Graúna | Jornalolhonu
top of page

Calendário 2024 das atividades do Graúna

2024
grauna-2024.jpg

(enviado em 01/11/23 via WhatsApp)

GRAÚNA - GRUPO AMAZÔNICO UNIÃO NATURISTA

naturismo_cartaz.jpg

Os indígenas eram os principais praticantes do naturismo, mas foram obrigados a abandonar este hábito tão salutar. Com o objetivo de resgatar o costume da nudez original, nasceu o GRAÚNA, em 25 de julho de 2003, em um sítio próximo ao KM 30 da AM-010, longe do caos da cidade de Manaus, combatendo o preconceito em relação à nudez e mostrando que é possível viver em sintonia com a natureza.

 

O recanto do GRAÚNA é cercado por árvores, com uma piscina natural, ampla área para as atividades, ideal para ficar em paz e principalmente para fugir da loucura da cidade, é o local onde o naturista encontra tempo para ficar sossegado, cuidar do corpo e da alma, apreciando o quanto existe de lindo ao redor.

Local onde amigos e familiares, podem contemplar a natureza completamente sem roupa, conectados com os elementos, se integrando plenamente ao meio ambiente.

 

O Naturismo não é apenas uma ferramenta de exposição do corpo aos elementos, mas sim um caminho para tornar o ser humano integral, sem fachadas e da forma como veio ao mundo.

Para quem não é naturista a nudez continuará sendo um tabu. A sociedade impõe regras morais perniciosas, afastando o humano da sua própria natureza, que condiciona as pessoas a pensar que corpo nu está relacionado somente ao prazer sexual e ao pornográfico. O naturismo procura mostrar que quem pensa assim está totalmente errado, podemos viver a nudez social apenas de forma recreativa sem ser eróticos. É necessário começar a separar as coisas.

 

"Quem pratica o naturismo se desarma de todos os preconceitos e problemas da sociedade. É um momento que devemos usar para nos conhecer” diz Jorge Bandeira, fundador do grupo.

 

O GRAÚNA surgiu após o fechamento do Amazonat Hotel de Selva, na época havia no Brasil poucos lugares exclusivos para o público naturista. A partir do fechamento do hotel, Jorge Bandeira, e outros fundadores começaram a procurar áreas específicas para a prática segura do naturismo ao mesmo tempo que utilizavam os meios de comunicação para agregar novos adeptos.

Apesar dos poucos convertidos, no primeiro momento, a insistência cautelosa e por muitas vezes lenta, deu seus frutos e hoje se junta no sítio um grupo seleto que gosta de praticar o naturismo de forma saudável.

 

Para quem teve a oportunidade de participar dos Congrenat(s), Elan(s), e outros grandes eventos que marcam a cena naturista, tiveram a grata satisfação de presenciar espetáculos teatrais trazidos pelo Coletivo GRAÚNA. As ações culturais são uma marca do GRAÚNA, principalmente o teatro, trazendo ao grupo a preocupação com assuntos regionais e os problemas mundiais principalmente nas áreas ambientais.

05 (1).jpg

Teatro sempre um ponto forte do GRAÙNA

O Sol com sua total luminosidade, sempre presente no GRAÚNA, convida a todos para experimentar o Naturismo. O verão amazonense é a época que o crescimento do grupo torna-se evidente, com novos adeptos. As pessoas que entram em contato com o GRAÚNA, fazem uma entrevista para saber se estão aptos para o naturismo ou não.

​

É válido lembrar que o naturismo possui severas regras, que você poderá conhecer no site da FBrN - Federação Brasileira de Naturismo e qualquer um que desrespeitá-las poderá ser afastado do Movimento Naturista.

 

GRAÚNA - GRUPO AMAZÔNICO UNIÃO NATURISTA

contatos: Marcela Luiza (92) 988410885

Iran Lamego (92) 991953497

grauna@graunaam.com.br

 

IRAN LAMEGO José Iran Lamego Barbosa é ator, dramaturgo, pesquisador, produtor cultural, diretor teatral, graduado em Letras e pós-graduado em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Foi responsável por criar um movimento pedagógico teatral nas escolas e nas periferias criando Festivais, Mostras. Hoje atua no Projeto Casa Taua-Caá, no bairro Santa Etelvina. Foi coordenador do "Projeto Teatro-Educação na Escola" na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Co-fundador da ATP - Associação de Teatro da Periferia. É atualmente presidente do GRAÚNA.

 

(enviado em 14/09/21 por NATVale via Whatsapp)

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
bottom of page