top of page
surf-16.gif

16º Tambaba Open de Surf Naturista - primeiro dia
(nova versão)

Texto e imagens de Richard Pedicini
surf-richard-5098.jpg

Secretário de Turismo do município do Conde esteve presente na abertura do evento no sábado, 6 de setembro

A natureza sorriu no primeiro dia do 16° Open de Surf Naturista. O tempo foi bom, a lua cheia contribuiu para ondas adequadas para os atletas. A maré alta às três da tarde posicionou as ondas melhores na hora da competição. A Federação Paraibana de Surf forneceu juízes como sempre, e a Prefeitura uma equipe de apoio o dobro do tamanho do ano passado, e o próprio Secretário de Turismo prestigiou o evento. Ainda guardas municipais aparecerem com armamento adequado para proteger um banco e não uma banca de areia. Salva-vidas dos bombeiros estavam prestes a agir. Os atletas dentro e fora da competição eram de alta qualidade. A nenhum deles faltou condições de ganhar a categoria.

O que faltou, infelizmente, foi o número de competidores. As inscrições para a categoria local foram restritas a 16 surfistas, e a lista na mesa dos 

juízes contava com 11 nomes. Mas somente cinco compareceram, e quatro baterias de quinze minutos seguido por dois semifinais -- uma hora e meia de competição -- foi reduzido a uma única “superbateria” de 30 minutos para eliminar um dos atletas, sobrando quatro para o final domingo.  

A classificação final foi 

1. David Saci

2. Marlison José

3. Herlington Ferreira (Rato)

4. Thiago Dantas 

 

Quem ficou de fora foi Reginaldo Pai.

 

Em paralelo ao campeonato, Reginaldo Filho e William Meira aproveitaram as ondas no lado sul da praia, fora da área, sendo usado pela competição, ambos vestindo (ou deixando de vestir) a “roupa” do naturismo. 

O torneio interessa a Conde

A autoridade maior presente foi o Secretário de Turismo de Conde, Dante Tomei. Sua presença ao Campeonato era sua primeira visita oficial à Praia de Tambaba.

surf-richard-5231.jpg

A Guarda Municipal do município do Conde fez patrulhamento durante o evento

Ele conversou com o Jornal Olho Nu, cercado por sua equipe, sobre o Campeonato de Surf Nu, que ele disse  “Coloca o Conde no olho internacional. Já é famosa. Traz um grande holofote para Conde. Tambaba é a praia mais famosa de Conde, da Paraíba, e até de todo o Nordeste. O evento é um orgulho para Conde.”

surf-richard-5222.jpg

David "Saci" foi o vencedor, no sábado, da primeira etapa da Categoria Local do evento, que disputou o título no domingo

A praia de Tambaba é conhecida no Brasil inteiro. Onde eu vou, eu falo de Tambaba, é a minha carta de visita. Todos conhecem, e todos tem curiosidade.

 

Perguntado sobre o fato de que poucos entram na praia naturista, o secretário retrucou, “Mas o outro lado é lotado. É extremamente importante para o turismo de Conde e da Paraíba.”

Tomei já havia visitado a praia, “até por causa da situação da pousada aqui ao lado”, mas tem feito suas visitas fora do expediente “porque não sou naturista, não tiro a roupa, mas quero respeitar o carácter da praia.”

 

O secretário ainda participou da abertura oficial do campeonato, quando prometeu uma reforma da entrada da área naturista, desgastado pelo tempo e maresia.

O apoio do município ao Open de Tambaba neste ano incluiu uma equipe de quatro funcionários da Secretaria de Turismo: o chefe do núcleo de informática Robson Michel; Noaldo Nery, entrevistado pelo Olho Nu ano passado, junto com seu assistente; e Matheus, que escolhe a música. 

A equipe “quatro por quatro” é a mesma para todos os eventos da Prefeitura, mas conforme Mateus, a música, “Para este campeonato de surf é Reggae antigo, MPB, rock nacional. Varia com o evento.” É a sua primeira vez na praia, e no sábado não pretendia tirar a roupa. 

 

No final da tarde, apareceram quatro homens da Guarda Municipal, fortemente armados e pesadamente vestidos, mas de boa índole: na presença de uma máquina fotográfica, posaram. 

Reginaldo Pai

O concorrente eliminado, Reginaldo Pai, participa do evento desde a primeira edição. “Sou nativo, nascido e criado aqui. Tenho esta areia na minha história,” ele explicou a reportagem. Ele é conhecido como

surf-richard-5134.jpg

Marlison José particpou da categoria local

Reginaldo Pai exatamente porque Reginaldo Filho “Guinho” é o maior produto do surf de Tambaba, chegando a campeão estadual. Ele também participa do campeonato desde o começo.

 

Como Reginaldo Pai se sentiu, a primeira vez que foi vencido no torneio pelo seu filho? “Senti vergonha, e orgulho demais, quando meu filho venceu.”

surf-richard-4980.jpg

Quem é Local?

 

Uma questão que tem causado rebuliço e desconforto entre surfistas nos últimos anos é “Quem é local?” A premiação do Tambaba Open é rica para um evento do seu tamanho: duas pranchas de surf novas, uma para a categoria Local, outra para o Open. Reginaldo Filho, “Guinho”, nascido em Conde e tendo chegado a campeão estadual, já saiu de mais um Tambaba Open carregando ambas as pranchas. 

Porém, a definição de “local” já excluiu Douglas Andrade, que dá expediente a semana inteira na Arca do Bilú acima da praia, e cuja foto já foi usada no poster do evento. Já excluiu outros que moram fora do Conde mas que surfam na Praia de Tambaba diariamente. Este ano, excluiu Reginaldo Filho, mas incluiu Reginaldo Pai. 

 

Guinho disputou com Carlos Santiago, organizador do evento, atrás da barraca, antes do começo do evento, questionando por que, morando em Conde, poderia não ser considerado local? Carlos disse que “As regras são feitas pela comitiva, e você não vem às reuniões.”  Guinho respondeu que, “Na última reunião, eu estava num campeonato. Mas vou na próxima.”

Reginaldo Pai prepara sua prancha para participação

surf-richard-5275.jpg

Reginaldo Filho (Guinho) não gostou de ter sido barrado na participação da Categoria Local

surf-richard-5146.jpg

Thiago Dantas foi mais um participante

(enviado em 11/09/25 por Richard Pedicini)

ecologo1.gif
blog-anuncio.gif
Fbrn-ipi-reduzido.jpg

Nota da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) – O Jornal Olhu Nu está afiliado à FBrN, e como todas entidades e associações afiliadas, goza de autonomia administrativa, portanto todas as opiniões, matérias, divulgações e demais publicações editadas através de sua mídia digital, são de exclusiva responsabilidade de seus correspondentes, colaboradores, divulgadores e editor, que embora o Jornal Olho Nu exerça reconhecida colaboração para divulgação do Naturismo, não é veículo oficial de comunicação da FBrN.

Leia as matérias postadas nas edições anteriores do jornal OLHO NU clicando no Blog do jornal OLHO NU e em Edições Anteriores

© 2025 por Jornal Olho Nu

bottom of page