
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.
Edição nº 298 - Setembro de 2025 - ano XXVI

Último dia do Tambaba Open de Surf Naturista foi de muitas atividades e ótimas performances
O dia 7 de setembro, o feriado nacional que, para desgosto de muitos, caiu em um domingo, amanheceu mais nublado do que o dia anterior e com muito mais vento. E ficou desta forma o dia inteiro, mas isso não prejudicou a frequência de banhistas na parte naturista da praia de Tambaba, que, até cerca de meio dia já contava com presença de mais de 300 pessoas presentes e nuas. O desejo de todos era que o tempo não ficasse pior do que se apresentava pela manhã.
por Pedro Ribeiro

Img. Pedro Ribeiro
A vice-presidente da SONATA, Marisa Perpétua , caracterizou-se de tartaruguinha em alusão ao símbolo do Tambaba Open - uma tartaruga surfando.
Também desde cedo já começam a chegar os surfistas, competidores e outros apenas para lazer, que treinavam nas ainda calmas águas momentaneamente escuras de Tambaba. Reginaldo filho, o Guinho, campeão de etapas brasileiras de surf, era um deles. A atividade esportiva estava marcada para começar após meio dia, por conta da subida da maré, que traria certamente ondas mais altas e valiosas para a exibição dos atletas.
De acordo com a programação prevista, a primeira atividade foi a escolinha de surf, onde o instrutor William Meira deu instruções de como se equilibrar sobre a prancha, que, para alívio dos alunos, estava em terra firme e seca. Um a um os alunos foram se pondo sobre a tábua e simularam as condições do esporte. Até a tartaruga mascote do evento também se arriscou na aventura e, pasmem, houve uma aluna intrépida que quis a aula dentro da água. Segundo o instrutor saiu-se muito bem.
Img.: Pedro Ribeiro

A Sociedade naturista de Tambaba (SONATA) comemorou 29 anos de fundação. (Img. Pedro Ribeiro)
Das modalidades esportivas previstas, estavam também os jogos de vôlei de praia. A rede chegou a ser montada, mas o vento forte impediu a realização das pelejas.
Então foi a vez da comemoração do vigésimo nono aniversário da SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba). O “Parabéns prá você” e o bolo confeitado de aniversário não faltaram, como também salgados, frutas e petiscos, que foram consumidos pelos presentes que se chegaram para comemorar.
Img. Pedro Ribeiro

A bancada dos jurados está completa. Cada um deles é membro da Federação Paraibana de Surf. Julgam os competidores de forma profissional.
A polícia municipal e os guarda-vidas do corpo de bombeiros do estado da Paraíba ficaram o dia todo à disposição do evento, fazendo patrulhamento da área e vigia do mar, cada grupo com sua função básica.
Faltavam vinte minutos para uma da tarde quando equipe técnica convocou os surfistas para o chamado “congresso técnico” quando então são repassadas as instruções da competição. As categorias de hoje foram a final Local, que teve a primeira etapa realizada ontem, sábado, três baterias da Categoria Open e final dessa categoria e depois a categoria Expression Session, onde não há pontuação, mas a escolha, pelo corpo de jurados, da melhor manobra radical sobre as ondas.
Img.: Pedro Ribeiro

Manobras radicais foram propiciadas pelas boas ondas e pela capacidade técnica dos competidores que souberam aproveitá-las.
A maré estava enchendo e ondas boas começaram a se formar, que propiciaram ótimas exibições dos competidores, consideradas de alta performance pela equipe especializada que as julgou.
Um bom público deixou de apenas curtir a praia e se posicionou nas areias diante dos atletas, observando com atenção e fazendo comentários das manobras radicais que se exibiam no mar para quem quisesse ver.
Img.: Pedro Ribeiro

O surfista com a maior pontuação ficou com o primeiro lugar e recebeu a cobiçada prancha de surf WM, troféu e brindes. Os demais colocados receberam troféus e brindes.
Após as muitas baterias, que reuniram quatro surfistas de cada vez, com exceção da Expression Session que é livre par quem quisesse participar, com uma festa em pleno mar, foi a vez da entrega dos troféus e brindes de cada categoria. O primeiro lugar da categoria Open e da Categoria Local receberam uma almejada prancha de surf de alta qualidade, costumizadas com os logos da FBrN (Federação brasileira de Naturismo) e da INF (Federação Internacional de Naturismo) e com desenhos exclusivos. Todas os quatro premiados de todas as categorias recebem também um troféu alusivo ao evento, com exceção da categoria Expression, quando somente o dono da melhor manobra recebe premiação.
(enviado em 8/09/25)
Abertura do 16° Tambaba Open de Surf Naturista em sábado ensolarado.
O primeiro dia oficial do 16° Tambaba Open de Surf naturista foi de muito sol, boas ondas para surf e, diferente do ano anterior, cinco concorrentes a melhor performance na categoria LOCAL.
Por Pedro Ribeiro
(img.: Betty Vieira)

Atividade ambiental abriu o 16º Tambaba Open de Surf Naturista
O dia anterior deixou todos com dúvidas: “teríamos repetição das chuvas intermitentes de sexta-feira também no sábado, 6 de setembro?” Chuvas, aliás, que vinham regando a cidade do Conde e sua vizinha João Pessoa havia cerca de dez dias. Mas, como por encanto, o sábado amanheceu ensolarado, o que trouxe ânimo ainda maior para a realização do primeiro dia do evento de surfe naturista, o único no mundo.
A programação do primeiro dia foi aberta com campanha ambiental de preservação “Onda limpa, praia linda”, quando voluntários, liderados pela presidente da Federação brasileira de Naturismo, Paula Silveira, percorreram a praia tentando convencer outros banhistas a juntarem-se ao grupo para o trabalho solidário. Para isso empunhavam um comprido banner com o slogan da campanha e cantavam uma frase de ordem e convocação: “você aí parado, vem catar lixo pelado”. O grupo
seguiu assim até a famosa Pedra do Cachorro, que limita o final da área naturista de Tambaba. Lá foram distribuídos sacos de lixo e luvas para voluntários que, então, começaram realmente a catação do lixo em meio aos locais mais escondidos da praia. Por cerca de uma hora, os 12 voluntários juntaram toda espécie de lixo inorgânico e o colocaram em recipientes adequados para recolhimento da limpeza urbana.

Img.: Betty Vieira
A praia ensolarada, que contava com presença de seis homens da Guarda Municipal e de dois guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, já estava recebendo muitos naturistas que foram aproveitar o sábado. Também já se viam alguns surfistas treinando para a competição da tarde e a do dia seguinte. Entre eles estava o famoso Guinho, um dos participantes mais antigos do torneio. Ele é hoje um dos talentos do surfe paraibano com muitas chances de crescer dentro do esporte nacionalmente.
O Surfe Nu, como é conhecido o torneio, desperta a atenção dos meios de comunicação convencional. Logo nos primeiros momentos da manhã, uma
A campanha ambiental "Onda limpa, paria linda" reuniu voluntários que cataram quilos de lixo da praia de Tambaba
pequena equipe da TV Arapuan (filiada da Bandeirantes) estava presente fazendo entrevistas e capturando imagens.
Pouco além do meio dia, a equipe de juízes já estava completa, começou a convocar os competidores para o “congresso técnico”, onde são passadas as instruções e normas para a competição, além de assinarem documentos e autorizações de uso de suas imagens pela mídia.
Enquanto isso era feita a abertura oficial do evento pela FBrN e pela SONATA, representadas, respectivamente por sua presidente Paula Silveira e por Carlos Santiago, membro da diretoria. Também estava presente e participou da abertura o secretário de turismo do município do Conde, Dante Tomei Neto, que aproveitou para informar que haverá mudanças físicas no acesso à praia de Tambaba, para este verão que se aproxima.
No congresso técnico os surfistas inscritos ouviram as instruções para a bateria de hoje, a Categoria Local, onde somente podem participar moradores do município do Conde. Ficou acordado que, embora seja nascido e criado

Img.: Pedro Ribeiro
Guinho (Reginaldo Filho) treina na manhã de sábado. Na edição do ano anterior Tambaba Open ele não pode participar porque teve um osso da perna quebrado. Agora está completamente restabelecido.
na região, Guinho não poderia participar dessa categoria, por ter nível muito mais alto que os demais, que inviabilizaria as chances de outros competidores ganharem um primeiro lugar, desestimulando suas participações.
Img.: Betty Vieira

O "mestre de cerimônias" Wagner Oliveira (diretor técnico do evento e membro da Federação Paraibana de Surf) abriu o 16º Tambaba Open de Surf Naturista ao lado de Carlos Santiago
Img.: Pedro Ribeiro

Desta forma, cinco atletas disputaram apenas uma bateria ao mesmo tempo, que durou 30 minutos. Puderam aproveitar as boas ondas que se formaram após o meio dia com o enchimento da maré. Boas manobras foram realizadas, que foram inclusive elogiadas pelo locutor tradicional do evento.
Davi Saci foi o primeiro lugar dessa etapa, mas os três outros lugares também participam da final no domingo.
Na noite de sábado houve a Festa de Confraternização no Território Macuxi, com música ao vivo com a banda Sob o Tom. Embora fosse muito animada, poucos naturistas prestigiaram a reunião e nenhum surfista presente.
Domingo foi o segundo e último dia do evento.
Img.: Betty Vieira

Os cinco competidores da categoria Local posam para a foto oficial, vencida por Davi Saci (que está exatamente no meio da pose).
Reginaldo Silva, pai de Guinho, é um dos mais antigos competidores do Tambaba Open, participou da categoria Local no sábado.
Img. Pedro Ribeiro

A noite de sábado foi encerrada com confraternização no território Macuxi.
(enviado em 7/09/25)
Federação Brasileira de Naturismo apresenta a 16ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista.
Acontece nos dias 6 e 7 de setembro o tradicional Tambaba Open de Surf Naturista. Em sua 16ª edição, o evento esportivo atrai surfistas de todo o país à praia de Tambaba no município de Conde, na Paraíba. Serão dois dias de disputas, descontração e inúmeras atividades voltada ao fomento do naturismo no Brasil. Entre as ações previstas estão a campanha Praia Limpa, promovida pela FBrN e Sonata com apoio da ONG Limpa Brasil, oficinas de surfe, ato comemorativo aos 29 anos da Sociedade Naturista de Tambaba e eventos culturais.
Homologado pela Federação Paraibana de Surf – FPBS, e com regras da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) o Tambaba Open é organizado pela Federação Brasileira de Naturismo – FBrN e pela - Sociedade Naturista de Tambaba – SONATA. É considerado o único evento do gênero do mundo, em que surfistas dropam ondas na paradisíaca praia totalmente nus.
Em 2025, o Tambaba Open de Surf Naturista completa 16 edições e tem atraído a atenção de surfistas não só do Brasil, mas também de outras partes do mundo. Embora não garanta ranqueamento para os surfistas, a Federação Paraibana de Surf apoia o evento para que toda a disputa conte com apoio técnico. A FBrN é a entidade responsável por receber as inscrições (gratuitas) para o campeonato, contando com uma Direção de Provas dedicada ao campeonato. Os interessados podem se inscrever pelo WhatsApp da Diretoria de Provas: (83) 99800-7807 - Wagner Oliveira.
Img.: Alex Santos

O Tambaba Open de Surfe Naturista é a única competição oficial do gênero no mundo.
O tema escolhido pela organização para a 16ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista é “Não basta estar naturista… Tem que viver o naturismo!”. Paula Silveira, presidente da FBrN, explica:

Img.: Alex Souza
Uma estrutura de apoio é montada na praia todos os anos, que abriga os juízes e surfistas .
“O surf naturista representa muito mais do que a prática esportiva sem roupas. É a celebração da liberdade, da conexão com a natureza e do respeito ao corpo, ao outro e ao meio ambiente. O verdadeiro espírito naturista se expressa nas ondas, no convívio coletivo e na comunhão com o litoral preservado de Tambaba”.
Local do evento
O 16º Tambaba Open de Surf Nu acontece nos dias 6 e 7 de setembro na Praia de Tambaba, no município de Conde, na Paraíba. Ela é reconhecida mundialmente por permitir a prática do naturismo com organização e respeito, contando com cenário único de falésias, vegetação nativa e mar cristalino.
O naturismo em Tambaba foi estabelecido pela Lei 309/2004 pelo município de Conde e determina uma série de critérios para a prática naturista no local, entre eles a proibição de uso de qualquer peça de roupa, o constrangimento aos naturistas
com atitudes ativas ou passivas e a prática de gestos, ações e propostas que tenham conotações sexuais.
Competição
Serão disputadas as seguintes categorias:
* Local – Categoria destinada aos residentes de Conde ou que surfem assiduamente no setor naturista de Tambaba, não ranqueados em campeonatos oficiais, sem limite de idade e que estejam devidamente habilitados pela Comissão de Inscrição/Credenciamento;
* Open – Categoria aberta a surfistas de qualquer região e sem limite de idade;
* Expression Session – Competição de melhor performance nas ondas (melhor manobra), restrita aos 04 (quatro) vencedores das categorias Local e da Open.
Obs.: Caso haja interesse da participação feminina na competição, a organização realizará uma apresentação especial.
Da premiação constam:
- Categoria Local e Open: pranchas, troféus e brindes.
- Expression Session: troféu e brinde para o vencedor.
- Apresentação Especial: brindes para as quatro primeiras colocações.
Img.: Alex Souza

A inscrição no campeonato é gratuita, de no máximo 16 (dezesseis) inscritos por categoria (Local e Open), exceto a Expression Session, cuja participação está condicionada aos 04 (quatro) mais bem colocados das categorias Local e Open.
A inscrição efetiva dar-se-á junto à Direção de Provas do Tambaba Open: (83) 99800-7807 - Wagner Oliveira e ratificada pela Comissão de Credenciamento, .
Há atrações paralelas para espectadores e banhistas.
que funcionará na praia das 10h às 12h, sendo no sábado (06/09) destinada para a categoria Local e no domingo (07/09) para a categoria Open, Expression Session e a Especial
O 16º Tambaba Open é apresentado pela FBrN/INF, realizado pela FBrN e SONATA e conta com o apoio da PBTUR, Prefeitura do Conde, SEBRAE, Naturistas Unidos-NU, Território Macuxí, SPNat, NIP, FPBS, ASCC, Pranchas WM, Surf Rasta, Supermercados Litoral Sul, Pousada dos Mundos, Restaurante Arca de Bilú e o Jornal Olho Nu.


Obs.: Caso haja participação feminina na competição, a organização realizará uma apresentação especial.
Img.: Pedro Ribeiro

Durante o evento acontecerão atividades esportivas como vôlei e dinâmicas naturistas. Estima-se a presença de mais de 500 pessoas nos dois dias do Tambaba Open.
Para mais informações:
Federação Brasileira de Naturismo - FBrN:
Paula Silveira - Presidente
E-mail: presidencia@fbrn.org.br
Tel. (11) 98308-6966
Sociedade Naturista de Tambaba - SONATA:
Aparecida F. de Brito - Presidente
E-mail: sonata.tambaba@gmail.com
Tel. (83) 98824-8008
Direção Técnica do Tambaba Open
Wagner Oliveira (FPBS)
Tel. (83) 99800-7807
As aulinhas de surf viraram tradição.

(enviado em 29/08/25 por Carlos Santiago)
(enviado em 18/08/25 via WhatsApp)
Festa de Abertura do 16° Tambaba Open
Na véspera da abertura da décima sexta edição do Tambaba Open de Surf Naturista vai haver festa de boas vindas na pousada oficial do evento, no município do Conde.

Festa de Abertura do 16° Tambaba Open
05/09/25 - 21hs
Local - Pousada dos Mundos - Tabatinga I - Paraíba
Convite: R$40,00 - incluso petiscos, suco e água
Bebidas alcoólicas serão vendidas no local
(enviado em 17/08/25 via WhatsApp)
Estão abertas as inscrições para o 16º Tambaba Open de Surf Naturista
A edição de 2025 do único campeonato de surf naturista do mundo já tem data marcada para realização e está com inscrições abertas para quem quiser participar
Os esportistas e surfistas naturistas já têm a data para mostrar suas habilidades. A praia de Tambaba será mais uma vez o palco do tradicional evento esportivo, onde a norma e surfar inteiramente nu.
As competições ocorrerão nos dias 6 e 7 de setembro, sábado e domingo. Quem quiser participar surfando deve se inscrever pelo telefone ou WhatsApp (83) 99800-7807, mas quem quiser apenas assistir e compartilhar a alegria do local é só procurar seu melhor local para se hospedar no município do Conde, na Paraíba, onde fica a praia de Tambaba.
Este evento é oficial da Federação Brasileira de Naturismo.

(enviado em 7/07/25 via WhatsApp)