Dez21-253 | Jornalolhonu
top of page
logob10a.gif

Edição nº 253 - Dezembro de 2021 - ano XXII

Matérias inseridas no portal do jornal OLHO NU no mês de dezembro de 2021 na íntegra.

cartas.gif
O Declínio da Praia de Galheta
cartas

Boa noite,

 

Sou naturista de longa data já tendo frequentado diversas áreas em todo Brasil e participado até de grupos que já até despareceram como o GRUNAPA, pioneiro no estado do Pará.

 

A praia da Galheta vem agonizando com a falta de naturistas verdadeiros...nos dois finais de semana que passaram estive lá e pude concluir: A Galheta está um celeiro/ um antro/ um reduto... de: surfistas... gays... maconheiros... tarados e curiosos... Desses, os curiosos podem se mostrar "naturistas de momento"... ou eventuais... ou podem também entrar na praia e sair correndo dela, como vi fazer um casal que assim que chegou... nem bem deu os primeiros passos, topou com um tarado de pênis ereto.. e ...ficaram apavorados! Uma pena... e que falta faz a presença maciça de uma associação naturista organizada... com seus fiscais circulando... em áreas que se pretendem naturistas...né?

​

Ah! Alguns gays também costumam ficar pelados...mas sempre naquela vibe dos "azaradores de plantão"...

A única placa que informa sobre o nudismo opcional nas areias da Galheta... hoje se encontra assim... na areia encostada numa das rochas... no começo daquela famosa trilha que leva à praia... triste né?

​

Isso enquanto um "espírito de porco" não der um sumiço nela!

​

Pois lembro que quando estive por lá em julho de 2015... não vi placa alguma!

​

Em cima se vê a placa atual... do jeito que ela está hoje lá no começo da trilha... toda lascada... ferrada... e abaixo se vê uma foto que fiz e achei nos meus guardados... da placa antiga... fincada no começo da trilha nos idos 1992...

​

Eu coloquei na placa que está jogada no chão um adesivo com imagem reproduzida da placa original, que eu tinha em meus arquivos no meu computador. Imprimi, recortei e colei. Desta forma as pessoas poderão ver a diferença.

​

Veja como ficou abaixo. O tamanho da imagem impressa é de uma folha A-4

galheta.jpg
galheta4.jpg
galheta3.jpg
galheta2.jpg

Marcos A. Lobato Pereira

Florianópolis - SC

Enviado em 16/12/21

P.S.: Oxalá alguma associação se levante... e volte a tomar as rédeas da praia, pra tirar a bela Galheta dos "rumos sombrios" ao qual a mesma, se continuar assim, à deriva, facilmente alcançará.

associa.gif

Aniversários  comemorados em dois eventos na praia do Abricó

Demorou. Mas somente no final do ano a ANAbricó retornou com os eventos presenciais na praia, após longo tempo suspensos por causa da pandemia da Covid-19. Os temas foram as comemorações dos aniversários dos associados, de maneira descontraída e participativa. No dia 5 de dezembro foi a vez dos nascidos em outubro e em novembro, realização do evento transferido do dia 28 de novembro. Uma mesa farta de guloseimas foi montada, com frutas e salgados além dos dois pequenos, mas deliciosos, bolos de aniversário, que foram a sensação do evento. Na hora de cantar o "Parabéns prá você" os nomes dos aniversariantes eram lidos numa placa com suas fotografias. Para aqueles que não estavam presentes a palma era única e sincronizada, no entanto àqueles que estavam presentes as palmas eram esfuziantes e animadas. As fatias dos bolos foram distribuídas graciosamente a todos que quiseram se aproximar e confraternizar. 

 

No dia 26 de dezembro foi realizada a Confraternização de fim de ano, no mesmo estilo

aniv01.jpg

No evento do dia 5 foram comemorados os aniversários de outubro e de novembro dos associados

aniv02.jpg

A troca de presentes do "amigo oculto" foi um dos destaques do evento do dia 26 de dezembro.

dos aniversariantes, quando, aliás, foram comemorados os aniversários dos associados nascidos em dezembro. Uma mesa solidária foi montada com frutas, doces, salgados e  bolos e o "parabéns prá você" foi cantado da mesma forma de como ocorreu no mês anterior. Mas também neste encontro teve o nosso divertido amigo oculto, em que cada associado participante levou um presente unissex que foi entregue a um amigo sorteado momentos antes. Também houve o sorteio da rifa do kit praia (um guarda-sol, uma canga e uma bolsa térmica), com os números vendidos de forma virtual e também na praia. O sortudo, que prefere não se identificar, disse que vai utilizar muito o prêmio durante todo o verão.

​

 

Que venham agora as novas festividades.

​

(enviado em 29/12/21 via WhatsApp)

Confraternização de fim-de-ano na praia do Abricó

confrat2.jpg

(enviado em 9/12/21 por ANAbricó)

de Olho na Mídia: Um paraíso de belezas naturais

O jornal local do município de Taquara, Lê-aí, no Rio Grande do Sul, sede do Clube Naturista Colina do Sol, fez matéria sobre o clube e convida os curiosos para o evento Colina de portas abertas no próximo dia 19 de dezembro. Veja a matéria na íntegra:

colina2.jpg

A localidade do Morro da Pedra possui há quase 30 anos, um local de lazer que desperta a curiosidade das pessoas. Localizado na Estrada da Grota, no caminho entre Taquara/Porto Alegre (pela ERS 020), a Colina do Sol, clube naturista, já recebeu a visita de canais de televisão, que tinham como objetivo mostrar para os seus telespectadores o local, e buscar desmistificar o que, ainda nos dias de hoje, é um tabu para a maioria das pessoas: a nudez.

 

A história da Colina do Sol iniciou no ano de 1995, quando o naturista Celso Rossi e sua companheira, Paula Andreazza criaram a primeira vila de naturismo da América Latina. A partir de 2001, a Colina do Sol passou de propriedade particular para uma associação civil sem fins lucrativos. 

O objetivo dos fundadores era criar um local onde fosse possível viver o naturismo de modo integral, no dia a dia, sem os padrões e os tabus que a sociedade impõe. É importante ressaltar que além da prática de uma forma mais natural de convivência, o clube, que é rodeado de belezas naturais por todos os lados, preza o respeito à natureza e a igualdade entre as pessoas. 

 

No que se refere à sua estrutura física, para proporcionar aos seus visitantes esta filosofia de um estilo de vida mais natural, o lugar conta com cabanas e edificações rústicas, que foram projetadas utilizando árvores, eucaliptos e pedras locais. A Colina do Sol está localizada em uma área de 50 hectares, espaço mais do que suficiente para explorar, de forma segura, as belezas do clube. As cabanas estão disponíveis para alugar, e a colina também possui moradores. Além das cabanas, os visitantes também contam com camping, hotel e pousada. 

 

Visitantes de vários lugares do mundo: 

A Colina do Sol é muito conhecida aqui no Brasil e na nossa região, mas também por pessoas que moram em outros países. Glacy Machado, que mora na colina e atua na produção de conteúdo nas mídias sobre o estilo de vida naturista, nos conta sobre este interesse das pessoas de vir de lugares longe para conhecer. “Temos muitas pessoas que vem de vários lugares do exterior, pessoas da Argentina por exemplo, porém neste momento, temos uma demanda reprimida por conta da pandemia. Agora que as coisas estão ficando um pouco mais tranquilas com relação a isso, iremos abrir mais para os visitantes”. 

 

Além de receber turistas da Argentina, o clube também é visitado por pessoas que vem de lugares como: Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Noruega, Coréia do Sul e Índia.  

 

Questionada sobre a curiosidade que as pessoas tem sobre o lugar, ela é categórica: “Sim, eles ainda têm muita curiosidade sobre isso, mas digo uma coisa: a nudez não é para todo mundo, é para quem realmente quer”. 

 

“A nossa colina tem acolhimento para todas as pessoas. Temos visitantes que trazem seus pets, então temos um espaço destinado para este fim, e outros espaços para quem vem sem pet. Temos uma grande diversidade de público e precisamos atender a todos”, relata Glacy. 

 

Ficou com vontade de conhecer o clube? 

Para as pessoas que gostariam de conhecer a Colina do Sol, o clube irá abrir suas portas para os visitantes durante um dia inteiro. O passeio será guiado, e as pessoas terão a oportunidade de conhecer o espaço e aproveitar as estruturas que são oferecidas. 

 

Os interessados devem realizar inscrição até o dia 17 de dezembro, via formulário que pode ser acessado (https://forms.gle/t15EcnKce9PmSjCRA). Os valores são de R$ 40,00 com almoço incluso, ou meia entrada, no valor de R$17,00, sem almoço. Todos os participantes deverão apresentar comprovante de vacinação no momento do seu ingresso ao clube.  

 

Dúvidas poderão ser enviadas via o whatsapp (51) 99959-3490 ou pelo e-mail colinadosol@colinadosol.com

 

PROGRAMAÇÃO:

 9h30 – Check-in e registro na recepção da Colina do Sol

10h30 - Boas-vindas e orientações gerais

10h45 - Caminhada pelas ruas, zonas de mata nativa e áreas de lazer 

11h45 – Palestra sobre o Naturismo 

12h30 – Almoço no restaurante (ou no gramado para quem preferir trazer seu lanche de casa)

13h30 – Horário livre - descanso e interação com pessoas naturistas

14h30 – Caminhada por trilhas na mata da Colina, passando por mirantes de observação (opcional 1)

14h30 – Banhos de sol, lago e piscina (opcional 2) – nudez obrigatória!

17h – Reencontro para esclarecimentos, informações etc.

17h30 – Deslocamento à recepção da Colina e despedida

​

Acesse a matéria original em Lê-aí | Um paraíso de belezas naturais (leai.com.br)

(enviado em 16/12/21 via WhatsApp)

Rèveillon 2022 - Ecoparque da Mata

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Ecoparque da Mata informa e convida para a expansão da consciência. Serão 7 dias com 6 noites para desenvolver a evolução de corpo, mente e espírito em plena virada do ano, momento propício para novo início de jornada em sua vida.
 

A Virada da Expansão nesta IX edição, terá como tema “Resignificando a Vida” nesta pós pandemia.
 

Incluso na programação : hospedagem + 20 refeições + ceia da virada + vivências no tema + meditação + Yoga + banho de rio + banho de argila + trilhas ecológicas + Temazcal + medicina da floresta + roda de conversa, e muito mais!!!

 

Aguardamos seu retorno. APENAS 6 VAGAS!!!!!!

eco01.jpg
eco02.jpg
eco03.jpg
eco04.jpg
eco05.jpg

(atualizado em 21/12/21 via WhatsApp)

RELATÓRIO DO ENCONTRO do GNM

gnm2.jpg

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2021 o GNM (Grupo Mineiro de Naturismo) realizou o seu encontro referente ao ano de 2021 na cidade de São José da Lapa/MG.  
 

Durante o evento foi realizado várias rodas de conversas sobre a filosofia naturista, meio ambiente, diversidades de pensamentos, respeito mutuo e formas de estarmos crescendo ainda mais contemplando ainda mais adeptos.  

 

Durante este encontro contamos com os dotes culinários de nosso amigo master chef Dagoberto que pertencente a diretoria do GNM realizando seus deliciosos pratos e tira gostos tipicamente mineiros.

 

Foram recolhidos e trazidos pelos participantes do evento tampinhas de garrafas para serem doadas as instituições que realizam trocas por cadeiras de rodas que serão doadas às instituições da cidade de Governador Valadares

 

Devido às limitações de número de pessoas, tivemos a presença de apenas 32 pessoas levando em consideração que a capacidade do sitio e de até 160 pessoas. Dentre os participantes tivemos, a presença de várias entidades como PLANAT, BARRA SECA E A PRESENÇA ILUSTRE DO VICE PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DA BRASILEIRA DE NATURIMOS. Das 32 pessoas participantes tivemos 09 novatos ao grupo. Apesar do mal tempo na véspera com muita chuva, o evento ocorreu de forma tranquila e harmoniosa onde apesar do distanciamento conseguimos de forma bem mineira acolher e matar a saudade de todos. 

 

Rogério pereira Alves 
Presidente do GNM.

​

(enviado em 3/12/21 via whatsapp)

Ecoparque visita Território Macuxi

Waldo e a esposa Marisa visitaram em início e dezembro, o Território Macuxi, propriedade ecoambiental situada no município do Conde, na Paraíba. A propriedade é aberta à visitação pública (com hora marcada) e vez por outra promove visitas naturistas também. É onde está localizado o Hostel da Mata, empresa parceira da Federação Brasileira de Naturismo. 

A visita foi registrada fotograficamente, cujas imagens o jornal OLHO NU compartilha com seus leitores logo a seguir. 

(enviado em 10/12/21 via WhatsApp)

Calendário de eventos em Barra Seca

nates.jpg

(enviado em 22/12/21 via Whatsapp)

NATCop doa brinquedos para instituição de caridade

natcop03.jpg

(enviado em 19/12/21 via WhatsApp)

Encontro de Natal do NATCop - 11 e 12 de dezembro

natcop02.jpg

No último final de semana fizemos o primeiro encontro  organizado por essa nova diretoria.

natcop.jpg

(enviado em 14/12/21 via WhatsApp)

Confraternização de início de ano

natparana02.jpg

Temos o prazer e a honra de anunciar a nossa confraternização de início de ano!!!

NAT-PARANÁ
29 e 30 de janeiro - Campo Magro - PR

 

- Portadores do Passaporte INF:
Passar o final de semana nos quartos coletivos: R$ 160,00 por pessoa
Para passar o final de semana acampado no sitio: R$ R$ 100,00 por pessoa

 

- Não federados e sem vínculo com a FBrN:
Passar o final de semana nos quartos coletivos: R$ 180,00 por pessoa
Para passar o final de semana acampado no sitio: R$ R$ 110,00 por pessoa

 

Valores acima válidos para pagamento até 20-jan.

 

Valores após o dia 20-jan:

- Portadores do Passaporte INF:
Passar o final de semana nos quartos coletivos: R$ 200,00 por pessoa
Para passar o final de semana acampado no sitio: R$ R$ 110,00 por pessoa

 

- Não federados e sem vínculo com a FBrN:
Passar o final de semana nos quartos coletivos: R$ 220,00
Para passar o final de semana acampado no sitio: R$ R$ 120,00

 

Reservas pelo whatsapp 41-9151-7334

​

(enviado em 29/12/21 via WhatsApp)

Registro fotográfico do primeiro encontro oficial e presencial do NATPAraná

Ocorreu no dia 12 de dezembro, de forma quase inesperada, o primeiro encontro oficial presencial do NATParaná, a associação mais recentemente filiada à Federação Brasileira de Naturismo. Ainda não temos um resenha, mas tão somente este registro fotográfico abaixo.

natparana.jpg

O encontro foi de última hora, segundo o secretário da associação paranaense Léo Spínola,... aproveitando sol e calor na República de Curitiba... Foi na chácara Taruande-Mirim, de propriedade do presidente do grupo, Estevão Prestes. Reuniu associados e novatos num almoço e petiscos ao longo da tarde. Estiveram presentes... 25 naturistas.

(enviado em 12/12/21 via WhatsApp)

Mensagem de fim de ano do NATVale

(enviado em 7/12/21 via whatsapp)

Primeira foto registrando o encontro Gastronômico do Nós Naturistas

Realizado no final de semana entre 4 e 5 de dezembro, o Encontro Gastronômicao do grupo Nós Naturistas foi um grande sucesso, segundo as primeiras informações de participantes. Integrantes do SPNAT, do NATVale e do NIP prestigiram o evento. Que venham mais notícias!

nosnat.jpg

(enviado em 5/12/21 via Whatsapp)

Mensagem do PlaNAT

planat-ano-novo.jpg

(enviado em 30/12/21 via WhatsApp)

Mensagem do PlaNAT

planat-n.jpg

(enviado em 17/12/21 via WhatsApp)

Confraternização de fim de ano no PlaNAT - a resenha

No final de semana de 10 a 12 de dezembro de 2021 o PLANAT realizou seu sexto e  derradeiro encontro do ano no Clube Paraíso das Cascatas, em Santo Antônio do Descoberto-GO.
 

Apesar do tempo chuvoso, característico dessa época, a área naturista recebeu a visita de 32 pessoas, metade delas hospedadas de sexta a domingo.
 

Na sexta à noite, o jantar foi pizza de vários sabores.
 

O sábado foi de muito sol e todos puderam explorar as trilhas das cachoeiras da propriedade, além das piscinas natural e aquecida. No almoço, o já tradicional "churras" coletivo onde cada um leva um tikim de carne,  ficando os acompanhamentos a cargo da organização.
 

À tarde, depois de um repouso pós almoço, a galera se dividiu entre a sessão de sauna úmida, banho no ofurô, jogo de dominó, conversa descontraída junto ao quiosque (ponto de convivência) e catar manga no pomar do Cascatas .
 

À noite, Irene e algumas meninas prepararam um delicioso e farto Arroz de Carreteiro pro jantar. 
 

O domingo amanheceu nublado e sem chuva. O farto Café da manhã coletivo foi servido a partir das 08h. Às 11h00, foi dado início à Assembleia Geral convocada para a eleição do Conselho de Diretores do Planat para o biênio 2022/2023. Às 13h45, o almoço foi servido - churrasco completo à vontade. Em seguida, parte do grupo participou do Amigo da Onça, brincadeira de troca de presentes. Às 15h30, foi feita a apuração dos votos pela Comissão Eleitoral com o seguinte resultado: 25 (vinte e cinco) associados depositaram seu voto na urna e 25 (vinte e cinco) votaram SIM a Chapa Naturalmente, isto é, foi eleita por unanimidade. Presidente: Irene e Vareta, o Vice-Presidente.
 

Com a palavra, IRENE agradeceu a presença de todos e marcou a posse da nova diretoria para o primeiro fim de semana de fevereiro, quando acontecerá o 1° encontro de 2022.
 

Às 16h, tivemos o "parabéns prá você" para os aniversariantes do mês e corte do bolo confeitado.
 

Às 17 horas, foi dado por encerrado o 6° Encontro Naturista de 2021 sem nenhuma intercorrência que ferisse o Código de Ética do Naturismo.

 

A Diretoria Executiva do Planat

​

(enviado em 14/12/21 via Whatasapp)

Retrospectiva 2021 do SPNat

(enviado em 29/12/21 via Whatsapp)

clanud.gif

Felices Fiestas amigos. Saludos desde Perú

feliz-peru.jpg

(enviado em 28/12/21 via WhatsApp)

Vídeo de boas-festas da ClaNUD

A Confederação Latino Americana de Nudismo solicitou e as filiadas realizaram. Cada associação ou federação de cada país preparou um vídeo mais para o têxtil (ou seja evitando a nudez) saudando o final do ano. A ideia é divulgar o material fora do círculo naturista.

(enviado em 19/12/21 via WhatsApp)

Caminhada naturista no Peru

Em 8 de dezembro foi feita uma caminhada em Churajón Arequipa. Uma área muito bonita onde encontramos cavalos selvagens e guanacos. Percebemos que saquinhos tipo #nakedandafraid fazem muita falta nessas atividades.

#arequipa #nudismo #caminatasnudistas #anna

 

Se você deseja participar desse tipo de atividades, por favor, registe seus dados no formulário que está em nosso blog:

t.ly/tVRj

 

Se você quiser apoiar nosso projeto, você pode fazê-lo através do nosso site em Patreon:

www.patreon.com/proyectoanna

 

Lá você encontrará mais fotos dessa atividade.

clanu01.jpg

(enviado em 15/12/21 via WhatsApp)

natmidia.gif

Nudelot: Edição de dezembro de 2021

nudelot01.jpg

Está no ar a edição de Dezembro da revista eletrônica Nudelot, editada pela Apanna (Asociación para el Nudismo Naturista Argentino) traz mais de uma dezena de artigos de muito interesse para o naturista de toda parte do mundo. Redigido em espanhol, não apresenta grande dificuldade para a compreensão do leitor brasileiro, que também poderá se utilizar do tradutor de seu navegador de Internet.

 

O que você encontra nesta edição Clique sobre cada item para ir direto à seção, ou clique sobre a capa ao lado para abrir a edição na íntegra.:

​

Contar que sou nudista?

Acreditamos que o nudismo "como o conhecemos" acabará desaparecendo e dará origem a um novo tipo de nudismo, que se concentrará muito mais no que a geração mais jovem quer.

​

O naturismo é mal compreendido por muitos têxteis. Naturistas são vistos como pervertidos que só impulsionam sexo e prazer hedonista. No entanto, os naturistas são como todos os outros.

Palestras naturistas

Através desta série de entrevistas naturistas, ouvimos naturistas de todo o mundo. Eles compartilham suas experiências, dicas e histórias sobre o naturismo e graças a eles continuamos a aprender sobre os diferentes aspectos da vida nua.

 

Nesta edição entrevistamos m&m, um casal naturista do Canadá.

​

Fotos nas Redes

Se fôssemos criar uma lista das coisas mais controversas sobre o naturismo virtual, certamente as fotos estariam entre as primeiras classificadas. Isso porque até hoje não chegamos a um consenso (se é possível ter um) sobre o que é uma foto naturista.

​

Espaço CLANUD

Um dos objetivos fundamentais da CONFEDERAÇÃO LATINO-AMERICANA DE NUDISMO- CLANUD é promover a cooperação para a criação de grupos nudistas, associações e federações em toda a América Latina e sua representação perante organizações oficiais nacionais e internacionais, incentivando atividades nudistas de natureza cultural, social, artística, recreativa, turística e esportiva e promovendo ao mesmo tempo o turismo nudista e a participação de novas gerações de jovens que continuar seu trabalho.

 

Com o objetivo de orientar nudistas latino-americanos na formação de grupos e associações, criou um guia que, dada a sua extensão, resumimos abaixo.

Halloween Nu

Este feriado vem das crenças dos druidas, sacerdotes da antiga Gália e da Grã-Bretanha que acreditavam que bruxas, demônios e espíritos dos mortos vagavam pela Terra em 1º de novembro. Para afastar espíritos malignos, fogueiras foram acesas.

​

NOTÍCIAS DO MUNDO NUDISTA

Nus censurados em museu russo

Uma galeria de arte chamada "Gorky, 4a", localizada em Ecaterimburgo, a quarta maior cidade da Rússia, "interveio" em uma série de nus para torná-los "adequados para todos os públicos".

nudelot02.jpg

MEIO-AMBIENTE

COP26 - Cúpula sobre Mudanças Climáticas

Cop26: Sob o tema Unindo o mundo para combater as mudanças climáticas, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) foi realizada em Glasgow, Reino Unido, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021 — reunindo representantes de cerca de 200 países com o objetivo de combater as mudanças climáticas.

​

A FOTO SELECIONADA

​

GALERIA DE ARTE

Gustav Vigeland - Esculturas

Gustav Vigeland (Noruega 1869-1943) foi um artista, cuja fama deve-se sobretudo ao Vigeland Park em Oslo, onde 200 de suas esculturas e outras obras são exibidas.

​

HUMOR NU

​

PERSONAGENS DE NUDELOT

Floreyna de Nudelot

Diz a lenda que, em incontáveis anos, Nudelot governou uma rainha que, segundo todos, era a flor da rainha! Floreyna, a Rainha do Nudelot foi amada pelos Nudelotenses.

nudelot03.jpg

NU NO SHOW

A 'Carta' de Mónica Calle

O espetáculo estreou em janeiro de 2021 no Teatro Nacional Dona Maria, em Lisboa, e foi um dos grandes eventos da temporada em Portugal.

​

A Primeira Vez como um Casal

A melhor maneira de começar com o nudismo para nós é como um casal... Nick e Links em seu blog Naked Wanderigs nos dão nove dicas para fazê-lo.

Nudismo Retrô

Naturismo em suas Origens

Entre fantasias de um retorno a uma vida "rústica" e apostas políticas, o naturismo do norte da Europa foi exportado por todo o continente para se tornar a prática compartilhada por milhões de pessoas que conhecemos hoje.

​

ESPORTES DE NUDELOT

Escalada naturopata

A FFN - Federação Francesa de Naturismo, promoveu sua primeira sessão de escalada de árvores. Cerca de 40 naturistas participaram desta grande estreia, que é a primeira de muitas outras.

​

Seminário: Nudez entre indígenas

Oito alunos de um seminário do professor Arnold Groh de Berlim ficaram em Thielle, suíça, por nove dias em agosto de 2020. Sua tarefa: ficar nu o dia todo e lidar cientificamente com questões relacionadas aos povos indígenas e nudez, por meio de conferências e seminários. O objetivo era fazer uma excursão e conviver com povos indígenas que vivem em nudez.

​

Corrida Nudista 2021

A manhã de 5 de dezembro amanheceu fria e coberta de neblina densa. Pensamos que, como todos os anos, a natureza testou nossos nervos e então o sol apareceu e nos deu uma manhã esplêndida.

​

(enviado em 9/12/21 via WhatsApp)

Focus - edição nº 62 - dezembro 2021

O boletim informativo da Federação Internacional de Naturismo está com a edição de Dezembro disponível para leitura, em cinco idiomas em seu website (inf-fni.org): inglês, francês, alemão, espanhol e português. Você pode ler a versão de sua preferência clicando sobre os idiomas. Facilitando seu trabalho o jornal OLHO Nu disponibiliza a edição em língua portuguesa traduzida e editada pela naturista portuguesa Filipa Gouveia Esteves.

Leia nesta edição:

 

A história do Naturismo no Leste Europeu, onde hoje estão Croácia e Eslovênia ee´contada desde seus primórdios na segunda metade do século XIX. A importância que teve esta região para que o Naturismo não morresse durante a Era Hitler na Alemanha, se firmando como o principal destino turíitico naturista por muitas décadas.

 

Continuando a série “Naturista de Todo o Mundo”, onde são focalizados aqueles que possuem comorbidade, é a vez de Nacho Torre Marín, espanhol de meia-idade, que reclama da falta de infraestrutura pensada para os que têm problemas de locomoção, como ele, em quase todos os resorts naturistas europeus. Um "descaso", segundo ele.

 

A terceira e última matéria desta edição é uma reflexão sobre a situação do Naturismo mundial pós covid, segundo o autor, ​em todo o mundo ocidental, a prática de viver nu parece estar ganhando força entre um público mais novo e mais jovem.

 

Clique sobre a imagem da capa desta edição para fazer o download em arquivo pdf.

 

(enviado em 7/12/21 por INF via Whatsapp)

focus.jpg
sociedade.gif

Feira da Mata - Especial de Natal

feirinha.jpg

Sempre divulgando o trabalho dos moradores da Vila de Massarandupió, o Ecoparque da Mata anuncia essa Feirinha especial de Natal com muitas atrações e vendas de produtos originais. Compareça.

feirinha02.jpg
feirinha03.jpg

(enviado em 11/12/21 via WhatsApp)

esporte.gif

Um Mini Campeonato de Surf

Por Sérgio Bigarani*

surf01.jpg

Na verdade, tudo não passou de uma brincadeira. Todos os anos viajo pra Tambaba em setembro, sempre acompanhado por amigos, para assistir e prestigiar o Campeonato de Surf Nu. Infelizmente, por conta da pandemia, por dois anos seguidos o campeonato foi cancelado, mas viajamos assim mesmo, em dezembro.

 

Ano passado (2020), após o almoço na Arca de Bilú, surgiu a ideia de improvisar um minicampeonato, entre os surfistas que estavam presentes no restaurante. Arrumamos dois árbitros e, só para animar um pouco mais, meu amigo Maurício e eu nos cotizamos para dar um pequeno prêmio para o vencedor. Foi uma brincadeira bem divertida.


Esse ano, o pessoal quis repetir a dose, e ainda contamos com a ajuda do Gê, um dos organizadores do campeonato oficial. A data, 19 de dezembro, foi escolhida de acordo com a entrada do swell em Tambaba, ou seja, no período em que as ondas seriam as melhores pra surfar. O Gê reuniu os surfistas que trabalham no restaurante mais os que estavam na praia nesse dia, e que quiseram

surf07.jpg

A marcação da pontuação foi improvisada... na areia

participar, dividiu o pessoal em duas baterias, e o campeonato começou! Os vencedores de cada bateria disputaram a bateria final. O Marlinho (Marlison) ficou em primeiro lugar e o Ju (Douglas) em segundo. Uma brincadeira divertida, que serviu pra manter viva a chama do Campeonato de Surf Nu, que no ano de 2022 deverá retornar oficialmente e com força total! Anotem em suas agendas: dias 9 a 11 de setembro de 2022 todo mundo em Tambaba, para assistir o campeonato!!

 

Por coincidência, quando chegamos estava para acontecer, na praia, a confraternização de final do ano dos nossos queridos amigos da SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba), que nos proporcionaram a gentil e calorosa acolhida de sempre, convidando-nos a tomar parte do evento, pelo que já começamos com pé direito a nossa agradável estada em Tambaba, praticamente concluída com o minicampeonato, com chave de ouro. Foi tudo bom demais!

*Sérgio Bigarani é membro do

NIP (Naturistas do Interior Paulista)

(enviado em 23/12/21 via WhatsApp)

turismo.gif

ENCONTRO NUDISTA E PASSEIO DE BARCO EM PARATI 

Em Outubro participamos do Evento organizado por Márcia Mística em Paraty, Rio de Janeiro. Um fim de semana em um Hostel, com visita a Praia Brava em Trinidade e passeio de barco sem roupas. Convidamos você a ver como foi esta experiência e que nos contes que achou nos comentários do vídeo (acessando o YouTube)

(enviado em 24/12/21 via WhatsApp)

Pedras Altas pela primeira vez visitada

O casal da Argentina que adora viajar e conhecer está no Brasil há mais de um ano e meio e se diz apaixonado por nossas terras. Descobriram o Naturismo quando visitaram a playa Chihuahua no Uruguai e, a partir de então, decidiram, descobrir as praias naturistas do Brasil.

 

São Ain e Gonzalo de Neuquén, Patagonia Argentina e estão correndo o mundo. Viajam pela América Latina com sua cadela Chaltén. Sairam de bicicleta desde Córdoba há 2 anos e após de mais de 10.000 quilómetros compraram una Kombi modelo '98 que vão incremetando no caminho. Atualmente nas rotas do Brasil. Eles convidam todos a compartlhar esta aventura com eles!

​

Pedras Altas foi a terceira praia naturista do Brasil que descobriu. O casal preparou um vídeo que é exibido em seu canal no YouTube, juntamente com outras dezenas de produções próprias.

 

A históra do casal merece uma matéria especial, mas por ora fiquem com Pedras Altas, a minúscula praia em Santa Catarina, que poucos naturistas brasileiros tiveram oportunidade de conhecer.

Não esqueça de ligar o som do player

(enviado em 12/12/21 via WhatsApp)

praias.gif

PRAIA NATURISTA UBATUBA

por Ubiratan Fazendeiro
dalagoa01.jpg

Para chegar a Praia da Lagoa, entre no bairro ao lado do portal, limite entre Ubatuba e Caraguatatuba, pegue o caminho de Ponta Aguda  quando chegar a uma construção com jeitão de abandonada vire a direita e estacione.

Você já estará a uma breve caminhada das Praias Mansa e da Lagoa, praticamente no meio do caminho entre as duas praias, cercado pela natureza ímpar da mata à beira mar e caminho da Praia Ponta Aguda que também se chega com uma caminhada.

 

Para estar na praia como naturista, lembre das normas de convivência, se forem ignoradas, poderão até levar à expulsão

do movimento naturista, pois há ampla comunicação entre os grupos naturistas.

​

ANTES DE IR, CONHEÇA AS NORMAS ÉTICAS DO NATURISMO BRASILEIRO CLICANDO AQUI!

​

Não tenha vergonha de tirar a roupa, afinal o espaço é para isto, mas antes peça a autorização dos vestidos que estiverem ao alcance do  olhar, se algum disser que ficará constrangido se afaste para outro espaço da praia.

 

Aceite o próprio corpo e o dos outros. Modelos de corpos que parecem deuses gregos só existem nas mídias. Quem frequenta  praia naturista é porque aceita o seu corpo e dos outros tal como é, com todas as suas histórias gravadas nele. Rir ou zombar dos outros é inadmissível e está longe do modo de agir do naturista.

 

Interaja com naturalidade, conheça novas pessoas, já que o local é público, mas haja com respeito e bom senso, não assedie as pessoas.

 

Atos com conotação sexual nem pensar! Lembre-se: além da praia ser pública, as propostas de práticas sexuais são coibidas no movimento naturista. Além disso, todos sabem: é ilegal fazer sexo em locais públicos.

 

Por questões de trabalho ou particulares, as pessoa não querem ser fotografadas, você pode detonar a vida de alguém se publicar fotos em rede social, então fotografe somente seu grupo familiar e cuidado com quem está ao fundo. Fotografia somente com expressa autorização, registrada por voz ou por escrito.

 

Não fique “olhando” para as pessoas, isto vale para vestido “olhando” nudistas e vise e versa. A atitude constrange e demonstra desrespeito em qualquer local ou situação, porém na praia naturista o controle deve ser redobrado. Ninguém quer se sentir como um animal em um zoológico, naturista não é exibicionista. Ao conversar, considere o outro na mesma condição que você, olhe no rosto.

 

Seja higiênico, proteja a sua saúde e dos outros. Ao sentar ou deitar, coloque uma toalha ou uma canga. Satisfazer as necessidades fisiológicas na praia ou na trilha está fora de cogitação.

 

Preserve a natureza, consuma pouco, nada de levar muita coisa para a praia. Ao sair leve todo o seu lixo e dos desavisados. No local não há serviço de limpeza, além do mais, o naturista é defensor radical dos espaços naturais. Não deixe nada além de pegadas e leve somente lembranças.

 

Curta a natureza sem roupas, não é por acaso que a maiorias dos naturista que se deixam fotografar, abrem os braços, a sensação de liberdade é imensa e você descobrirá como um pedaço de pano tão pequenino do biquíni te prende e oprime!

dalagoa2.jpg

Publicação original NATVale

 

(enviado em 17/12/21 por NATVale via Whatsapp)

nud_socied.gif

Homem que fez performance nu no Rio faz acordo judicial e se compromete a não aparecer pelado na cidade por 5 anos

O artista Chico Fernandes terá que pagar ainda uma multa de R$ 250.

Por G1 Rio

01/12/2021 22h24

Leia a matéria completa

em  G1 (globo.com)

Acabou com um acordo na Justiça a performance que o artista Chico Fernandes, de 37 anos, fez em março desse ano quando escalou o monumento dedicado ao General Osório, na Praça XV, no Centro do Rio, completamente nu.

 

Na época, ele foi levado para a 4ª DP, na Central do Brasil, onde assinou um termo circunstanciado por atentado ao pudor.

 

Na audiência realizada nesta quarta-feira (1º de dezembro), na 8º Juizado Especial Criminal do Rio, Chico aceitou a proposta do Ministério Público de

nu-soc-01.jpg

Chico Fernandes durante sua performance na Praça XV

Foto: Divulgação/Cacau Catarina

pagar uma multa/transação penal no valor de R$500, que foi negociada e caiu para R$ 250.

 

“Audiência em que concordei em pagar R$ 250 e não performar nu no Rio de Janeiro por 5 anos. Poderia ter ido a julgamento e absolvido ou condenado, mas optei pelo acordo. O valor deveria ser R$ 500, mas expus que é muito. Pagarei a metade. Tenho pensado muito em questões materiais. Parcelei a escada que utilizei na performance em 6x e pedi para pagar menos à Justiça. Tenho pouco, mas tem tanta gente que tem menos neste apocalipse tropical”, escreveu Chico em uma rede social.

 

Chico Fernandes é artista performático dedicado a usar o próprio corpo nu desde 2017, ele procura fazer intervenções artísticas no contexto urbano para gerar algum tipo de reflexão crítica.

 

“Se eu estivesse em um museu, atingiria apenas um público elitizado que iria lá para ver isso. Nas ruas atinjo mais gente e produzo todo tipo de reflexão: riso, raiva, incômodo”, diz ele que contou com a ajuda do pai, o também artista Silvio Aguiar, de 68 anos, para fazer a performance de março.

 

Entre as intervenções já realizadas, Chico banhou-se na saída de esgoto do Rio Faria Timbó, em Inhaúma, saiu nu do mar do Leblon usando máscara e riscou cruzes de mortos da pandemia sob os fogos de artifícios do Complexo do Alemão durante o último Ano Novo.

nu-soc-02.jpg

“O que choca mais: um homem nu usando máscara durante a pandemia ou um banhista de sunga, mas sem o EPI na praia?”, provoca.

 

A inspiração para o trabalho do "Peladão da Praça XV" ou do "Maluco da estátua" – apelidos dados ao último trabalho – vem de Aimberê Cesar, artista performático que morreu em 2016, e passa ainda pelos estudos realizados em seu doutorado sobre processos artísticos contemporâneos, sob supervisão de Ricardo Basbaum – renomado artista e crítico de arte.

 

Chico também já deu aula de arte no Rio e em Porto Alegre, de onde vem parte de sua família, mas deixou as salas de aulas para se dedicar ao doutorado.

 

"Não tem nada de loucura ali. Tudo é pensado. Desde a postura que não exiba o meu falo e não choque as pessoas, as palavras ditas e o desvio do contato visual direto com o outro para não gerar nenhum tipo de lascívia", disse.

 

Ele lembra uma nota do Ministério Público Federal, de 2017, pontuando que "a nudez de uma pessoa adulta, sem prática de ato público voltado à

Chico Fernandes após a audiência que terminou em acordo: sem performar por cinco anos

Foto: Reprodução/Redes sociais

satisfação da lascívia, não constitui crime no direito brasileiro".

 

Chico conta, ainda, que com a nudez no cenário urbano espera "algum tipo de reflexão das pessoas" e que o filho dele, de 6 anos, "tenha orgulho".

 

Ele acrescentou que não se importa em arriscar o próprio corpo, desde que isso resulte em arte.

Veja algumas das intervenções artísticas de Chico Fernandes

(enviado em 3/12/21 via whatsapp)

ecologo1.gif
bottom of page