noticia.gif

EXPOSIÇÃO DE ORIGINAIS DE JORGE BANDEIRA 

Jorge Bandeira, artista, professor, pesquisador, naturista de carteirinha, ex-vice-presidente da FBrN, fundador e ex-presidente do Grupo União Amazônico Naturista, além de ex-membro do Conselho Maior e membro do Conselho Consultivo da mesma entidade foi tema de exposição itinerante que estreou no Ecoparque da Mata, no município de Entre Rios, na Bahia, no dia 15 de janeiro e se manteve até dia 18.

Veja abaixo as fotos e o vídeo que registraram o evento.

jorge-eco01
jorge-eco01

press to zoom
jorge-eco08
jorge-eco08

press to zoom
jorge-eco03
jorge-eco03

press to zoom
jorge-eco01
jorge-eco01

press to zoom
1/9

A exposição de 25 ilustrações originais de Jorge Bandeira: desenhos em cards e papel A4, papel Vergé, tinta nanquim e hidrocor, com técnica livre, com influências na ilustração surrealista e no cartum e caricatura. 

 

Todas as ilustrações retratam os povos da floresta amazônica, seus costumes e cosmovisão, destacam-se as imagens onde a atualidade dos povos da floresta estão em ameaça frente às ações do garimpo na região do Rio Madeira, no Amazonas. 

Também foi realizada a leitura dramática do poema The Vision, de Exuma, com livre tradução e adaptação feita e lida por Jorge Bandeira (leitura dramatizada e intervenção com performance).

A organização e curadoria foi de Edilane Campos. O trabalho é dedicado à memoria do artista indígena Jaider Esbell e contou com apoio cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas. 

Contatos com o artista:

Jorge Bandeira 

92 98145 6610 WhatsApp 

bandeirahomarmendez@gmail.com 

Em breve a exposição ocorrerá em Manaus.

(enviado em 19/01/22 via WhatsApp)

Secretaria de Turismo da Bahia indica Massarandupió como uma das cinco praias baianas que devem ser visitadas no estado.

A Setur (Secretaria de Turismo do estado da Bahia) acaba de eleger a praia de Massarandupió como uma das cinco praias imperdíveis de serem conhecidas pelos turistas que visitam o estado do Nordeste. A paisagem líndissima do local é a principal atração. Pena que o naturismo praticado no local não é citado no quadro do Instagram onde foi divulgada a indicação. 

(enviado em 13/01/22 via WhatasApp)

massara.jpg

EXPOSIÇÃO DE ORIGINAIS DE JORGE BANDEIRA 

COSMOGONIA INDÍGENA AMAZÔNICA NO SÉCULO XXI (CULTURA, POLÍTICA E PANDEMIA)

Jorge Bandeira, artista, professor, pesquisador, naturista de carteirinha, ex-vice-presidente da FBrN, fundador e ex-presidente do Grupo Uniâo Amazonico Naturista, além de ex-membro do Consleho Maior e membro do Conselho Consultivo da ems entidade será tema de exposição itinerante que estreia no Ecoparque da Mata, no município de Entre Rios, na Bahia.

jorge.jpg

Quando: Na Bahia, entre 15 e 18 de janeiro próximo

Local: Ecoparque da Mata: A apenas 2 quilômetros da Linha Verde (BA-099), dispondo de moderna estrada asfaltada (BA-520) até sua entrada, a Ecovila da Mata e o Ecoparque da Mata são facilmente acessados por quem vem de Salvador, ou mesmo de outros estados do Nordeste Brasileiro. 

Ficha técnica:

25 ilustrações originais de Jorge Bandeira. 

Organização e curadoria: Edilane Campos. 

Técnica: desenhos em cards e papel A4, papel Vergé, tinta nanquim, hidrocor. 

Estilo dos desenhos e estética:

Técnica livre, com influências na ilustração surrealista e no cartum e caricatura. 

Todas as ilustrações retratam os povos da floresta amazônica, seus costumes e cosmovisão, destacam-se as imagens onde a atualidade dos povos da floresta estão em ameaça frente às ações do garimpo na região do Rio Madeira, no Amazonas. 

Metodologia da exposição:

Disposição dos 25 desenhos originais no espaço, de preferência espaço fechado. 

Leitura dramática do poema The Vision, de Exuma, com livre tradução e adaptação feita e lida por Jorge Bandeira (leitura dramatizada e intervenção com performance).

Homenagem:

Este trabalho é dedicado à memoria do artista indígena Jaider Esbell. 

Apoio Cultural:

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas. 

 

Contatos com o artista:

Jorge Bandeira 

92 98145 6610 WhatsApp 

bandeirahomarmendez@gmail.com 

Manaus, 10 de janeiro de 2022

Em breve a exposição ocorrerá em Manaus.

(enviado em 10/01/22 via WhatsApp)

Filme com naturista conhecida estreia no Brasil

No dia 16 de dezembro o filme ZUMBI QUILOMBO DOS PALMARES será lançado nacionalmente para o Brasil e o mundo, começando pelas cidades de Maceió, estado de Alagoas, Teotônio Vilela, também em Alagoas, Monte Horebe na Paraíba, Jijoca no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Inicialmente fora do Brasil será lançado na África, Espanha e Portugal.

Esta produção nacional conta com a participação da atriz naturista Márcia Mística, conhecida no mundo naturista por promover eventos especiais direcionados para o público naturista e participar de vários eventos em vários pontos do país.

São seis histórias com uma pitada de ficção que contam a passagem de vida no período Brasil Colonial. É uma obra histórica cultural.  São elas Chica da Silva. Navio negreiro, Isalu, a escrava cobiçada ,  Zumbi dos Palmares, Escrava Bartira e o Prologo. 

 

Márcia incoporou três personagens em histórias diferentes. São eles:

India -  Luz
Negra - Negra Sol
Freira -Maria Joana .

 

Márcia lamenta que não conseguiu mobilizar seus amigos para ajudar financeiramente na produção, que acabou sendo realizada com recursos muito baixos. "É cinema independente", alerta.

Apesar de todas as dificuldades será lançado em primeira mão em Maceió.

marcia.jpg
marcia01.jpg
marcia02.jpg
marcia03.jpg

Márcia Mística nos figurinos das três personagens que viveu no filme. À direita na primeira imagem e à esquerda na terceira.

Leia mais sobre atividades de Márcia Mística em:
Jornal Olho nu - edição N°195 - fevereiro de 2017

http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_195/congrenat.html 

Jornal Olho nu - edição N°234 - maio de 2020

(enviado em 5/11/21 via Whatsapp)

ecologo1.gif

Encomende agora para sua biblioteca as melhores obras do Naturismo Brasileiro por um preço especial.

 

A obra de

Evandro Telles*

naturismo_capa000b.gif

NATURISMO - um estilo de vida transformador

Oferta especial de fim de ano

 

de

R$ 48,90

 

por apenas

R$ 39,90*

 

em sua casa.

* Mais despesas de envio

 

loja virtual

OLHO NU

logo_animado2.gif