
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.

Sábado: o dia em que o Encontro aconteceu
Os encontros e congressos naturistas têm como principais objetivos conversar, refletir, debater e concluir sobre os rumos do Naturismo regional e nacionalmente. Palestras, passeios e diversões são importantes, porém são secundários. Pensando sobre esse aspecto, se pode afirmar que o XII Encontro Norte-Nordeste de Naturismo somente ocorreu no sábado, dia 22 de novembro.
Texto e imagens de Pedro Ribeiro

O sábado do XII ENNN começou exatamente como os dias anteriores. Tanto no clima, quanto nas expectativas sobre a continuidade do evento, já que pouca coisa do que havia sido anunciado realmente aconteceu da forma esperada.
O café da manhã estava disponível logo depois das 7 da manhã, com o cardápio básico, bem preparado, diga-se de passagem, que se estendeu, como programado, até as 10 de manhã. Mas após essa atividade, nada mais acontece. Mais uma vez não havia ainda uma programação divulgada e os participantes acabam realizando ações particulares, decididas de última hora, como passeio pelos arredores, ou ida ao centro
da cidade. Nem mesmo a parte lúdica foi direcionada e cada um se divertia como queria, na piscina, ouvindo música, vendo TV sem objetivos comuns e perdendo chances de maior socialização.

Neste clima chegou a hora do almoço, que desta vez teve como prato principal a indefectível feijoada de sábado. Antes, durante e após o almoço o fotógrafo e a “repórter” oficial do evento faziam fotos e entrevistas com alguns participantes, registrando para as redes sociais da ANACE, a associação anfitriã do evento.
Somente por volta das 3 e meia da tarde é que foi divulgada a programação do dia, que começaria às 16 horas.
O palco das atividades foi transferido para o restaurante, onde todos estariam abrigados do vento forte e da forte maré, que batia nas pedras que protegem o muro da construção, espirrando fortes respingos no local onde havia sido programado anteriormente.
O mestre de cerimônias anunciou o início das atividades e convidou os naturistas para ocuparem as cadeiras dispostas
O anfitrião Evandro Cruz e o mestre de cerimônias Gomes Ávila abrem o momento das palestras
como num pequeno auditório. A infraestrutura do local foi aproveitada pelos palestrantes, se utilizando da grande tela da TV instalada para exibir seus arquivos de mídia,

A primeira palestra foi conduzida pelo professor Francisco Helder Sousa, cujo tema “Corpo, Naturismo e Direito ao meio ambiente equilibrado” tratou da percepção do corpo humano através da história, as consequentes implicações legais dessa percepção em várias épocas distintas, a relação com o Naturismo e a sua relação com meio ambiente.
A segunda palestra foi proferida pelo nutricionista Netto Tavares, cujo tema foi “Intestino saudável, mente intacta”, revelando que um corpo saudável nada tem a ver com um corpo padronizado principalmente pela mídia. Que a estrutura externa de cada um é única e deve ser respeitada nas suas diferenças. Daí por diante deu dicas de alimentação e como torná-la mais saudável, sem ser mais restritiva.
Ao final da palestra o professor Helder presenteou Ulisses Correia, Evandro Cruz (respectivamente vice-presidente e presidente da ANACE) e Paula Silveira (presidente da FBrN) com exemplares de seu livro "O direito à cidade"
Houve boa interação com o público assistente, que fez muitas perguntas.

A plateia atenta assistiu à palestra do Nutricionista Netto Tavares
Findo o horário das apresentações todos foram convocados para a conclusão do trabalho iniciado ontem, com a discussão dos Elos do Naturismo em pequenos grupos, separados por região. Agora seria o grande fórum para todas as regiões serem ouvidas. O local foi transferido para a pequena quadra esportiva, por causa do vento constante, que trazia sensação de frio e da água do mar que estava lavando em forma de chuva a área onde estavam dispostas as cadeiras da plateia. Os participantes se distribuíram pela arquibancada da quadra. O mestre de cerimônias deu início ao trabalho. O representante de cada grupo foi chamado para apresentar as conclusões de seu grupo,
que poderiam ser debatidas ou contestadas pelos demais. Assim prosseguiu até sete e meia da noite, com as exposições concluídas.
Foi então a vez do último jantar previsto, que agora contou com dois tipos de pirão: de peixe e de carne, além das duas proteínas.
Após o jantar, o candeeiro, símbolo do evento foi passado para a representante da SONATA, Cida Brito, que será a anfitriã do XIII Encontro Norte Nordeste de Naturismo em 2026. Cida o levará consigo na sua volta para o município do Conde, na Paraíba, onde o candeeiro será novamente aceso e transferido para o próximo anfitrião.
Amanhã, domingo, dia de despedidas.
Agora Evandro e o mestre de cerimônias Ávila abrem o ciclo de debates sobre os "Elos do Naturismo"

(enviado em 23/11/25 por Pedro Ribeiro)
XII ENNN - segundo dia de atividades
O debate sobre o Elos do Naturismo foi a principal realização do XII Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, em um dia foi de poucas atividades.
Texto e imagens de Pedro Ribeiro

Mais um dia lindo amanheceu nesta sexta-feira, 21 de novembro, na praia de Caponga, na cidade de Cascavel. O Céu azul com algumas nuvens, a brisa constante e temperatura morna do ar, agradável. Por volta das seis da manhã alguns intrépidos naturistas já estavam de pé se exercitando, tomando banho de piscina ou caminhando pela praia que rodeia o Vila Paradise. Como neste horário a praia é deserta, alguns se arriscaram ao banho de mar sem roupas.
Alguns retardatários chegaram de madrugada de seus pontos de origem, mas ainda estavam faltando cinco pessoas para completar a lista de reservas. O Café da manhã, no regime de self-service, começou a ser disponibilizado pontualmente às 7
horas, com uma pequena variedade de frutas e sucos, café, leite, chás, pão, queijo, presunto, ovos mexidos, cuscuz, molho de salsicha e até caldo de peixe delicioso.

Um grande fluxo de hóspedes se formou, causando um congestionamento de naturistas diante das mesas onde estavam expostos os ingredientes do café da manhã, mas logo dissipado. Os comensais se espalharam pelo pequeno salão do restaurante e pelas mesas em torno da piscina, ao ar livre. Assim seguiu até às 10 horas da manhã, quando se encerrou essa fase da programação.
Neste intervalo de tempo a pipa alusiva ao encontro foi tentada ser empinada, mas o vento fortíssimo frustrou as tentativas de deixá-la pairando sob o céu. Mais uma vez a energia elétrica local foi desligada, mas desta vez não durou muito e as informações que chegaram, deram conta de que
Café da manhã ao lado da piscina e à beira-mar
finalmente o trabalho que a companhia elétrica estava realizando nos arredores, havia sido concluído.
No ambiente do Encontro o que se via foi muita gente confraternizando e se conhecendo, mas a falta de uma programação divulgada estava deixando os participantes confusos. Havia sido informado que a abertura oficial do evento seria às 10 horas da manhã, porém neste horário ainda não havia sinal de infraestrutura montada para receber os visitantes abrigados do sol e do vento.

As tentativas de fixar a pipa alusiva ao evento não foram bem sucedidas, por causa do vento forte.
A única movimentação visível foi a colocação das bandeiras das associações presentes sob um gazebo, que deram pista que ali é que seria realizada a esperada abertura, mas o tempo foi passando e chegou a hora do almoço e nada ocorreu, a não ser a montagem da exposição “Cores de Tambaba”, um painel fotográfico e de poesias alusivas à praia de Tambaba, que traz trabalhos de praia de Tambaba, fotografias de autoria dos fotógrafos Roberto Mercury e Parinam e do poeta Joubert Jerônimo.
O almoço seguiu as normas do café da manhã, disponibilizado em forma de Self-Service, teve como cardápio salada, frutas, arroz, feijão, baião de dois, farofa, molho de frango e duas proteínas, carne de porco e carne de boi.
Após o almoço, ainda não havia uma definição da programação, o que ocorreu após as 15 horas, informando que seria feita às 16 horas. A justificativa para o adiamento foi que as tendas previstas para serem montadas para proteger do sol os assistentes, não chegaram, então decidiu-se pelo adiamento para um horário em que o sol já estivesse baixo e menos intenso.
Desta forma, pouco depois das 16 horas, houve a convocação dos presentes pelo mestre de cerimônias para assistirem a cerimônia de abertura. Um a um dos componentes da mesa foram chamados e aplaudidos: Paula Silveira, presidente da Federação Brasileira de Naturismo; Drica Parreira, presidente do Conselho de Ética da FBrN; Pedro Ribeiro, presidente do Conselho Consultivo da FBrN; Evandro Cruz, presidente da ANACE (Associação Naturista do Ceará); Cida Brito, presidente da Sociedade Naturista de Tambaba e Nadia Maria, conselheira da mesma instituição.. Então todos os presentes foram convidados a cantar o hino nacional brasileiro solenemente.
Após os discursos de Evandro e de Paula, o candeeiro, símbolo dos ENNNs, foi trazido aceso para a mesa de cerimônia, protegido do vento por uma redoma de plástico, que não estava resistindo ao calor da chama, então esta foi apagada para evitar algum tipo de acidente. Mais algumas considerações e informações, o candeeiro foi novamente acesso, com muita dificuldade, e encerrada a cerimônia, não sem antes ser anunciado que o próximo ENNN será realizado na praia e Tambaba, em 2026, comemorando os 30 anos de fundação da SONATA.
As palestras previstas na programação, distribuída poucos momentos antes, foram transferidas para o sábado pela manhã. Os presentes foram, então, convidados a se organizarem em grupos de trabalho

"Cores de Tambaba" é uma exposição cultural itinerante, que acompanha os eventos oficiais da Federação Brasileira de Naturismo
para debaterem os atuais Elos do Naturismo, uma tabela de 10 premissas que norteiam as ações e filosofia das associações naturistas da região Norte e Nordeste, onde será avaliado cada item se eles precisam ser alterados, mantidos integralmente ou suprimidos. Estas pequenas reuniões perduraram até a hora do jantar às 19 horas. A reunião final com a conclusão será operacionalizada no sábado.

O gazebo foi o palco da abertura oficial do evento
O jantar foi novamente no autosserviço, com cardápio básico bem parecido com o do almoço, com exceção do molho de peixe e peixe frito. Muito bem-preparados e deliciosos, por sinal.
Pós jantar, mais horário livre para diversão. Foi organizada uma “rave” eletrônica, com músicas de estilos diversos, mas que não conseguiu reunir grande número de participantes. Alguns preferiram sair do local e visitar o centro da cidade onde está havendo um grande festival cultural chamado “Festa da Sardinha” com comidas típicas, apresentações teatrais e musicais com grupos convidados para o evento patrocinado pela prefeitura e governo do estado.
Em breve o relatório completo das atividades de sábado.

O mestre de cerimônias Gomes Ávila abriu o evento logo após às 16 horas

Paula Silveira, presidente da FBrN fez parte da mesa de abertura
(enviado em 22/11/25 por Pedro Ribeiro)
Começou o XII ENNN
O município de Cascavel, litoral do Ceará, a 60 quilômetros da capital Fortaleza, recebeu a partir do dia 20 de novembro os participantes da décima segunda edição do Encontro Norte Nordeste de Naturismo. Evento anual que tem objetivo de reunir as lideranças do Naturismo das regiões Norte e Nordeste do Brasil, para conversar, debater, avaliar e encontrar soluções e rumos para o Naturismo da região.
Texto e imagens: Pedro Ribeiro
Há muito tempo que os ENNNs deixaram de ser eventos restritos aos dirigentes da região base, se transformando em eventos nacionais, com contribuição de lideranças de todo o Brasil. Não está sendo diferente nesta 12ª edição. Mas muitos participantes não são lideranças, mas vêm para participar ativamente das inúmeras atividades que transformam o evento num grande momento de confraternização social.
A quinta-feira ensolarada e quente, a brisa forte do mar agitado foram o cenário natural encontrado pelos inscritos que chegaram na Vila Paradise, um condomínio de pequenos apartamentos mobiliados, cozinha completa e

Vila Paradise, um misto de hotel e residência está sendo a sede do XII ENNN.
banheiro, de tamanhos diversos e quantidade diversas de camas disponíveis em cada apartamento, todos com varanda de frente para o mar. Piscina, restaurante, serviço de hotelaria e áreas de recreação estão disponíveis para todos os hóspedes.

A vila Paradise tem sido o local escolhido para os grandes encontros da ANACE (Associação Naturista do Ceará), a entidade anfitriã desta edição do ENNN. Desta vez não foi diferente, por oferecer boa infraestrutura e acomodação para muitas pessoas.
A quinta-feira, na verdade, foi apenas para receber os inscritos , fazendo, a partir das 12 horas, o check in e distribuindo-os pelos quartos, previamente determinados. Cada um recebeu uma mochilazinha, com um garrafinha de cajuína, refrigerante típico de caju, e dois pedaços de rapadura, lembranças típicas da região. Por volta das 14 horas o almoço começou a ser servido, mas ainda à escolha no cardápio.
A tarde foi toda de confraternização e recebimento dos participantes que chegavam a todo momento. Banho de piscina, abraços, beijos e muito bate papo foram os destaques do período.
Uma falta de energia inesperada foi deixando os ambientes escuros à medida que a noite ia se aproximando, que persistiu até por volta das seis e meia do início da noite.
Por volta das 20 horas foi servido o primeiro jantar oficial, em forma de self-service, com opções de proteína entre carne de boi e de frango, mais os acompanhamentos de praxe.
O fim da noite contou com organização de um karaokê improvisado, na varanda do apartamento de um dos hóspedes, reunimos cerca de duas dezenas entre cantores e plateia, a qual estava aplaudindo entusiasticamente todos os ousados cantores, fosse qual fosse a qualidade da performance.
Assim foi encerrado o primeiro dia, para aqueles que não aguentavam mais a agitação após um dia inteiro de viagem para chegar.
Na Sexta-feira, 21, pela manhã, começa oficialmente o evento.

(enviado em 21/11/25 por Pedro Ribeiro)
Deixe o Sol brilhar no XII ENNN
O décimo segundo Encontro Latino Americano de Naturismo está chegando. Deixe o brilho do evento iluminar você.


(enviado em 4/11/25 via WhatsApp)


