top of page
turismo.gif

COSTA RICA, a Terra da Vida Pura - Al Natural

O Jornal Olho Nu traz aos leitores um artigo exclusivo e original sobre as demandas e benesses do naturismo costarriquenho. Se no Brasil, o naturismo é difícil, na Costa Rica as dificuldades duplicam. O pequeno país da América Central possui natureza exuberante e preservada. O Naturismo por lá ainda é muito reduzido, porém está se desenvolvendo graças à associação Costa Rica - Al natural, que promove eventos e encontros e acabou de ser filiada à Federação Internacional de Naturismo. Vale a pena conferir...

por Nelmo José

A Costa Rica, um  pequeno país na América Central com cerca de 51.100 km², banhado pelos dois maiores oceanos do mundo: o Atlântico e o Pacífico, é dividido em sete províncias, sendo San Jose, a sua capital que abriga instituições culturais, como o Museu do Ouro Pré-Colombiano. Com uma população de aproximadamente 6 milhões de habitantes, o país possui 5% da biodiversidade do planeta.

 

Cerca de um quarto do território é ocupado por floresta protegida, repleta de espécies de vida selvagem, como macacos-aranha  e aves quetzal. Possui relevo acidentado com florestas tropicais e litoral voltado tanto para o Caribe quanto para o Oceano Pacífico.

 

A língua oficial é o espanhol.

 

Com grande potencial turístico, a Costa Rica, vem se tornando como um dos destinos internacionais mais visitados em todo mundo, por suas belas praias, vulcões, sua vasta biodiversidade e pelo povo acolhedor, além de sua rica e variada culinária, que vai fazer você ficar com água na boca e sentir como se estivesse em casa.


O clima é tropical e subtropical, com temperaturas muito convidativas ao lazer ao ar livre durante quase todo o ano. Agora, se puder viajar para lá, escolha entre dezembro e março, para fugir da temporada de chuvas frequentes que

Costa-rica-01.gif

acontece entre abril e segue até novembro. Os meses mais chuvosos são setembro e outubro devido principalmente, a influência dos sistemas ciclônicos, os ventos monções provenientes do Oceano Pacífico equatorial e as brisas marinhas. Mas, se você não se importa com as intempéries, também é possível viajar para lá nesse período. (fica a dica).

 

Colón, é a moeda oficial Costarriquenha, amplamente utilizada em todo o território nacional, é usada exclusivamente  para todas as transações comerciais e financeiras. Embora o dólar americano também seja aceito em algumas áreas turísticas e em transações internacionais.

 

1 Dólar americano, equivale à 535 Colones. costarriquenho. E 1 Real vale 5,56 Colones. (Cotação de 20 de jul. de 2024, 11:26 UTC).

 

De regime democrático, a Costa Rica é uma república organizada sob um sistema presidencialista unitário, de acordo com sua constituição, promulgada em 1949. O Presidente da República, é eleito por voto popular direto, secreto e por sufrágio universal para um mandato de 4 anos.

 

A paz reina absoluta em todo território nacional, com um índice de violência extremamente baixo. O país, não possui exército desde 1948.

 

Próximo a ser um paraíso terrestre de paz e tranquilidade, o que faltava, no entanto para isso acontecer, era haver pessoas desprovidas de roupas, pontuando  este exuberante cenário.

Faltava... até agora!

costa-rica-02.jpg

O naturismo na Costa Rica ocorreu em diferentes partes do país e de forma espontânea, pode-se dizer casualmente e frequentemente entre pessoas que vivem ou visitam praias tanto no Pacífico central ou sul, como no Caribe. É difícil saber quando o movimento começou, mas sabe-se que famílias viajavam de San Jose até a praia Manuel Antonio (Pacífico Central) para acampar nesta bela praia e praticar naturismo, justamente, por sua localização  mais afastada e de áreas desabitadas. Fato muito comum, que ainda acontece em muitas praias mais remotas e pouco visitadas.


Com 25% do seu território sob leis de proteção ambiental, existem muitos parques nacionais, refúgios de vida selvagem e áreas protegidas na Costa Rica. Por isso, é comum encontrar mulheres “fazendo topless” em vários pontos turísticos. Havendo em certos casos, a necessidade de alguma intervenção policial ou de guarda florestais que solicite a ele ou a ela que as suas partes íntimas sejam cobertas, para que não haja a necessidade de prisões ou de lavrar um Boletim de Ocorrência por desacato ao pudor. Mas, aos poucos, o país está se habituando com a presença de naturistas ou praticantes de naturismo em áreas turísticas ou com alguns atrativos paisagísticos.

As praias preferidas da Costa Rica para visitar são: Manuel Antonio, Hermosa e Jacó no Pacífico central. No Pacífico Norte, Tamarindo,

Santa Teresa, Montezuma. E no Sul do Caribe, Cahuita, Puerto Viejo e Manzanillo.

 

Não existem praias oficiais ou áreas designadas para o naturismo. Pessoas que amam o naturismo costumam visitar praias menos famosas e mais distantes para aproveitar o sol e o mar, nus! Porém, há informações não confirmadas de que alguns hotéis, na província de Guanacaste, possuem espaços de “roupa opcional”  e  hotéis abertamente amigáveis ​​ao nudismo naquela região. Por isso, o naturista costarriquenho, está sempre em busca de locais como praias, rios e cachoeiras, com poucos visitantes, fora dos horários de pico para praticar o naturismo. E essa busca constante por lugares mais privados, fazendo com que os praticantes do naturismo, conheçam lugares mais encantadores e com uma natureza mágica.

 

A CR al Natural, com 110 membros, conta que tudo começou há apenas 20 meses, com o objetivo principal de oferecer espaços saudáveis, seguros e exclusivos para a prática naturista para adultos e promover a saúde mental dos participantes.

O grupo de coordenadores organiza eventos em zonas rurais, piscinas, casas de campo e nas casas dos participantes para comemorações de aniversários e outros eventos.  Esta última é “prática que vem se tornando mais frequente e mais comum. Porém, quando chegam outros visitantes ou familiares não adeptos, vestimos as roupas para que não haja maiores constrangimentos”  revela Josesao, um dos coordenadores do único grupo naturista registrado da Costa Rica.


“Também, há alguns meses, foi

alex-jose.jpg

realizado um casamento para dois participantes em cartório e logo em seguida, tivemos serviço de Catering (ou Refeições) com música ao vivo e um ótimo almoço foi servido. Todos nós estávamos nus, para comemorar e nos confraternizar. “       

 

Recentemente, no início do mês de agosto, a CR - Al Natural, foi incorporada à INF/NIF. Motivo de grande alegria e entusiasmo. E com esta aproximação, espera  consolidar ainda mais o intercâmbio a outros grupos e federações, através do trabalho e esforços em favor do naturismo costarriquenho.

Dispondo das redes sociais onde os interessados ​​podem entrar em contato com o grupo CR - Al Natural, para saber mais dessa organização e Associação Civil Naturista, sobre os objetivos e atividades. Ela já foi constituída e registrada em cartório. E, em muito breve, a formalização do movimento Costarriquenho será legalizado para promover o Naturismo de forma mais ampla, como vilas (fazendas) ou hotéis.

 

Para maiores informações, entre em contato com as seguintes redes sociais:

 

Instagram : crnatural 

X: @Cr_al_natural 

 Facebook : Naturismo.Costarricense 

 

E só desta vez, não utilizarei o meu bordão de sempre: "Salve o naturismo brasileiro!", e sim...

 

SALVA EL NATURISMO COSTARRICENSE! 🇨🇷

 

Nelmo José

Divinópolis/MG

(enviado em 1/09/24)

Veja fotos do Naturismo na Costa Rica no Blog do jornal OLHO NU

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
blog-anuncio.gif
bottom of page