
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.

Os dinamarqueses são os nudistas mais entusiastas da Europa em princípio e prática, sugere pesquisa
Matéria publicada originalmente pelo portal de noticias britânico The Guardian , em seguida, reproduzido em português pelo portal Game Nexus apresenta resultado de pesquisa que mostra que os alemães podem ter uma reputação arduamente conquistada de serem os nudistas mais entusiastas da Europa, mas os dinamarqueses não só aceitam mais o despojamento em público, como também são os mais propensos a fazê-lo.
Img.: Unterbacher/Creative Commons

Uma praia de nudismo na Alemanha, cuja reputação de aceitar a nudez em público parece estar sendo desafiada pelos resultados da pesquisa realizada em seis países.
Uma pesquisa recente da YouGov (grupo internacional de pesquisa de mercado e análise de dados que coleta informações on-line) sugere que os dinamarqueses são os nudistas mais entusiastas da Europa, tanto em princípio quanto na prática.
A pesquisa, realizada em seis países da Europa Ocidental (Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha, Itália e Espanha), revelou:
Disposição para ficar nu em público: Os dinamarqueses foram os que mais disseram estar dispostos a se despir em um local público, com 50% abertos à ideia. Em comparação, 42% dos
alemães, 38% dos espanhóis, 34% dos franceses e 29% dos britânicos e italianos.
Prática real: 54% dos dinamarqueses relataram ter se despido em pelo menos um local público, tornando-os os mais propensos a realmente praticar a nudez em público.

Locais específicos: Os dinamarqueses foram os que mais provavelmente ficaram nus em seu próprio jardim (37%) ou em um corpo d'água natural (36%).
Locais dedicados: Embora os dinamarqueses liderem em relação à nudez em público em geral, os alemães foram os campeões no uso de locais dedicados ao nudismo, como praias ou campings (25% contra 12% dos dinamarqueses), refletindo uma longa tradição de "cultura do corpo livre" (Freikörperkultur ou FKK) na Alemanha.
A pesquisa indica que os dinamarqueses são geralmente mais tolerantes à nudez em locais públicos e mais propensos a praticá-la do que seus pares europeus nos países pesquisados.
Os homens estavam mais entusiasmados do que as mulheres em todos os seis países. Na Dinamarca, as gerações mais jovens estavam mais abertas ao naturismo, mas na Alemanha aconteceu o contrário: 31% dos jovens entre os 18 e os 34 anos disseram que estariam dispostos a ficar nus em público, em comparação com 46-48% dos maiores de 50 anos.

(enviado em 8/11/25 via WhatsApp)
Podcast sobre Naturismo ao vivo
Evandro Cruz, presidente da ANACE, Associação Naturista do Ceará, e Débora Góes, membro da mesma entidade naturista, foram convidados pela youtuber Carolina Moreira Pontes, apresentadora, produtora e jornalista de Fortaleza, no Ceará para um bate-papo sobre Naturismo em seu canal no YouTube.
A Anace Foi convidada para o podcast CAROLINA INDICA, para falar sobre o naturismo no Ceará e no Brasil, filosofia, estilo de vida, respeito ao corpo, com informação de qualidade e sem julgamentos. O presidente da ANACE prontamente aceitou o convite e convidou a associada Débora Góes, representando as mulheres e membros da ANACE, para responder as perguntas juntamente com ele.
O Podcast foi ao ar na quinta-feira, 16 de outubro às 20 horas, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=kRA6oS01qhg e durou duas horas e meia num bate papo descontraído e diversificado, abrangendo o Naturismo sob vários aspectos.
(enviado em 15/10/25 por Pedro Ribeiro)


