponível, estão pensando em fazer novos amigos naturistas. E a melhor maneira que encontraram para realizar esta meta é hospedar alguns. Então mãos à obra e já estão construindo no estado natal de Cleide, na região conhecida como Serra do Cipó, um hostel para abrigar até oito naturistas de cada vez. “Nós temos lá um sitiozinho, uma propriedade pequena, mas muito gostosinho” conta Cleide, em conversa com o jornal OLHO NU durante o XVIII CongreNAT realizado em Guarapari no início de março de 2023. E continua “pensamos em transformá-lo em um local para os amigos naturistas terem mais um cantinho para ir, pode ser durante a semana – às vezes a pessoa está nervosa, está irritada – estamos lá, para receber de braços abertos.”

Img.: Pedro Ribeiro

cleide-marcos.jpg

A mineira Cleide e o uruguaio Marcos estão com um novo empreendimento naturista engatilhado.

Cleide garante que as taxas cobradas serão bem menores que as cobradas por uma pousada.

 

A Serra do Cipó fica a 100 quilômetros de Belo Horizonte, a 60 quilômetros do aeroporto de Confins. Um local cercado por cachoeiras, vegetação exuberante e muitos pássaros. O nome do hostel é “El Refugio”, dado por Marcos, uruguaio de nascimento, em referência a uma pousada existente na praia naturista de Chihuhaua, em seu país natal. “É realmente um refúgio, um local para passar longe do estresse das cidades” comenta Cleide.

“Se alguém for a partir (do aeroporto) de Confins, vamos buscar, como amigos, com maior tranquilidade” promete. A região tem apenas uma linha de ônibus. “É uma roça – uma rocinha”. Para ir o ônibus, depois de passar por Belo Horizonte, passa pelo aeroporto de Confins, atravessa a Lagoa Santa em direção a Serra do Cipó. A estrada é de asfalto muito bom. “Para chegar no local, como sempre, o naturista sofre..., nós temos uma estrada de terra. São 11 quilômetros, mas dá para chegar, mesmo quando está chovendo, pois é muito cascalho, então o carro não atola, mas chegando lá, vale a pena” garante.

 

O albergue está com obras adiantadas. Os três quartos já estão prontos, um deles é suíte e os outros dois são semi-suítes. A piscina é aquecida. Tem uma sauna, salão de jogos que está em fase de acabamento, que terá uma televisão, um sofá para descansar e uma vista muito boa da Serra. Ainda está faltando construir a cozinha, onde cada um poderá preparar sua comida, poderá fazer churrasco. “É aquela coisa, é como você estivesse em sua casa” reforça Marcos. Após as obras estiverem prontas será vez de o paisagismo ser realizado. “ A gente quer que as pessoas cheguem e encham os olhos”

 

A intenção é aproveitar do local naturista como ponto de apoio para conhecer a beleza dos arredores, que são muito procurados por turistas mineiros e de todo o país. Tudo poderá ser aproveitado a partir de agosto, garante o casal.

 

Cleide falou que por enquanto não há intenção de ampliar o tamanho da propriedade “primeiro vamos ver como tudo vai funcionar e como será a aceitação das pessoas, o que nossos amigos vão achar. Vamos aceitar sugestões”

 

Cleide reforçou que o local é essencialmente naturista. “Vamos seguir as regras da Federação (Brasileira de Naturismo). Ela diz que neste primeiro momento não vai se filiar à FBrN, mas em breve esta será a meta. “Queremos sempre que a Federação esteja de nosso lado”.

 

Cleide é mineira de Belo Horizonte. Marcos é uruguaio de Montevidéu e está no Brasil há oito anos. Embora ele ainda não fale o português sem sotaque, considera que sua alma já é brasileira- “Ela (a alma) é mais brasileira do que a de muito brasileiro” entrega a esposa.

 

A propriedade de Cleide e Marcos será uma das poucas opções de Naturismo no grande e carente estado de Minas Gerais.  Quem sabe alguma associação naturista não realize um evento por lá? Fica no ar a pergunta.

 

Entre em contato somente por whatsapp 31 99972 8517

(enviado em 23/03/23 por Pedro Ribeiro)

cultura.gif

Atriz e naturista Márcia Mística estrela filme nos cinemas

natcultura

No dia 25 de março (sábado) o filme ZUMBI QUILOMBO DOS PALMARES será lançado no Rio de Janeiro nacionalmente, na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), às 19 h 30 m, seguido por um coquetel após a exibição.  O filme já teve uma pré-estreia na cidade de São Paulo no final do ano passado. Depois do Rio ele será lançado em outras cidades  e também fora do Brasil na África, Espanha e Portugal.

Esta produção nacional conta com a participação da atriz naturista Márcia Mística, conhecida no mundo naturista por promover eventos especiais direcionados para o público naturista e participar de vários eventos em vários pontos do país.

São seis histórias com uma pitada de ficção que contam a passagem de vida no período Brasil Colonial. É uma obra histórica cultural.  São elas Chica da Silva. Navio negreiro, Isalu, a escrava cobiçada ,  Zumbi dos Palmares, Escrava Bartira e o Prologo. 

 

Márcia incorporou três personagens em histórias diferentes. São eles:

India -  Luz
Negra - Negra Sol
Freira -Maria Joana .

Vamos todos prestigiar.

marcia.jpg

(enviado em 9/03/23 via WhatsApp)

passeio.gif

Vivência cultural na aldeia LAHATUA

passeio
ecomar01.jpg

(enviado em 23/03/23 via WhatsApp)

EtnoTurismo na Aldeia LAHATUA

eco01.jpg

(enviado em 20/03/23 via WhatsApp)

ecologo1.gif
bottom of page