top of page
logob10a.gif

Edição nº 265 - Janeiro de 2023 - ano XXIII

Matérias inseridas no portal do jornal OLHO NU no mês de Janeiro de 2023 na íntegra.

edotorial.gif

As novidades desta edição

Img.: Léo Spínola

O jornal OLHO Nu deseja a todos os seus leitores e amigos um excelente 2023, com muita esperança e realizações. Também com muito Naturismo nas áreas oficiais, não só as de praias mas também as fechadas, que apresentam a qualidade e o respeito inerentes à nossa filosofia de vida.


Uma boa oportunidade de conhecer o Naturismo com todas as características que o representam é participar da décima oitava edição do Congresso Brasileiro de Naturismo, o XVIII CongreNAT. Aqui o participante poderá encontrar naturistas de toda parte do Brasil e até de outras partes do mundo. São momentos de confraternização intensa, de muitas atividades, de ampliação e aprofundamento  de conhecimentos da nossa filosofia. E momento de muito trabalho com discussão e debates sobre a condução do Naturismo brasileiro. É neste evento que ocorre  a eleição para os

capa01.jpg

O Congresso Brasileiro de Naturismo proporciona o encontro de velhas e novas amizades. Este foi na Colina do Sol em 2019, o último realizado presencialmente.

cargos de gerenciamento da  Federação Brasileira de Naturismo, quando todos os dirigentes das associações e das áreas filiadas são convocados a votar. Por tudo isso o CongreNAT é imperdível. E, neste ano, o local escolhido para realização do evento tem instalações primorosas, com muito lazer e conforto. Será realizado no primeiro final de semana de março. Para participar veja todas as informações em XVIII CongreNAT.

 

A FBrN informa e lamenta profundamente o falecimento de José Wagner de Oliveira da Oca de Piá, que deu sua enorme contribuição ao Naturismo e às causas indígenas, ocorrida na noite de 27 de janeiro de 2023. Leia mais em NATNotícias. 

A Federação Brasileira de Naturismo completou, no domingo, 15 de janeiro, 35 anos de sua criação na praia do Pinho. A NATParaná lembrou a data e criou a imagem/homenagem que você poderá ver em Notícias da FBrN.

Por conta dos tristes acontecimentos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro passado, na tentativa de golpe contra o governo eleito em 2022, a Federação Brasileira de Naturismo divulgou publicamente nota oficial. Em Naturismo & Política.

Chega do Senado Federal notícia preocupante. Infelizmente a nossa luta por uma legislação nacional para o Naturismo sofreu mais um revés. Após mais de três anos de tramitação, projeto de Lei do Naturismo é mais uma vez arquivado no Senado, no dia 21 de dezembro de 2022, o projeto de lei que regulamenta locais naturistas no Brasil. Em NATLuta.

Ficar nu faz bem à saúde? Este é o questionamento que uma matéria do portal UOL faz para apresentar o carioca Angelo Pacheco, de 33 anos, que desde menino, gostava de ficar nu em casa. Ele não sabe explicar o motivo, mas ressalta que até hoje a prática é feita por ele e proporciona muitos benefícios. "A nudez sempre me pertenceu. Não via motivo para colocar roupa dentro de casa", diz. É só acompanhar em NATComportamento.

 

Conheça um pouco da história do Naturismo na Alemanha contada por pequenos tópicos e lustrações. A matéria original foi publicada pela Deutsche Welle, o canal oficial do governo da Alemanha para divulgação de sua cultura e novidades. Em NATHistória.

Grupo combativo alemão "GetNakedGermany!" está propondo à UNESCO tornar o Naturismo patrimônio imaterial da humanidade. Nos primeiros dias deste ano, a associação anunciou sua intenção de apresentar uma candidatura à Comissão Alemã da UNESCO até o outono. Veja em NATLuta Internacional.

Barbearia em Campo Grande, MS, terá dias da semana para acolher os clientes naturistas. Quem garante isso é o Catarinense Fernando Moreira, proprietário do empreendimento, em matéria publicada pelo portal Campo Grande News em meados de dezembro passado. Se vai acontecer ou não, só o tempo dirá. Por enquanto confira a matéria republicada em Nudez & Sociedade e visite o local para tirar a prova.

A Escolinha de Surfe Naturista começou suas atividades na praia de Tambaba neste primeiro sábado do mês de janeiro e promete ser a sensação do verão.  Em NATEsporte.

 

Isto que é prestígio. A Associação naturista do Ceará (ANACE) fez evento extra apenas para receber visitantes do Rio de Janeiro em terras cearenses. Leia também que a Ecovila da Mata completou 10 anos de sucesso. Em NATNotícias.

Em Zipolite, a pequena cidade balneária do México, vai ocorrer a oitava edição do festival de Nudismo. Durante o primeiro final de semana de fevereiro uma extensa programação espera os visitantes naturistas e nudistas de toda parte do Globo, em NATInternacional.

O resort naturista espanhol  El Portús será a sede da décima terceira edição do Encontro Naturista do Sul da Europa, no final de setembro deste ano. O evento que reúne as associações europeias naturistas é aberto, no entanto, para qualquer naturista de qualquer parte do mundo que queira participar. As inscrições serão feitas durante todo este mês de janeiro. Acesse a seção NATInternacional e tenha todas as informações.

E pelo Brasil mesmo, aproveitando o verão, há pessoas que procuram praias alternativas para a prática do naturismo. Membros do NAT Ibiúna visitaram a praia Desertinha, em Peruíbe, no litoral do estado de São Paulo. Veja como foi em NATPraias.

Img.: Arquivo JON

capa02.jpg

Nos CongreNATs sempre acontecem as reuniões oficiais da FBrN. esta ocorreu durante a décima quinta edição, em 2017, no mesmo local onde será realizado o deste ano, em Guarapari.

Em NATInforme ClaNAT há convite do Naturismo Equador para participar do Sábado Naturista, o primeiro evento naturista do ano, com participação especial de convidada do Brasil.

O SPNat  convidou para o primeiro evento do ano, quando seriam comemorados os 12 anos do grupo e também a realização do tradicional concurso de miss e mister SPNat.

O presidente da ANACE participou de um programa no YouTube no dia 21 de janeiro, onde falou sobre Naturismo. E agora anuncia sua própria live com o tema "mulheres naturistas". Não perca. Também leia que a associação fez o Natal tropical em praia no 

Ceará, Veja como foi em seu relatório. Além disso o calendário de eventos previstos para 2023 já está pronto.

A NATParaná vai comemorar aniversário no início de  fevereiro. Participe do evento comemorativo.

 

A NatES, além de divulgar seu calendário de atividades para 2023, convida para brincar o carnaval naturista em Barra Seca.

 

O Graúna fará encontro têxtil em shopping center de Manaus, no final do mês, logo depois organizará um pernoite de carnaval no início do mês de fevereiro e, além disso, divulga seu calendário de atividades previstas para 2023.

O PlaNAT realiza seu primeiro encontro do ano em fevereiro.

Os Naturistas Unidos do Rio Grande do Norte (NU-RN) fazem resenha de como foi o acampamento realizdo na praia de Tambaba no primeiro sábado de 2023 e mostram as datas agendadas de seus eventos para ao ano de 2023.

E o NATCop, associação do interior do Estado de São Paulo, divulga seus eventos para 2023.

O NATVale, associação dos naturistas do Vale do Paraíba, em, São Paulo, também divulga o calendário de atividades para 2023 e promove o primeiro encontro do ano, a NATFolia, em fevereiro.

​O jornal Olho Nu foi atualizado durante todo o mês. Ficou atento?

 

E vamos voltar a frequentar os eventos naturistas.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de fevereiro de 2023.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

Img: Arquivo JON

capa03.jpg

Muitos eventos extras ocorrem durante os CongreNATs. Este também foi em 2017: Um passeio de barco pelo rio que banha a cidade de Guarapari.

associa.gif

Nova live da ANACE: mulheres naturistas

anace
anace-live.jpg

no instagram da ANACE @anace.naturismo

(enviado em 22/01/23 via WhatsApp)

Presidente da ANACE fala sobre Naturismo em uma live no YouTube.

(reenviado em 23/01/23 via WhatsApp)

Natal tropical da ANACE

anace.jpg

Registro do evento de Confraternização de Natal da ANACE, o NATAL TROPICAL, realizado entre os dias 17 e 18 de dezembro de 2022, em Caucaia, no Ceará, em uma casa de praia, no município de Caucaia-Ce. Tivemos a preocupação de alugar uma residência perto do litoral praiano, visto que o mar é algo muito presente em quase todos os municípios do Ceará.

 

Tivemos um total de 20 (vinte) pessoas, dentre elas membros oficiais e convidados no day use, onde todos puderam desfrutar de um ambiente bastante agradável, com piscina e bar molhado, campo de futebol e vôlei e um deck com churrasqueira, além do espaço com mesas e cadeiras onde fazíamos nossas refeições.

 

Trouxemos também alguns profissionais para compor a nossa festa, como por exemplo, um massoterapeuta, karaokê profissional, aulas de yoga, fit dance e claro, a ceia de natal. Foi um momento muito marcante e de muita diversão, pois tivemos durante a ceia, a apresentação da pauta pelo presidente de tudo o que foi executado desde o início de sua gestão, como também as metas para 2023.

(atualizado em 02/01/23 via WhatsApp)

Pernoite de carnaval no Graúna

grauna
grauna-carn.jpg

(enviado em 10/01/23 via WhatsApp)

Encontro têxtil do Graúna

grauna.jpg

(enviado em 7/01/23 via WhatsApp)

Vem brincar o carnaval naturista em Barra Seca

nates
nates.jpg

(enviado em 16/01/23 via WhatsApp)

Calendário de eventos em Barra Seca 2023

nates-cal.jpg

(enviado em 11/01/23 via Whatsapp)

Agenda 2023 do NATCop

natcop
natcop.jpg

Obs.: esta associação naturista não é filiada à Federação Brasileira de Naturismo

(enviado em 1/01/23 via Whatsapp)

Aniversário NATParaná

natparana
natparana.jpg

Ola amigos naturistas... estão abertas as reservas para o encontro do Grupo NAT-PARANÁ nos dias 04 e 05 de fevereiro.

Desta vez o encontro será em um sítio alugado na região de Mandirituba- PR

 

- Portadores do Passaporte INF:
Passar o final de semana nos quartos coletivos: R$ 160,00 por pessoa
Para passar o final de semana acampado no sitio: R$ R$ 100,00 por pessoa

 

- Não federados e sem vínculo com a FBrN:
Passar o final de semana nos quartos coletivos: R$ 180,00 por pessoa
Para passar o final de semana acampado no sitio: R$ R$ 110,00 por pessoa

 

Valores válidos para pagamento até 20 de janeiro.

 

Para sua diversão... teremos tirolesa, piscina aquecida, rio e muito mais.

 

Observação:
- Café da manhã coletivo no domingo;
- Demais refeições inclusas. - Levar bebidas da sua preferência.
- Levar roupas de cama e banho, travesseiro.

Não deixe para a última hora, pois as vagas são limitadas!
 

Informações e reservas pelo whatsapp 41-9151-7334 (Léo Spinola)

(enviado em 05/01/23 via WhatsApp)

NATFolia no NATale

natvale
natvale-folia.jpg

(enviado em 4/01/23 via WhatsApp)

Calendário de atividades para 2023 do NATVale

natvale.jpg

10 a 12 fevereiro, NatFolia Carnaval Viva Luz Del Fuego

21 a 23 abril TriboNat dia do índio Dia dos Povos Indígenas, da Terra e dos Amigos

08 a 11 junho Arraiá NatVale  Festa Junina, do Meio Ambiente e da Reciclagem

15,16,17 setembro NatPrimavera Festa da Primavera e da Árvore

10,11,12 novembro NatVale Encantado Sejam bem vindos bruxas, duendes e outros encantados da Natureza 

01 a 03  dezembro NatVale Dia do Naturismoaniversário da NatVale e confraternização

13 a14 janeiro NatGratidão Prestação de contas e assembleia geral 

(enviado em 2/01/23 via Associação naturista NATVale)

Acampamento NU

Encontro realizado entre os dias 06 e 08 de janeiro de 2023 em parceira com a SONATA na praia de Tambaba, PB.

nu-rn

Por João Pinto

O NU-RN juntamente com a SONATA organizou um final de semana diferente para iniciar o ano de 2023. Foi programado um dia de esportes, com vôlei e escolinha de surf; um dia de cuidado com a praia com coleta de lixo, monitoramento de ninhos de tartarugas com o pessoal do Projeto TAMAR. Além disso, um bolo em comemoração ao aniversário da praia de Tambaba também estava na programação.

Aqueles que acamparam na praia puderam acompanhar bem cedo a equipe do Projeto TAMAR no monitoramento dos ninhos das tartarugas. Eles presenciaram o nascimento de algumas tartaruguinhas. Infelizmente dessa vez foram poucas a nascerem, no

acampa06.jpg

Img: Rodolfo Neto/NU-RN

entanto, foi possível ver algo raro: o nascimento de uma tartaruguinha, oriunda do cruzamento de duas espécies diferentes. Outro momento singular foi poder ver uma tartaruga na crista da onda, enquanto curtíamos o banho de mar. São esses momentos que fazem de Tambaba um paraíso. Só vivendo esse lado naturista da praia para ter contato com a natureza nesse nível!

Contamos com uma comitiva inicial de 12 pessoas do NU-RN entre associados, novatos e não associados. No entanto, só esteve presente 9 pessoas. Alguns acamparam, outros ficaram em hostel, outros fizeram bate-e-volta até a praia. No entanto, todos conseguiram aproveitar a praia e os momentos de lazer e descanso que ir a Tambaba proporciona.

Img.: Joel Duarte/NU-RN

O reencontro de amigos foi maravilhoso! Lá reencontramos os amigos que fazem a SONATA, amigos de Pernambuco e muitos outros que paravam para colocar o papo em dia na tenda do encontro. Se você não participou desse momento, se liga que durante o decorrer do ano teremos outros. Basta se organizar e entrar em contato conosco!

No nosso Instagram @naturismo.nu.rn, você pode encontrar o calendário (transcrito abaixo) com as datas dos próximos encontros. Bem como informações mais detalhadas dos eventos mais próximos. Até o próximo encontro!

(enviado em 9/01/23 por Naturismo NU-RN)

Primeiro encontro do ano do PlaNAT

planat
planat.jpg

(enviado em 13/01/23 via WhatsApp)

Nova edição de Naturalmente disponível

spnat

A edição de dezembro do boletim Naturalmente, publicada pelo SPNAT, traz a cobertura completa da grande comemoração de fim-de-ano da associação, com dezenas de fotos.

 

O exemplar está disponível em arquivo PDF. Basta clicar sobre a imagema o aldo que reproduz a primeira página do boletim.

2022 marcou mais um ano de conquistas e de muita alegria para o SPNat e para o naturismo paulista. Em dezembro realizamos o nosso tradicional encontro de final de ano reunindo associados do SPNat e do NIP para comemorarmos juntos o amor, o respeito e a união de tanta gente que sabe fazer as coisas acontecerem. Eu não poderia estar mais realizada, ao constatar que cumprimos com dedicação as atividades a que nos propusemos no SPNat. A colaboração de toda a diretoria e conselho, bem como a união de nossos associados e simpatizantes permitiram que terminássemos o ano com um encontro cheio de boas vibes e com a alegria de termos recebido inúmeros novos associados, o que demonstra a força não só do naturismo, mas do SPNat como o grupo que mais cresce no Brasil.

natural.jpg

(enviado em 9/01/23 via WhatsApp)

historia.gif

A verdade nua e crua: este é o movimento nudista alemão

NATHitoria

Os alemães acham mais fácil se despir na praia ou na sauna do que as pessoas de outros países. Aqui mostramos uma breve história do movimento nudista alemão, conhecido como FKK.

Cultura nudista

É apenas parte da cultura, como a música techno ou o amor desmedido aos aspargos. Embora a prática da Freikörperkultur (FKK), algo como "cultura de corpo livre" ou mais simplesmente "nudismo", esteja em declínio entre os mais jovens, ainda existem inúmeras áreas da FKK nas praias, bem como entusiastas que se despem em parques e spas.

movimento-nudista-alemao-02.jpg

Promoção de filmes

Melhorar a saúde através de atividades nuas na natureza foi uma ideia refletida no filme de 1925 "Wege zu Kraft und Schönheit" ("Caminhos para a Força e a Beleza"). Estrelado pela controversa atriz e diretora Leni Riefenstahl, foi um dos filmes educacionais mais populares do cinema mudo. Continha cenas de exercício, dança e banhos.

movimento-nudista-alemao-05.jpg

Uma forte tradição na RDA

Embora o nudismo tenha sido inicialmente promovido na República Democrática Alemã pelos vanguardistas, ele rapidamente se espalhou e foi tolerado. Como a vida na RDA era rigidamente controlada, banhar-se nu era visto como uma liberdade incomum, e muitas pessoas aproveitaram essa oportunidade. Nesta foto de 1986, dezenas de banhistas tomam sol em Müggelsee, nos arredores de Berlim.

movimento-nudista-alemao-07.jpg

O espírito nudista

Nesta praia em Leipzig, em 1980, os nudistas partem aproveitando um dia quente. O espírito nudista tem a ver com celebrar a beleza do corpo e se sentir livre daquelas roupas que tanto incomodam. De acordo com os entusiastas, o nudismo não é sobre sexo, mas sobre libertar-se dos laços sociais. E, claro, também garante um bronzeado uniforme.

movimento-nudista-alemao-09.jpg

Férias nos parques de Berlim

O nudismo hoje não é o que era, embora em alguns parques a tradição seja mantida, por isso não se surpreenda se durante uma caminhada à tarde você encontrar mais pele do que esperava ver. O nudismo é proibido, mas tomar sol sem roupas é tolerado – se não incomodar ninguém – em alguns parques de Berlim, como o Volkspark Friedrichshain (foto, tirada em 1999) e o Tiergarten.

movimento-nudista-alemao-11.jpg

De volta à natureza

Certamente não é para todos, mas se você realmente quer entrar em contato com a natureza, você pode tentar fazer caminhadas. Sem roupas, é claro. Nas profundezas da região montanhosa de Harz, há uma rota de 18 quilômetros onde você pode caminhar nu. De Dankerode ao reservatório Wippertal e vice-versa, os nudistas são bem-vindos. Apenas cuidado com urtigas.

O hobby saudável

No final do século XIX, muitos alemães acreditavam que tomar banho sem roupa em um dos muitos lagos do país era uma prática saudável. Naquela época havia um movimento que buscava se afastar das cidades para entrar em contato com a natureza. Algumas pessoas também gostavam de se exercitar ou andar nuas. Esta imagem de 1933 mostra duas mulheres no Lago Chiemsee, na Baviera.

movimento-nudista-alemao.jpg
movimento-nudista-alemao-03.jpg

A FKK e os nazistas

Riefenstahl tornou-se a cineasta favorito de Adolf Hitler e glorificou o físico atlético ariano em "Olympia", baseado nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Enquanto os nazistas inicialmente proibiram a FKK, a possibilidade de nadar nu foi tolerada a partir de 1942, desde que fosse feita discretamente em áreas remotas. Muitos dos promotores do nudismo eram de esquerda.

movimento-nudista-alemao-06.jpg

Tensão fronteiriça

O nudismo era particularmente forte nas praias do Mar Báltico, embora sua prática não se estendesse ao lado polonês da costa. Depois que a Polônia aderiu à União Europeia, tornou-se mais fácil caminhar das praias de um país para as de outro, tornando o nudismo uma fonte de conflito entre localidades de ambos os lados da fronteira germano-polonesa.

movimento-nudista-alemao-08.jpg

Em Munique também há nudismo

Embora a nudez pública seja proibida em Munique, existem áreas específicas onde a prática da FKK é permitida. Por exemplo, no Jardim Inglês (Englisch Garten) e ao longo das margens do rio Isar, incluindo a praia de Flaucher, um destino popular para banhistas despojados de roupa, como mostra esta imagem de 2002. As áreas nudistas geralmente são bem sinalizadas, para que ninguém fique confuso.

Uma paixão de milhões

Sabe-se que Angela Merkel estava em uma sauna na noite em que o Muro de Berlim caiu. Era o seu ritual de quinta-feira. Os números são claros: quase 30 milhões de pessoas visitam regularmente as 2.300 saunas da Alemanha. A maioria exige que os usuários de ambos os sexos prescindam de roupas. Nota: estas saunas públicas são diferentes de clubes ou saunas FKK, que geralmente são bordéis.

movimento-nudista-alemao-10.jpg
movimento-nudista-alemao-12.jpg

(enviado em 01/01/23 por Pedro Ribeiro)

congrenat-18.gif

Novidades sobre o congreNAT

congrenat

Observamos que muitos participantes não retornarão a suas cidades no domingo, ficando mais alguns dias no  Espírito Santo,  por este motivo  sugerimos duas atividades opcionais pós Congrenat .

1 - 06/03/2023 (segunda-feira): Passeio de escuna naturista partindo de Guarapari.  R$ 40,00  por pessoa, com  paradas para mergulho e buffet de frutas.  Obs:  mínimo 30 pessoas para ocorrer o passeio.  Interessados entrar em contato com Drica 013-98861-0626  para mais informações.

2 - Barra Seca:  quem quiser dar um esticada até a Praia de Barra Seca,  nossa colega Silvia Mendes -  Pakots Viagens (011-94747-5613) negociou desconto com hospedagem por lá.  É só entrar em contato com ela.

Aproveite a oportunidade e explore o Espirito Santo !

Img.: Arquivo JON

congrenat.jpg

Poderá haver mais um passeio de barço naturista, como houve em 2017

(enviado em 6/01/23 por FBrN)

fbrn2.gif

FBrN completou 35 anos de criação

fbrn

No domingo, 15 de janeiro, a Federação Brasileira de Naturismo completou 35 anos de sua criação na praia do Pinho. A NATParaná lembrou a data e criou a imagem/homenagem abaixo.

fbrn-35.jpg

(enviado em 15/01/23 via WhatsApp)

clanat-logo.gif

Sábado naturista no Equador

clanat
clanat01.jpg
clanat02.jpg
clanat04.jpg
clanat03.jpg
noticia.gif
falecimento

Nota de falecimento: José Wagner de Oliveira

A FBrN lamenta profundamente o falecimento de José Wagner de Oliveira da Oca de Piá, que deu sua enorme contribuição ao Naturismo e às causas indígenas, ocorrida na noite de 27 de janeiro de 2023.

 

Poeta, músico e ex-professor da Universidade Federal  da Paraíba, foi presidente da SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba) nos anos 2008/2009. Foi membro do  Conselho Maior da FBrN e também suplente do mesmo conselho para o Nordeste por 3 gestões. Idealizador e também fundador do Museu Etnológico Oca de Piá em João Pessoa/PB.

Com vários parentes morando em uma autêntica aldeia indígena Montemó, nas proximidades de João pessoa, onde nasceu, foi batizado como Potiguaçu (camarão grandioso) em meio aos seus ancestrais, Zé sempre se destacou no meio naturista pelas suas "vestimentas" indígenas, principalmente nas ocasiões festivas.

Licenciado em Educação Física, pós-graduado em Educação na área de pedagogia humana, lecionava na Universidade Federal da Paraíba diversas disciplinas para o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

ze-wagner.jpg

Img.: Pedro Ribeiro

(enviado em 29/01/23 via WhatsApp)

Evento extra da ANACE recebe naturistas
do Rio de Janeiro

NATNoticias

Anace faz encontro extraoficial para receber amigos do Rio de Janeiro

anace01.jpg

Thyago Barbosa e Jefferson Pereira, seguidores da Associação Naturista do Ceará em viagem pelo Nordeste, entraram em contato e manifestaram o desejo de conhecer os integrantes da Anace e participar de um evento naturista,  como o calendário oficial de eventos do grupo só tem início em março,  fizeram uma reunião extraoficial para recepcioná- los

O encontro contou com vários membros da Anace e ocorreu na casa de um dos membros, um domingo regado a churrasco, banho de piscina,  bons drinks,  muita conversa e diversão.

Os visitantes foram agraciados com uma lembrança da Anace: um kit bolsa e agenda

anace03.jpg
anace02.jpg

(enviado em 23/01/22 via WhatsApp)

Nat-e-politica.gif

Federação Brasileira de Naturismo divulga nota oficial de repúdio a ato golpista no Brasil

naturismo-politica

Por conta dos tristes acontecimentos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro passado, na tentativa de golpe contra o governo eleito em 2022, a Federação Brasileira de Naturismo divulgou publicamente a seguinte nota oficial:

Naturistas em defesa da Democracia

 

A Federação Brasileira de Naturismo manifesta seu veemente repúdio aos atos antidemocráticos que, no último domingo, 8 de janeiro, mancharam a história política do país.

 

Os naturistas entendem que a democracia é o bem supremo da vida política. Sem democracia não há liberdade. Liberdade de pensamento, de associação, de criação artística, de escolha individual. Sem democracia não há igualdade. Igualdade de direitos e de deveres.

 

Os naturistas valorizam sua liberdade. Para nós, o exercício da liberdade é uma prática cotidiana. Liberdade individual com respeito ao outro e ao meio ambiente. Os naturistas valorizam a igualdade. Para nós, não há distinção de classe social, nível de renda, cor da pele, orientação sexual etc. Despidos, somos todos livres e iguais.

 

A Federação Brasileira de Naturismo manifesta seu apoio aos três poderes constituídos, que são os pilares da vida democrática: Executivo, Legislativo e Judiciário. E confia que atos antidemocráticos não se repetirão, nem conseguirão abalar a democracia brasileira.

 

São Paulo, 13 de janeiro de 2023.

Federação Brasileira de Naturismo - FBrN

 

Paula Duarte Silveira

Presidente da FBrN

(enviado em 13/01/23 por FBrN)

internac.gif

Primeiro festival nudista de Cartagena

cartagena
fest-cart01.jpg
fest-cart02.jpg

Veja outras informações sobre este evento, nesta página, clicando aqui.

(enviado em 25/01/23 via WhatsApp)

Programa do Festival Nudista de Zipolite 2023

zipolite
zipolite2.jpg

OAXACA, Oax., 15 de janeiro (EL UNIVERSAL).- A praia de Zipolite, na costa de Oaxaca, conseguiu quebrar preconceitos e tabus sobre o corpo humano graças ao Festival Nudista que celebra todos os anos (com exceção dos anos de pandemia) e que neste 2023 chega à sua oitava edição.

Graças a um grupo de prestadores de serviços e indivíduos que convergem na Associação Civil de Festivais e Cultura Bi Shieeeladi, esta praia localizada em San Pedro Pochutla, a 243 quilômetros da capital de Oaxaca, tornou-se uma referência internacional para os praticantes de nudismo.

Com o apoio dos governos estadual e municipal, este encontro se destaca como promotor da “aceitação do corpo humano, tolerância e respeito por si e pelos outros”, que acontece na única praia pública de nudismo do México.

Este ano o vasto programa ocorre de 2 a 5 de fevereiro com atividades para todos os gostos e interesses, desde desportos como voleibol, caminhadas, futebol e zumba, até meditação com ioga, tai chi e pilates.

Não faltarão concertos, aulas de dança, exposições de kite e bodypaint, assim como atividades gastronómicas que incluem as inevitáveis ​​provas de mezcal e, porque não, “naked sushi”.

Festas por todos os lados, oficinas de sexualidade e para coroar cada noite do festival, um show de drag. Veja o programa completo:

quinta-feira, 2 de fevereiro
7:00 Yoga – Pavilhão Nudista
10:00 Muralha Nudista – Casa Mexoni
11:00 Vôlei de Praia – El Tropical Bar
12:00 Aula de dança latina Grupo Alfa _ Pavilhão Nudista
16:00 Bodypaint – Pavilhão Nudista
18:00 Caminhada – Praia Partindo do Pavilhão Nudista
22:00 The Drag Show – Festa de cuecas – La Máxima Nue

sexta-feira, 3 de fevereiro
7:00 FLOW (Yoga – Taichi – Pilates) Grupo Alpha – Pavilhão Nudista
10:00 Torneio de futebol nudista por equipes
10:00 Muralha Nudista – Casa Mexoni
10:00 Pool Party – Nudist House
11:00 Vôlei de Praia – El Tropical Bar
14:00 Bodypaint – Pavilhão Nudista
16:30 Meditação & Spa – Ohm Beach (em frente a Shambhala)
17:00 Calenda – Partida do Pavilhão Nudista para as Cartas de Zipolite
18:00 Degustação de Mezcal Artesanal – Alma Verde
19:00 Festa de Abertura – Palco Principal
19:00 Desfile das Roanas Semi Transparentes – Casa mexoni
20:00 Festa Retrô – Delfina Beach Club
22:00 The Drag Show – Festa de cuecas – La Máxima Nue

sábado, 4 de fevereiro
7:30 ZUMBA Grupo Alfa – Pavilhão Nudista
10:00 Torneio de futebol nudista por equipes – Pavilhão Nudista
10:00 Brunch - Delfina Beach Club
11:00 parede nudista – Casa Mexoni
11:00 Vôlei de Praia – El Tropical Bar
11h00 Exposição de Pipas – Praia
12:00 Oficina de Sexualidade Nua Grupo Alfa – Pavilhão Nudista
16:30 Meditação & Spa – Ohm Beach (em frente a Shambhala)
18:00 Caminhada – Praia Partindo do Pavilhão Nudista
18:00 Degustação de Mezcal Artesanal – Alma Verde
20:00 Salsa Party – Bar de cocktails Mahawa
20:00 Naked Sushi – Restaurante Arhat (Budamar)
21h00 Apresentação musical das Estrelas
22:00 The Drag Show – Festa de cuecas – La Máxima Nue

domingo, 5 de fevereiro
8:00 -18:00 Passeio nudista de catamarã
10:00 parede nudista – Casa Mexoni
10:00 Festa na Piscina Casa Nudista
11:00 Vôlei de Praia – El Tropical Bar
16h00 Exposição de Pipas – Praia
16:00 Foto Oficial – Praia
16:30 Meditação & Spa – Ohm Beach (em frente a Shambhala)
18:00 Caminhada – Praia Partindo do Pavilhão Nudista
18:00 Concerto de Encerramento da World Stars Records (Música e Dança de Gana) – Palco Principal
20:00 Karaokê – Delfina Beach Club
22:00 The Drag Show – Underwear party – La Máxima Nue
22:00 Festa Techno – El Zanate

zipolite.jpg
zipolite3.jpg
zipolite4.jpg
zipolite5.jpg

(enviado em 16/01/23 por Info Apanna)

XIII Encontro Naturista do sul da Europa

sul-da-europa

As Federações Europeias (EuNat) integradas à FNI-INF organizam juntamente com a FEN (Federação Espanhola de Natrusimo) um encontro naturista na Espanha, em El Portús, Costa Cálida, Cartagena, Região de Múrcia, para naturistas federados de todo o mundo.

 

A 1ª e 2ª edição deste encontro naturista realizaram-se em Arna (Sul de França) e a 3ª em El Templo del Sol (Catalunha). A partir do dia 4, em El Portús.

fen01.jpg

Excursão nudista ao longo da costa partindo de El Portús.

Os membros federados em qualquer uma das federações FNI-INF e suas associações (europeias e não europeias) têm, assim, a oportunidade de desfrutar de alguns dias de férias de baixo custo graças à colaboração do parque de campismo El Portús e ao financiamento da FNI.

 

Não conhece Portús? Visite o site em: elportus.es

fen02.jpg

O formulário de inscrição para o "Encontro Naturista do Sul da Europa" já está ativo. Será realizado de sexta-feira 22 a sábado 30 de setembro de 2023 no Camping Naturista El Portús.
 

Inclui almoço ou jantar e atividades e brindes. Almoço ou jantar é o Menu do dia: 2 pratos, sobremesa, 1 bebida e café. Você poderá escolher entre 2 primeiros e 2 segundos cursos.
 

Para lhe dar uma ideia de preços, aqui estão dois exemplos típicos:
 

Se ficar 8 noites numa casa tipo A partilhada entre 3 pessoas, o total por pessoa seria de 237,60€.
Outro exemplo: um casal em casa tipo A, 252 €/pessoa (ou seja, 504 para o casal e 504 para ambos).

Formulário: https://naturismo.org/2022/12/portus-2023/
No canto superior direito de todas as páginas existem sinalizadores que permitem escolher o idioma.

Por favor, divulgue-o para todas as suas associações e clubes para que eles possam divulgá-lo entre seus membros e nas redes sociais e fóruns.

(enviado em 5/01/23 via WhatsApp)

esporte.gif

Escolinha de surfe dá seu primeiro passo na praia de Tambaba

Colaborou João Pinto

NATEsporte
surf01.jpg

Neste primeiro sábado de janeiro de 2023, a famosa praia de Tambaba na Paraíba organizou a primeira aula da escolinha de surfe, após o Tambaba Open de Surf Naturista realizado em setembro do ano passado.

 

A escolinha de surfe foi conduzida por Geilson Silva, mais conhecido por “Gê”, que tem sido o principal condutor do único campeonato de surf naturista do mundo há mais de oito anos.

 

Gê apresentou os fundamentos na areia e em seguida levou os alunos à água para pôr em prática a entrada no mar, a remada e a passagem pelas ondas.

 

"Foi incrível! Emocionante! Tentar ficar sobre a prancha e ao mesmo tempo tentar remar até a onda para ultrapassá-la" foram os comentários dos privilegiados frequentadores que puderam usufruir desta nova atração da praia de Tambaba neste verão. Essas pessoas eram membros da SONATA e do NU-RN, duas assoiações naturistas que estavam acampados para um evento comum às duas associações.

 

Gê comentou que está retomando as aulas da escolinha, ainda de forma experimental e então será possível encontrá-lo com mais frequência na praia dando aulas aos interessados. Mas para o desenvolvimento do curso  vai ser necessário adquirir pranchas adequadas para iniciantes, que permitem mais estabilidade e são mais seguras.

 

O curso de técnicas básicas do surfe na escolinha é um sonho antigo de Carlos Santiago, presidente do Movimento NU (Naturistas Unidos), criador do Tambaba Open de Surfe naturista, que começa a se concretizar.

Carlos conta ao jornal OLHO NU que a escolinha SurfNU foi idealizada pelo movimento NU (Naturistas Unidos) em 2012, mas só em 2013 quando da comemoração dos 10 anos de existência do NU foi devidamente oficializada, tendo como primeiro instrutor Linho  Neto, surfista experiente de grandes competições de longboard a nível  nacional. A escolinha durou pouco tempo, funcionava nos finais de

semana e sempre estava condicionada a maré baixa, condição ideal pra o aprendizado.

 

Com a saída do Linho Neto, por motivo de saúde (2015), a escolinha passou a funcionar esporadicamente  (oficina), apenas nos eventos de surfe que acontecia na praia com o envolvimento/ensinamentos dos próprios surfistas que procuravam incentivar os presentes a praticarem o surfe naturista.

 

Em setembro passado (09/2022), retomando as atividades após pandemia, aconteceu o   13º Tambaba Open, onde foi realizado uma “Oficina de Surf NU”, sob a coordenação do Geilson (Gê), que envolveu os participantes do IX ENNN, surfistas e frequentadores da praia, reacendendo assim a necessidade efetivamente de reativar a escolinha SurfNU.

 

Então se você for a Tambaba, aproveite a oportunidade e tenha as primeiras aulas de surfe com o melhor professor e da melhor forma: peladão! Curtindo o mar e a natureza em sua plenitude. #FicaADica!

Geilson Silva, o Gê, é o professor entusiasta da escolinha de surf e também um dos principais nomes da organização do Tambaba Open de Surfe Naturista.

Leia a matéria original no site dos Naturistas Unidos do Rio Grande do Norte

(enviado em 11/01/23 por João Pinto via Whatsapp)

praias.gif

NAT IBIÚNA vai à Praia Desertinha

NATPraias

No dia 20 de janeiro estivemos na Praia Desertinha.  É uma Praia deserta, localizada na Barra do Una, parque da Juréia em Peruíbe,  litoral sul de São Paulo.  Esta praia já foi cogitada para ser uma Praia Naturista,  mas devido a pertencer a uma reserva ecológica, não foi possível, mesmo obtendo apoio da prefeitura e moradores.

 

Pra chegar até a Praia Desertinha existe algumas opções: barco, ônibus ou carro.

 

Há dois camping perto da praia. Fomos de carro e deixamos o carro num camping, onde também fizemos reserva de almoço. Mas o ideal é ir para acampar e passar um fim de semana. Só não é aconselhável ir com tempo de chuva, pois   as estradas podem ficar inundadas.

 

Pra chegar na Praia Desertinha seguimos por uma trilha, não muito fácil, inclusive pra descer até ela tivemos que fazer um pequeno rapel. Mas tudo vale a pena, a praia é linda e de águas deliciosas para mergulho. Quem precisar de mais informações sobre a Praia Desertinha, pode entrar em contato comigo.
Cristiane Pires,  presidente da associação Nat Ibiúna.

(enviado em 24/01/23 via WhatsApp)

comport.gif

'Não via motivo para colocar roupa dentro de casa': ficar pelado faz bem?

natcomportamento

Priscila Carvalho

Colaboração para o VivaBem

17/12/2022
Leia a matéria original em: https://www.uol.com.br/vivabem/

dormir-nu-2.jpeg

Desde menino, o carioca Angelo Pacheco, de 33 anos, gostava de ficar nu em casa. Ele não sabe explicar o motivo, mas ressalta que até hoje a prática é feita por ele e proporciona muitos benefícios. "A nudez sempre me pertenceu. Não via motivo para colocar roupa dentro de casa", diz.

 

Mesmo tendo uma criação conservadora e até militar, ele conta que lidava muito bem com a nudez e quando sentia que algum local era sua casa, despia-se.

Quando trabalhou em um hotel, em que os funcionários dividiam o mesmo quarto, ele conta que até chegou a avisar os colegas que eles poderiam vê-lo sem roupa em algum momento. "Eu disse que gostava de ficar assim e que por algum descuido poderiam me ver pelado. Até combinei com eles de ficar com roupa, mas que pelo menos eu tinha que dormir nu."

 

Mesmo não sabendo de onde vem essa "liberdade", Angelo reforça que ficar pelado melhora sua saúde física e mental, além de sua autoestima. "Com certeza ajuda na autoestima e bem-estar, mesmo que a nudez não seja para outras pessoas. Mesmo você estando pelado dentro de casa, só o fato de se observar e poder sentir seu corpo é bom. As pessoas só tem essa prática no banho, mas isso é tão natural e ter essa condição de se observar faz bem e remete à natureza", afirma.

 

Ele ainda destaca que associar a prática à sexualidade é um retrocesso. "É muito doido pensar que não temos maturidade social para disassociar a nudez do sexo. Chega a ser doentio alguém que não consegue enxergar a naturalidade da nudez. Eu acho que é um atraso", opina.

Ficar nu faz bem à saúde?

 

- Leia a matéria completa em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/12/17/vantagens-de-ficar-pelado.htm 

(enviado em 1/01/23 via WhatsApp)

nud_socied.gif

Catarinense traz barbearia com dias de nudez para Campo Grande, MS 

nudez-sociedade

Praticante do naturismo, Fernando diz que objetivo é mostrar que estilo de vida não é “sacanagem” 

Por Aletheya Alves | 17/12/2022 - Fonte: CAMPO GRANDE NEWS

Pela primeira vez, Campo Grande terá um espaço para a prática do naturismo, o estilo de vida que tem como uma das características a nudez. Tendo surgido durante uma conversa em Santa Catarina entre amigos, a barbearia “Saco Pelado” terá dias limitados e várias regras para implementar a ideia em Mato Grosso do Sul.

Responsável pelo projeto, o barbeiro Fernando Pereira Moreira, de 32 anos, conta que é praticante do naturismo desde 2008 e, agora, quer ajudar a difundir a cultura em MS. Por enquanto, a barbearia terá apenas dois dias de atendimento com nudismo por semana, sendo sempre necessário o agendamento.

Assim como uma barbearia tradicional, o espaço terá serviços de corte, barba, química e depilação. A

barber02.jpg

Barbearia irá atender ao público em geral e terá dois dias de naturismo.

Img.: Divulgação

diferença é que, conforme definição inicial da programação, às sextas-feiras e domingos, o atendimento será com nudismo.

 

Ainda em processo para conseguir se vincular à Federação Nacional de Naturismo, a barbearia já aderiu como base princípios solicitados pelo órgão. “Temos placas dizendo sobre respeito, de não toque em funcionários, não tenha atitudes obscenas, gestos obscenos, que se não estiver à vontade se retire, enfim, avisos dizendo que aqui é um lugar de respeito. É somente uma prática e não é sacanagem”.

Sobre as regras, o proprietário diz que a barbearia será apenas para homens e que antes mesmo do agendamento os clientes são informados. “A pessoa faz o agendamento por WhatsApp ou ligação, envia um documento comprovando a idade antes de fazer o agendamento e aqui, como teremos até segurança, ela vai mostrar a identificação provando que é maior de 18 anos”. 

barber03.jpg

Img.: Divulgação

Espaço possui sala de espera e local de atendimento.

De acordo com Fernando, caso alguém tente ferir as regras de respeito, o cliente será retirado do espaço. “Minha intenção é manter um espaço naturista, não um espaço de libertinagem”, diz.

 

Além dos serviços de barbearia, Fernando argumenta que um bar também está sendo implementado e, no futuro, alimentos naturistas também devem ser agregados.


Para criar o espaço, localizado na Vila Olinda, Fernando conta que a vontade surgiu quando amigos sul-mato-grossenses comentaram sobre a necessidade de um espaço para exercer o naturismo. “Jogaram na mesa a 

ideia de montar um espaço naturista em MS e como sou barbeiro juntei o que gosto de praticar com minha profissão”.

Depois de fazer uma pesquisa de mercado, o proprietário explica que viu demanda em Campo Grande e, por isso, decidiu iniciar os serviços aqui. Além da capital sul-mato-grossense, Florianópolis também irá receber uma unidade da SacoPelado.

Conhece o naturismo?

Para quem não conhece, a Federação Nacional de Naturismo define a prática como um modo de vida mais natural e saudável, “dirigindo suas preocupações para o meio ambiente, para a saúde física e mental e para a alimentação”. Mas, além da definição geral, o estilo possui significações variadas.

Explicando como entende o naturismo e o motivo por ter entrado nesse universo, Fernando detalha que conheceu a ideia por curiosidade. “Eu detesto roupa, não gosto de passar calor e fui pela primeira vez a uma praia [de naturismo] por isso, por curiosidade”.

 

Com o tempo, ele percebeu que o hábito de não usar roupas fazia bem para si mesmo e foi se acostumando ainda mais com o naturismo. “Para mim, de uma forma geral, o naturismo é isso. Me libertar das roupas porque não suporto roupa. Quero deixar claro que o que pode ser naturismo para outra pessoa pode ser outra coisa, mas para mim é isso, se sentir à vontade, se sentir livre”, diz.

Img.: Divulgação

barber04.jpg

Além de barbearia, o local irá abrigar um bar naturista

Novidade em Campo Grande, o barbeiro explica que sabe das dificuldades que poderá enfrentar por aqui, mas que seu objetivo é mostrar que o estilo de vida não envolve nenhum tipo de “sacanagem”. “Acredito que vai demorar um pouco para o sul-mato-grossense entender o conceito de naturismo, digo aqueles que ainda não frequentam. Tanto que algumas pessoas nos procuraram tentando agendamento e fazem perguntas absurdas, achando que vai algum tipo de bobeira. Mas deixamos tudo explicado antes de fazer esse agendamento, desde regras até comportamento”.

Preocupado em destacar que o naturismo é uma prática de respeito, Fernando narra que o estilo de vida não possui cunho sexual. “É um estilo de vida em que não há preconceito, nenhum tipo de sacanagem. Eu olho um naturista como se ele estivesse vestido, olho como uma pessoa normal. Não consigo ver como uma pessoa que está ali despida com pensamentos de forma sexual, isso não é naturista. Ser naturista é você agir normalmente, estar ali sem as roupas, mas fazer as coisas como pessoas vestidas fazem”.

barber01.jpg

Img.: Kísie Ainoã

Por haver muitas dúvidas e confusões, o barbeiro narra que já chegou a sofrer assédio sexual durante alguns atendimentos. Como solução, ele narra que a ideia é sempre educar e reforçar os princípios.

 

“Foram algumas pessoas que atendi em casa que fizeram isso, mas geralmente é verbal. As pessoas fazem perguntas e até entendo porque quem não conhece acaba pensando isso. Então explico e as pessoas entendem”, diz Fernando.

 

Para mais informações sobre a barbearia, o perfil do Instagram é @sacopeladobarbershop.

Barbearia irá atender público naturista em dois dias da semana.

(enviado em 3/01/23 por Graúna)

luta.gif

Após mais de três anos de tramitação, projeto de Lei do Naturismo é arquivado no senado


No dia 21 de dezembro de 2022 Senado Federal arquivou o projeto de lei que regulamenta locais naturistas no Brasil

NATLuta

Infelizmente a nossa luta por uma legislação nacional para o Naturismo sofreu mais um revés.

 

O projeto foi arquivado mais uma vez no final da legislatura do ano passado, exatamente como ocrreu no início dos anos 2000, quando o projeto semelhante, de autoria do então deputado federal Feranando Gabeira, também foi arquivado no Senado federal.

 

Talvez isso se dê por causa da pouca importância que, tantos os legisladores tanto quanto, infelizmente, os naturistas dão ao assunto.

 

Apenas 524 pessoas se dignaram a dar sua opinião na consulta pública nestes quase quatro anos em que o processo estava rolando no Senado. Destas, 490 foram favoráveis ao projeto.

O que vai acontecer agora?

 

Demos sorte de que a autora do projeto foi eleita deputada federal para esta legislatura que se inicia. Logo teremos que contatá-la e pedir que peça o desarquivamento. Mas é necessário também MUITA mobilização dos naturistas. Não dá para ficar com o corpo sentado e esperar que tudo caia do céu.

Para acompanhar toda a tramitação:

https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/133571

 

Instagram da deputada Laura Carneiro

https://www.instagram.com/rjlauracarneiro/

 

Mãos à obra.

 

(enviado em 16/01/23 via Whatsapp)

lutaint.gif

"LONGA E VARIADA TRADIÇÃO"
Proposta à UNESCO: O Naturismo deve tornar-se património cultural imaterial da humanidade

NATLuta-intern

Autor: Redaktion all-in.de

de Kempten

Img: picture alliance/dpa | Julian Stratenschulte

natluta.jpg

Estima-se que 10 milhões de pessoas na Alemanha praticam naturismo. Agora, o naturismo deve ser oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Deixando cair suas cobertas no lago e desfrutando do sol e do vento em sua pele nua - isso em breve se tornará o patrimônio cultural imaterial da humanidade? Se cabe à organização "GetNakedGermany", então a resposta é claramente "sim". Ela gostaria de registrar o naturismo (naturismo) com a UNESCO de acordo. No início do ano, a associação anunciou sua intenção de apresentar uma candidatura à Comissão Alemã da UNESCO até o outono.

Reconhecendo como costumes e forma cultural

 

Um grupo de trabalho deve agora justificar até o final da rodada de aplicação por que o naturismo deve ser incluído no diretório nacional. "O naturismo tem suas raízes históricas na Alemanha e pode olhar para trás em uma longa e variada tradição", diz Ralf Sprenger, chefe do grupo de trabalho, listando as razões para o projeto. "É familiar a todos e é praticado por cerca de 10 milhões de pessoas. O nudismo ainda não é formalmente reconhecido como um costume e uma forma cultural – agora queremos mudar isso."

 

Sprenger está confiante sobre as chances de sucesso: "Amplos setores da população praticam o naturismo com um sentimento de identidade unificadora e continuidade. Os valores da liberdade e da tolerância caracterizam o costume da nudez comunitária".

Viver consciente e livremente com a natureza

 

Naturismo e naturismo estabeleceram-se como um estilo de vida popular na Alemanha desde o seu início no início do século 20, enfatiza "GetNakedGermany". O
foco está na ideia de viver consciente e livremente com e na natureza. "Além de nadar e tomar sol, isso também inclui esportes, que geralmente são praticados nus." Outro princípio do naturismo: promover o bem-estar físico e mental.

Aumentar a conscientização pública

 

A partir da inclusão no Registro Federal do Patrimônio Cultural Imaterial e na lista internacional da UNESCO, a associação espera atrair maior atenção para a prática naturista. "A atenção do público torna possível manter a vitalidade e a sustentabilidade do naturismo e, ao mesmo tempo, oferece uma plataforma para desenvolver criativamente os costumes."

Contribuição para a compreensão pacífica em todo o mundo

 

O naturismo afirma ter seguidores em muitas partes do mundo. Os requerentes consideram, por conseguinte, que o reconhecimento formal do naturismo como património cultural pode dar um contributo significativo para a compreensão pacífica europeia e mundial. Eles recebem apoio da Associação Alemã de Naturismo (DFK). "Apoiamos o projeto idealmente e o vemos como uma grande oportunidade para o naturismo e o naturismo serem percebidos de forma mais positiva pelo público", diz Wilfried Blaschke, presidente da DFK.

Matéria original em alemão: all-in.de

(enviado em 5/01/23 por FBrN via WhatsApp)

ecologo1.gif
bottom of page