Cartas dos leitores | Jornalolhonu
top of page
cartas.gif

Leia também: NATClassificados

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com

 

Devem constar nome e sobrenome, cidade e estado do redator

 

Não serão publicadas cartas anônimas e sem estas exigências.

De volta de Tambaba - as coisas não estão bem
cartas01.jpg

No início de março eu e minha esposa fomos para Jacumã, na Paraíba, para podermos ir à nossa praia preferida: TAMBABA.

 

Conheço esta praia desde março de 1992, quando o ex-prefeito Aloísio REGIS, que acabava de dar autorização oficial para a prática do naturismo, me levou para conhecer esta maravilha. Quando nosso amigo Cleber construiu os chalés que possibilitavam oito quartos, ocupávamos o quarto número 1 todos os anos, desde 2002. Desde a saída do Cleber, houve vários gerentes diferentes. Em maio de 2023, infelizmente, a gestão da pousada foi confiada ao proprietário do hotel Villamor, um hotel para adultos swingers que se apresenta como “Liberal Naturista”. (O naturismo liberal não existe). A razão do naturismo é exclusivamente familiar.

Como não tínhamos certeza do clima naturista da pousada, apesar das opiniões dos amigos de lá, alugamos em Jacumã. Todos os dias chegávamos cedo à praia para aproveitar a calmaria do início do dia. Infelizmente, a partir das 9h30, os funcionários da pousada tocavam uma música eletrônica ensurdecedora nos enormes alto-falantes que abafavam o som das ondas. Medi até 90DB, mais alto que uma motocicleta! Não é possível obter redução de ruído. O gerente me disse que era o desejo dos clientes… Pior ainda, sexta, sábado e domingo, festa “musical” com disc jockey e grupos instrumentais.

       

Ainda queríamos reservar duas noites na pousada para saber como funciona a nova equipe. As reservas só podem ser feitas por Whatsapp e não por e-mail como em um hotel normal. Por isso enviei um pedido para saber a disponibilidade do quarto nº 1 a que estamos habituados. A resposta veio rapidamente: não havia quartos disponíveis antes do início de abril... Muito estranho, porque chegando à praia todos os dias, notamos que todos os quartos estavam vazios de segunda à noite até sexta-feira. Cometi o erro de me apresentar como um naturista francês, acostumado a vir passar uma estadia em Tambaba. Villamor não quer naturistas que possam ficar chocados com a sua clientela habitual. Pior ainda: foi recusado um quarto a um casal franco-grego de amigos sob o pretexto de que só aceitam casais heterossexuais... Durante a nossa primeira semana, vimos dois quartos ocupados por casais masculinos. O que podemos dizer sobre essa segregação?

       

Esta pousada tornou-se uma agência imobiliária cujo objetivo é vender um enorme projecto de construção na falésia vizinha: O Tambaba resort” (https://www.villamortambabaresort.com.br/galeria/) que se autodenomina “Cap d’Agde”, uma cidade naturista no sul de França. Refira-se que este local foi afastado da federação francesa de naturismo devido aos excessos sexuais praticados por uma determinada clientela. Se este projeto for bem sucedido, será o fim do naturismo tradicional em Tambaba. As poucas famílias que vieram com crianças já desistiram devido à crescente presença de pervertidos sexuais.

Por causa de todos esses excessos causados ​​pelos chamados naturistas que são apenas nudistas exibicionistas, o naturismo

brasileiro está em uma posição muito ruim. Minhas primeiras experiências naturistas neste lindo país remontam à década de 1970, quando conheci os poucos pioneiros da época em Abricó, perto do Rio. No início dos anos 90, vi o renascimento do movimento graças a Celso ROSSI que conheci na Praia do Pinho ao mesmo tempo que outros membros muito ativos da época. Infelizmente, todas estas pessoas com as melhores intenções do mundo e que sonham com o naturismo familiar como temos na Europa foram esmagadas por oportunistas que viam nisso uma boa forma de praticar as suas fantasias sexuais. Estas pessoas são muito mais organizadas e proselitistas do que os sonhadores naturistas e isso é muito lamentável.

       

Para concluir, estou muito preocupado com o futuro desta praia maravilhosa e com o futuro do naturismo nesta região. Porém, continuaremos indo para lá porque temos muitos amigos lá.

cartas02.jpg

Jacques LEMAIRE,

naturista francês afiliado desde 1973.

Paris - França
(enviado em  25/03/24)

ecologo1.gif
bottom of page