
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.
Edição nº 298 - Setembro de 2025 - ano XXVI

Não só o Open movimentou Tambaba sábado
Texto de Richard Pedicini
Entre as mais notáveis na areia foi Marisa Perpétua, vice-presidente da Sonata, que depois de limpar a praia sozinha na sexta-feira voltou para participar da campanha de limpeza da FBrN, e transmitir a importância de praia limpas vestida de tartaruga marinha, com um capacete e carapaça de espuma, versão viva da mascote do Campeonato.
De manhã, um grupo de uma dúzia de jovens que pareciam atletas desceram para a praia de entrada. Informado do campeonato, metade deles desbravaram a trilha para a área de naturismo, e ficaram até que seu transporte estava a sair. Eram jogadores de handball de várias universidades de Santa Catarina. Saíram sorrindo, agradecendo a oportunidade de conhecer a praia, meia dúzia de possíveis "convertidos" ao Naturismo ou até, quem sabe, missionários para "converter" outros curiosos. Teriam sido barrados pela regra contra homens desacompanhados, se não fosse pela exceção aberta durante o evento Tambaba Open de Surf naturista.
Vários surfistas treinaram antes da abertura da competição, e depois uns continuaram aproveitando as ondas até depois da final. Durante a bateria única, Reginaldo Filho e William Meira, que concorrerão domingo na categoria Open. Um único praticante de boogie board também entrou na água depois da bateria.
Porém, fora da Tambaba, a praia ao norte, Arapuca, tinha mais de uma dúzia de surfistas bem depois da maré alta.
A maré deste fim de semana é o que é chamado de um “king tide”, uma maré

Marisa incorpora a mascote do evento.
(Img.: Pedro Ribeiro)
mais alta do que até de uma lua cheia normal. Banhou a cabana de tirar roupa na entrada da praia, e chegou quase até a tenda dos juízes, fazendo a Guarda Municipal recuar, ocorrência rara. Por quê? Domingo tem um eclipse total da lua, que acontece quando o sol, a lua e a terra são alinhados, e as forças de gravidade puxam na mesma direção, aumentando o seu efeito sobre as marés.

Outro evento poderia ter acontecido, ou não. Várias pessoas entrando na praia perguntavam se “haveria luau”. Tratava-se aparentemente de um evento do qual quem sabe, sabe, e quem não sabe prefere não saber. A presença dos quatro guardas civis fortemente armados poderia servir de um desincentivo. Senão, a Sonata poderia pensar em contratar um lobisomem para patrulhar a praia na próxima lua cheia.
Foto oficial dos competidores da Categoria Local, antes de entrarem no mar (Img.: Richard Pedicini)

Guinho treina e observa as ondas (Img.: Graça Andrade)

William Meira também treinou no sábado para a disputa da Open no domingo (Img.: Graça Andrade)
(enviado em 11/09/25 por Richard Pedicini)