
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.
Edição nº 303 - Fevereiro de 2026 - ano XXVI

Caso Praia do Pinho: Novo capítulo garante a volta do naturismo na praia pioneira do Naturismo no Brasil
Em nova nota à imprensa, a Federação Brasileira de Naturismo divulga que decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina garante a volta do naturismo na praia do Pinho.

Img.: Captura de tela de vídeo produzido pela NATURIS
A FBrN (Federação Brasileira de Naturismo) conseguiu mais uma vitória em favor do naturismo no Brasil. Em ação protagonizada pela entidade resultou em nova decisão, agora junto ao Tribunal do Justiça de Santa Catarina, garantindo a volta do naturismo a praia do Pinho em Balneário Camboriú - SC.
A decisão do Desembargador Alexandre Moraes da Rosa, deixa claro o “salvo-conduto coletivo, garantindo o direito aos naturistas de permanecer na faixa de areia e mar sem ameaça de prisão fundamentada na Lei Complementar 129/2025 e no Decreto 12.909/2025, até o julgamento do mérito do habeas corpus pelo colegiado”.
A decisão ainda determina que as autoridades coatoras se abstenham de efetuar prisões ou qualquer ato de cerceamento da liberdade de locomoção sob a alegação de crimes de desobediência ou ato obsceno relacionados ao Naturismo no referido local.
A decisão é de fundamental importância para os naturistas de todo o Brasil que foram surpreendidos a exatamente um mês atrás com a proibição no dia 19/12/2025, da prática do naturismo na Praia do Pinho, por parte da Prefeitura de Balneário Camboriú.
Em 28/12/2026, a Federação impetrou um Habeas Corpus coletivo que garantiu que os naturistas não fossem presos pelo crime de ato obsceno, porém aquela decisão não suspendeu os efeitos do decreto da Prefeitura que poderia invocar a legislação e efetuar prisões com base na desobediência. Essa lacuna fez com que Federação impetrasse novo Habeas Corpus, agora no Tribunal de Justiça, contra a decisão do Juiz.
Em 16/01/2026, o Desembargador relator do processo no Tribunal proferiu a decisão liminar garantindo assim que os naturistas não sejam presos ao praticarem o naturismo na faixa de areia e no mar.
Mais uma vez a Federação alerta que o salvo-conduto é apenas para a prática do naturismo na faixa de areia e no mar, sendo que qualquer outro local, tais como: trilhas de acesso a praia, estrada e estacionamento de acesso a praia, deck e mata, poderá ser objeto de detenção por partes das forças de segurança.
(enviado em 19/01/26 por FBrN)
NOTA À IMPRENSA: Justiça de Santa Catarina garante direito ao naturismo na Praia do Pinho
Decisão judicial afasta criminalização de praticantes de naturismo em local de costume consolidado há 40 anos.
(enviado em 28/12/25 por FBrN)
Nota Pública da Federação Brasileira de Naturismo sobre o fim da Praia Naturista do Pinho
A Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) manifesta profunda preocupação e pesar diante do encerramento da prática do naturismo na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, em decorrência da aprovação da PL 10/2022 e das alterações introduzidas pelo novo Plano Diretor do município.
Leia esta matéria no Blog do jornal OLHO NU. Assine Já
(enviado em 18/12/25 por FBrN)
Carta aberta à COP-30
A AGAL (Associação dos Amigos da Praia da Galheta), em Florianópolis, divulgou carta aberta direcionada ao participantes da 30ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a maior reunião global sobre o tema, que foi realizada em Belém, Pará, entre 10 e 21 de novembro de 2025. O evento reuniu líderes mundiais, cientistas e sociedade civil para discutir e buscar soluções para o combate ao aquecimento global, a preservação de florestas, o uso de energias renováveis e a proteção da biodiversidade. A AGAL, com esta carta, pretendeu chamar atenção da sociedade para os problemas de descaso e preconceito que estão sendo imputados na praia da Galheta, em Santa Catarina.
Por João Batista Freire/AGAL
(enviado em 10/10/25 por AGAL)
Quando o dinheiro atrapalha o significado… O naturismo se torna menos sobre “liberdade” e mais sobre “fantasia”.
"Nós vimos isso acontecer novamente." diz o casal canadense Kevin e Corin em seu blog sobre Naturismo, onde contam histórias de suas experiências no naturismo canadense e estado unidense e também fazem crônicas e dão opiniões sobre assuntos que afetam nosso estilo de vida, como é o caso do texto apresentado a seguir, que mostra que um número considerável de pessoas têm usado o Naturismo como trampolim para realização de fetiches sexuais de terceiros, vendendo suas imagens na Internet.
Matéria do blog OUR NATURIST LIFE,
publicada originalmente em 9/08/2025
(enviado em 31/08/25)


