NATLuta Internacional | Jornalolhonu
top of page
lutaint.gif

Leia também: NATLuta

ESPANHA
Nudistas protestam contra turistas vestidos em praia: "É uma falta de respeito"

Federação de Naturistas-Nudistas da Catalunha afirma que gente com roupa nas praias de nudismo causa desconforto

Autor: YURI FERREIRA

Escrito em Global11/8/2023

Img: CCBYSA

catalunha.jpg

Praia em San Sebastian, na Catalunha

A Federação de Naturistas e Nudistas da Catalunha está se movimentando para defender as praias de nudismo da Espanha. Recentemente, os naturistas e nudistas - que gostam de ficar nus em ambientes públicos - têm se sentido ameaçados com a presença de turistas vestidos nas praias espanholas.

 

No país, a prática de nudismo e naturismo é normal e relativamente bem aceita. Na maior parte das praias, o topless, por exemplo, não é um tabu. Em algumas praias, é comum que as pessoas pratiquem nudismo e naturismo, mesmo que isso não seja regulamentado de forma específica.

Agora, com a alta do verão, turistas de toda Europa tem ido para a costa do mediterrâneo espanhol para pegar uma prainha. E eles estão invadindo - vestidos - as faixas de areia espanholas que os nudistas frequentam há décadas.

 

“Antes, as pessoas chegavam a uma praia de nudismo e iam embora ou tiravam a roupa”, disse a naturista Segimon Rovira, 56, ao The Guardian. "Agora eles ficam. E com trajes de banho. Mas o que eles não percebem é que, se forem muitos, acabam nos incomodando. É uma falta de respeito", diz.

“O nudismo não é proibido na Espanha, você pode praticar em qualquer praia”, disse Rovira, que é a líder a Federação Naturista-Nudista da Catalunha. “Mas para não incomodar as pessoas, preferimos ir a praias tradicionalmente nudistas e onde a maioria das pessoas anda nua. Queremos que as pessoas respeitem isso.”

 

Rovira relata que diversos turistas vestidos têm gravado as imagens dos nudistas para publicar nas redes sociais, além de casos frequentes de assédio verbal. A maioria dessas violências é direcionada a mulheres. Para a presidenta da organização, o nudismo e o naturismo são sobre liberdade e a presença de "curiosos" dificulta essa sensação.

 

"Não há comparação entre nadar nu e em trajes de banho. Você está mais livre, mais calmo e relaxado. É tudo sobre liberdade", completa.

Matéria original: revistaforum.com.br

(enviado em 22/08/23 via WhatsApp)

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
bottom of page