nov21-252 | Jornalolhonu
top of page
logob10a.gif

Edição nº 252 - Novembro de 2021 - ano XXII

Matérias inseridas no portal do jornal OLHO NU no mês de novembro de 2021 na íntegra.

noticia.gif

Filme com naturista conhecida estreia no Brasil

No dia 16 de dezembro o filme ZUMBI QUILOMBO DOS PALMARES será lançado nacionalmente para o Brasil e o mundo, começando pelas cidades de Maceió, estado de Alagoas, Teotônio Vilela, também em Alagoas, Monte Horebe na Paraíba, Jijoca no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Inicialmente fora do Brasil será lançado na África, Espanha e Portugal.

Esta produção nacional conta com a participação da atriz naturista Márcia Mística, conhecida no mundo naturista por promover eventos especiais direcionados para o público naturista e participar de vários eventos em vários pontos do país.

São seis histórias com uma pitada de ficção que contam a passagem de vida no período Brasil Colonial. É uma obra histórica cultural.  São elas Chica da Silva. Navio negreiro, Isalu, a escrava cobiçada ,  Zumbi dos Palmares, Escrava Bartira e o Prologo. 

 

Márcia incoporou três personagens em histórias diferentes. São eles:

India -  Luz
Negra - Negra Sol
Freira -Maria Joana .

 

Márcia lamenta que não conseguiu mobilizar seus amigos para ajudar financeiramente na produção, que acabou sendo realizada com recursos muito baixos. "É cinema independente", alerta.

Apesar de todas as dificuldades será lançado em primeira mão em Maceió.

marcia.jpg
marcia01.jpg
marcia02.jpg
marcia03.jpg

Márcia Mística nos figurinos das três personagens que viveu no filme. À direita na primeira imagem e à esquerda na terceira.

Leia mais sobre atividades de Márcia Mística em:
Jornal Olho nu - edição N°195 - fevereiro de 2017

http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_195/congrenat.html 

Jornal Olho nu - edição N°234 - maio de 2020

(enviado em 5/11/21 via Whatsapp)

fbrn2.gif

FBrN vai à Bahia

Uma comitiva da Federação Brasileira de Naturismo visitou as três entidades naturistas filiadas à Federação no estado da Bahia, reunindo-se com os dirigentes para ouvir as questões que precisam ser resolvidas, assim como sugestões e opiniões.

fbrn05.jpg
fbrn03.jpg
fbrn01.jpg
fbrn06.jpg
fbrn04.jpg
fbrn02.jpg

A equipe reuniu-se com dirigentes do ecoparque da Mata, da Ecovila da Mata e da Associação Massarandupiana de Naturismo. Para este foi entregue o certicado de entidade naturista 2021 da praia de Massrandupió.

Aproveitaram também para desfrutar das atrações dos locais, como o lago do Ecoparque e da belíssima parai de Massarandupió.

(enviado em 15/11/21 via whatsapp)

Nova campanha da FBrN:
cuidados com o câncer de próstata

A Federação Brasileira de Naturismo, em apoio à campanha nacional contra o câncer de próstata, a qual ocorre todo ano no mês de novembro, lança sua própria campanha alertando os naturistas para cuidarem de suas própria saúdes.

campanha.jpg

(enviado em 1/11/21 via Whatsapp)

clanud.gif

Assine a petição

A Playa naturista Chihuahua no Uruguai precisa de ajuda. Não autorizem o crime ecológico nas marinas de Chiuahua. Clique no link abaixo e deixe sua ajuda:

https://www.change.org/SalvemosLaPlayaChihuahua

(enviado em 12/11/21 via whatsapp)

Soy nudista pero no soy...

Federação mexicana de Naturismo preparou e divulga vídeo que mostra que os praticantes do nudismo são pessoas normais e comuns como quaisquer outras. Ligue o som do vídeo.

(enviado em 9/11/21 via Whatasapp)

midia.gif

Pelados no Brasil: turismo naturista tem tours de barco e pacotes de viagem

André Aran

Colaboração para Nossa,

do Rio de Janeiro

13/11/2021

Matéria do portal UOL na seção Nossa Viagem apresenta matéria sobre atividades naturistas "avulsas" promovidas por entidades parceiras ou simpatizantes  ao Naturismo

marcia-mistica.jpg

O repórter André Ara, fez matéria para o Portal Uol relatando como foi o Encontro em Paraty, realizado por Márcia Assumpção, a conhecida Márcia Mística dos meios naturistas, em meados do mês de outubro passado. Entrevistas com  Márcia e com alguns pasrticpantes do evento que, além de terfechado uma pousada para a prática do natruismo, também houve um passeio de barco pela baía de Paraty.

 

Na continuação da matéria outro focalizado foi Neucedir Valério, que organiza passeios e excursões para locias inusitados do Brasil, onde pode-se paraticar o Naturiismo: passeio pelo Rio Amazonas ou vivência em tribos indígenas do Xingú.

 

Concluindo a matéria foi a vez de Éder Ferreira que loteou sua fazenda para fazer um condomínio naturista.

 

Leia a matéria completa clicando aqui: https://www.uol.com.br

 

(enviado em 13/11/21 via Whatsapp)

Os alemães que venceram queda de braço com regime comunista pelo direito de ficar nus

'Havia policiais patrulhando as praias e tentando fazer as pessoas colocarem suas roupas de volta', conta historiadora

Também publicado no portal UOL, mas matéria de origem da BBC Brasil, ela conta o fato histórico quando os naturistas desafiaram o regime comunista da finada Alemanha Oriental para terem o direito de continuar praticando o nudismo nas praias daquele país.

O jornalista Mike Lanchin, do programa de rádio Witness, da BBC, foi atrás das origens desse costume e mostra como os alemães desafiaram as autoridades comunistas pelo direito de pegar sol como vieram ao mundo, na costa do Mar Báltico. 

 

Veja a matéria completa em https://noticias.uol.com.br

(enviado em13/11/21 via whatsapp)

materia-bbc-nudismo.jpg

Imagem: Sean Gallup/Getty Images

esporte.gif

Corrida Nudista na Argentina

Foi realizada na província de Córdoba, na Argentina, a nova edição do Cross Nudista, na Reserva Naturista Yatan Rumi. Dia 5 de dezembro de 2021. Leia a matéria sobre este evento publicada no na página da Reserva Yatan Rumi. 

cross.jpg

Leia a matéria sobre esta competição que já se tornou tradicional neste ponto da Argentina, realizada desde 2005. O jornal Via País publicou um chamamento para esta competição. Leia aqui.

(enviado em 29/11/21 via Whatsapp)

turismo.gif

Conheça o Clube Rincão Naturista
na visão de Ain e Gonzalo 

O novo vídeo divulgado pelo casal argentino, que viaja por todo o Brasil de Kombi, mostra paisagens e as atrações do Clube Rincão naturista, na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo.

Visite sua página no YouTube: Sendo Viajeros e inscrevam-se

(enviado em 17/11/21 via whatsapp)

associa.gif
planat.jpg

Em Assembleia Geral realizada no dia 12 de dezembro de 2021, no Clube Cascatas, a chapa (única) Naturalmente foi eleita por unanimidade com 25 votos (60% dos aptos a votar).
 

A diretoria eleita comandará o Planat nos próximos 2 anos, 2022 e 2023.
 

A posse do Conselho de Diretores acontecerá em fevereiro/22, 1° encontro do ano.
 

Chapa Naturalmente
Presidente: IRENE
Vice-Presidente: VARETA
Primeiro Secretário: Jaime
Segundo Secretária: Maria
Primeiro Tesoureiro: Augusto
Segundo Tesoureiro: Elgin

(enviado em 13/12/21 via Whatasapp)

planat09.jpg
planat07.jpg
planat08.jpg

(enviado em 24/11/21 via whatsapp)

Festa Hallowen no PlaNAT - a resenha

Entre os dias 5 e 07 de novembro recebemos a visita de 50 pessoas; dessas, 38 hospedadas de sexta a domingo e as demais usaram o Day Use. O destaque para a presença de 6 naturistas dos estados: Amazonas, Rondônia e Minas Gerais.
 

√ Todos os participantes puderam levar para casa uma lembrança do PLANAT, um copo (500ml) com a marca do evento e as logos da INF e FBrN.
 

A noite de sexta foi animada por 'voz e violão' do Malter (MG). Irene, mais uma vez, preparou e serviu um delicioso Arroz de Carreteiro aos presentes.
 

O sábado, de muito sol e temperatura alta, começou com o café da manhã coletivo iniciado às 08 horas. No cardápio, destaque p/ o bolo de aipim levado pelo companheiro Vareta, a tapioca da Ivanice e o cuscuz de milho acompanhado por ovos fritos, da Lúcia. 

planat01.jpg
planat03.jpg
planat02.jpg
planat04.jpg

Uma vez de bucho cheio, muitos se aventuraram na trilha da 2a cachoeira e os menos dispostos preferiram a piscina aquecida. 
 

No almoço, o já tradicional churras coletivo dessa vez comandado pelo companheiro CID e assessorado pelo Chicão. No preparo das comidas as voluntárias foram: Aninha, Maria, Lúcia, Anaide e Irene. Como de praxe, a Presidente sorteou vários brindes entre os associados.
 

Às 16h40, Irene iniciou a decoração do salão com a ajuda valiosa de vários voluntários. Foram usados: escada, barbante, fita adesiva, grampeador e muita disposição durante 90 minutos de trabalho. O resultado nota 1000 todos puderam ver após o jantar: pizza.

A noite de Halloween, com música ao vivo, foi animada por Felipe Rodrigues, cantor residente do

Planat. A grande maioria dos presentes estava fantasiada, o que abrilhantou a festa ainda mais. Os vencedores do concurso de fantasia foram Abóbora (Poline) e Dominatrix e seu Pet (Enilson e Nelson), que receberam brindes. A música ao vivo rolou até próximo das 02h00.

Domingo se apresentou nublado e chuvoso no início da manhã, depois o tempo firmou. Após o café da manhã, todos puderam caminhar na trilha e curtir as piscinas natural e aquecida. Antes disso, vários voluntários ajudaram na retirada cuidadosa

planat05.jpg

da decoração que foi cuidadosamente embalada p/ o próximo ano.
 

A churrasqueira no churras do almoço foi comandada, mais uma vez, pelo CID. Na cozinha, as responsáveis pelas guarnições foram: Irene, Elenice, Alba e Lúcia. Logo após o almoço, tivemos o bingo de uma Orquídea e 2 diárias de hospedagem em Caldas Novas. Após o bingo, muitos ainda puderam curtir a piscina aquecida e a sauna. Às 17 horas, todos tomaram o rumo de casa e, acreditamos, contentes por mais uma oportunidade de passar um fds naturalmente.

 

A Diretoria Executiva do Planat

(enviado em 9/11/21 por Irene Fernandes via Whatasapp)

NATAL no Rio Grande do Norte

nu-rn.jpg

Em dezembro Os Naturistas Unidos do Rio Grande do Norte farão a comemoração de Natal. Mais uma vez no Recanto das Águas.
 

Teremos Yoga NU, teremos lanche compartilhado e além disso vamos arrecadar alimentos e materiais de limpeza para doar a uma entidade carente, afinal é Natal!🎅🏽🎄

 

(enviado em 19/11/21 via Whatsapp)

NÓS NATURISTAS, UMA ASSOCIAÇÃO INOVADORA !

O blog do NATVale fez matéria sobre a asociação irmã Nós Naturistas elogiando os eventos inovadores e criativos que promovem.

Leia a matéria completa diretamente do endereço: 

Nós Naturistas, uma associação inovadora ! - NatVale

(enviado em 28/11/21 por NATVale)

Encontro gastronômico do Nós Naturistas

nosnat.jpg

(enviado em 31/08/21 por Nós Naturistas via Whatsapp)

nosnaturistas.jpg

Hoje é dia de um grande OBRIGADO a essas 24 pessoas, que cederam suas imagens para os anúncios do nosso evento de dezembro. Algumas vão, outras não. Tem alguém que nem naturista é ainda. O mais importante foi a confiança que tiveram e a força de mostrar que ser naturista não é um bicho de sete cabeças!!!
 

Que dezembro chegue logo!!!!!

Faz parte da nossa tradição nos eventos, Oswaldo preparar o churrasco. No NÓS CHEFS NATURISTAS, não será diferente. Domingo será o dia dele comandar a nossa refeição.

nosnaturistas3.jpg

(enviado em 11/11/21 por Nós Naturistas via Whatsapp)

Bate-papo naturista 

todo sábado na web - Bate-papo naturista
Sábado dia 11 de dezembro às 14 horas é a vez do
presidente do NATVale Éder Ferreira

natvale.jpg

O que é o Projeto Bate papo Naturista? No início da pandemia verificamos que muitos naturista queriam apenas conversar e para manter o alto astral e amizade, uma das características do movimento naturista, a Associação Naturista Natvale proporcionou este espaço de encontro online aos naturista e curiosos!

Tá afim de bate papo? estamos todos sábados às 14h on-line. para se achegar é só clicar no link.

 

Entrar com o Google Meet https://meet.google.com/idj-ydvp-gcm

 

(enviado em 29/11/21 por Naturista Vale do Paraíba & Litoral Norte)

Visite a página oficial do NATVale na Web e descubra muitos assuntos interessantes ao Naturismo: http://www.natvale.com.br/

natvale-promo.jpg

Agenda 2022 do NATCop

natacop-2022.jpg

(enviado em 15/11/21 via Whatsapp)

Encontro presencial do Graúna em dezembro

grauna2.jpg

(enviado em 29/11/21 via whatasapp)

Campanha de doação para a Vila de Massarandupió

doe_massa.jpg

(enviado em 4/11/21 via Whatsapp)

Confraternização da ANACE

anace.jpg

Evento realizado com muito sucesso, conta Ulisses, presidente da ANACE.

anace-01.jpg
anace-02.jpg

(enviado em 28/11/21 via Whatsapp)

Anace faz encontros virtuais para bate-papo

Toda sexta-feira às 20 horas. è só clicar no link a seguir: https://meet.google.com/uae-iqho-cnw

 

(enviado em 18/06/21 por ANACE via Whatsapp)

Calendário de atividades da Associação naturista do Ceará em 2022

anace-calendario.jpg

(enviado em 29/11/21 por ANACE via Whatsapp)

Verão e Naturismo na PinhoNAT

pinhonat.jpg
pinhonat03.jpg

(enviado em 29/11/21 via Whatsapp)

Equipe da FBrN visita o Ecoparque da Mata

visita-ecoparque.jpg

Em viagem oficial à Bahia, parte da diretoria da Federação Brasileira de Naturismo visitou o Ecoparque da Mata e o Ecovila da Mata no último dia 14 de novembro passado. A equipe foi recebida por Waldo Andrade, o cacique da área.

Para a foto a turma se reuniu em frente da Casa de Artesanato que funciona na na Aldeia Indígena que se localiza ao lado da propriedade.

(enviado em 15/11/21 via Whatsapp)

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
bottom of page