EL REFUGIO,
UM CORAÇÃO DE MÃE NO CERRADO MINEIRO
O termo "refúgio" possui um significado profundo e simbólico. Refúgio refere-se a um lugar de proteção, segurança e paz, onde as pessoas podem encontrar abrigo e consolo em tempos de dificuldade e perigo. E é esse certamente o lugar, onde uma nação nudista irá se reunir, relaxar e se deleitar com o mais novo empreendimento naturista do Brasil, "El Refugio", um sonho que vira realidade. Mas, quem vai contar essa história direitinho pra gente é a mineira Cleide Francisco de Carvalho o uruguaio Washington Feliciano Cabrera. Venham cá Cleide e Washington ...
Entrevista concedida a Nelmo José
Em primeiro lugar, gostaria que vocês se apresentassem, quem são vocês?
O meu nome Cleide Francisco de Carvalho, nasci em Belo Horizonte, tenho 61 anos. Sou advogada aposentada. Fui criada no berço de uma família católica. Mas, hoje, sou espírita. Tenho 3 filhos adultos, e os criei dentro dos princípios básicos da boa educação e respeito a outras pessoas e a si mesmo.
E eu sou o Washington Feliciano Cabrera, meu nome de batismo. Mas sou mais conhecido como Marcos. Tenho 56 anos e um filho, já adulto do meu primeiro casamento. Sou uruguaio e moro há oito anos no Brasil. Fui funcionário público em meu país, e hoje sou aposentado. Não sigo nenhuma religião, mas acredito num Deus, segundo Espinosa, um filósofo judaico famoso por sua conciliação entre Deus e natureza.
Contem como vocês conheceram a filosofia naturista?
Eu, Cleide, sempre gostei de nadar pelada, aqui, nas cachoeiras da Serra do cipó, até que, um dia, descobri que havia outras pessoas com o mesmo gosto que eu: O GNM - Grupo de Naturistas Mineiros. Não pensei duas vezes em me unir a eles. Já tem aproximadamente uns oito anos que sou uma naturista de "carteirinha".
E eu, Marcos, desde criança, sempre gostei de ficar sem roupa.
Fale um pouco do "El Refugio".
Ô Nelmo, o "El Refugio" é um local pensando para as pessoas se sentirem em casa. Depois de um dia estafante de trabalho, chegarem em casa, tirarem as roupas e relaxarem pelados deitados no sofá da sala, vendo televisão (acho que toda pessoa naturista ou não, faz ou já fez isso)!
O que acontece aqui... o Marcos e eu, nós moramos sozinhos aqui no sítio, sabe. Não temos mais filhos morando com a gente. E aí, tivemos a ideia de abrir uns quartos da edícula, voltados para a piscina e fizemos uma cozinha grande para recebermos os amigos naturistas para passar um final de semana agradável, desestressar do dia-a-dia agitado da cidade grande, dividir um churrasco e, às vezes, fazermos uma festa mais elaborada, mais agitada.
Defina o conceito de Hostel.
Hostel é um local de hospedagem comunitário e barato, onde as pessoas preparam sua alimentação e dividem os quartos, aumentando sua socialização. Muito comum nos países europeus.
Porque você decidiu empreender numa hospedaria naturista?
Até o momento, não existia um local naturista próximo de Belo Horizonte, com esse propósito. Os altos custos das passagens aéreas, hospedagens, alimentação, e a logística de um modo geral, inviabilizavam as viagens constantes por esse Brasil afora só pra ficarmos pelados em grupo.
É caro investir num Hostel naturista?
Não é barato, não! É caro, uma vez que o público é minoritário e o retorno econômico é difícil. Falta mais divulgação nas mídias.
Então, qual foi a sua maior motivação para construir um Hostel Naturista?
Eu e Marcos adoramos ficar pelados. Quer motivação maior do que esta?
É caro hospedar-se no "El Refugio"?
Pelo contrário, é muito barato! O El Refugio, é um grande coração de mãe. Sempre cabe mais um... E hoje, a diária para o casal 160,00. Ou seja, só 80 reais por cabeça.
Temos 3 quartos, uma sala ampla para colchões avulsos e também uma pequena área para camping.
A nossa capacidade é para 30 pessoas.
Qual é o tamanho do segmento de hospedagem naturista no Brasil?
É muito pequeno. Em alguns casos, é inexistente.
E isso é bom ou ruim? Vale a pena ou não investir nesse segmento?
Se você olhar para o copo meio cheio ao invés de meio vazio, com certeza, vai valer a pena! O naturismo é um nicho ainda não explorado comercialmente. E eu diria que é uma ótima oportunidade de investimento e ganhos futuros.
Porque a opção do nome em "El Refugio" em espanhol e não "O Refúgio" em português?
Primeiro porque o Marcos é uruguaio e fala espanhol e, segundo, foi uma homenagem a um local existente em Chihuahua, uma praia Naturista no Uruguai.
Qual é o seu plano de marketing para atrair os hóspedes naturistas?
Por enquanto, o bom e velho “boca a boca”, [risos]. Somos
muitos pequenos e não temos recursos financeiros para promover o "El Refugio", como gostaríamos. Mas estamos no Instagram e Facebook.
Qual é o tipo de gerenciamento do El Refugio?
O gerenciamento é totalmente familiar, o Marcos e eu fazemos de tudo um pouco, uma vez que nosso Hostel é muito simples. Jardineiro é o Marcos. O piscineiro é semanal.
Quem são os seus principais concorrentes neste setor?
Aqui na serra [do Cipó] tem várias pousadas. Mas, só a gente é naturista, não temos concorrentes! Mas, caso abra outro hostel ou pousada naturista, não serão concorrentes, mas parceiros. O mais importante é o crescimento do Naturismo em Minas Gerais, e no Brasil. O sol nasce para todos, não teria problema algum e com certeza iríamos ajudar.
Você é uma cicerone que recebe os hóspedes nua, ou prefere atuar vestida para manter uma certa "austeridade" administrativa?
Eu e Marcos, recebemos a todos, totalmente nus! [risos].
Somos naturistas antes de sermos empresários e não faz ter sentido ter uma pousada naturista e não agir como um naturista. Recebemos todos os Naturistas, como Naturistas, sim e com o maior prazer!
Você tem alguma restrição em receber alguns hóspedes, como casais homossexuais ou crianças, por exemplo?
Não temos restrições em acolher pessoas, principalmente, quanto à escolha sexual das pessoas. São todos bem vindos.
Sendo um hostel Naturista, a responsabilidade e os cuidados com as crianças ficam a cargo dos pais ou dos seus tutores legais atentos com a segurança dos mesmos.
Quando é que acontecem os principais eventos do ano do "El Refugio"?
Ainda não formatamos um calendário anual de eventos. Temos apenas um ano de existência. Os eventos aconteceram conforme a demanda e a necessidade de promover o hostel. Por enquanto, o pessoal se reúne aqui e faz uma farra boa. É uma coisa bem bacana! É devagar e sempre! Tem um ditado antigo que diz que o apressado come cru. E nós, não temos presa!
Vocês são associados à FBrN ou recebem algum apoio da Federação?
Ainda não somos filiados.
Qual é a sua visão do naturismo brasileiro e principalmente do naturismo mineiro?
O naturismo brasileiro e o mineiro estão muito devagar. É necessário alavancar o naturismo com ideias e pessoas novas. Especificamente, aqui em Minas. O povo mineiro é muito reservado... muito tradicional... muito religioso... E ficar pelado em público, foge totalmente da nossa vivência e costumes. Não temos mar e não estamos habituados a ver o corpo do outro nu ou seminu. E isso, dificulta um pouco a nossa filosofia por aqui...
Como Você vê o "El Refugio" nos próximos 5 ou 10 anos?
Não sei. O que esperamos é estarmos vivos até lá... [risos]
Como se chega no "El Refugio"?
Estamos na Serra do Cipó -MG; há 100 Km de Belo Horizonte e há 60 km do aeroporto de Confins
Se vier de carro, sugerimos passar por Lagoa Santa e pegar MG10, existe um caminho de terra de 11 km pra chega até aqui... Não tem erro!
Faça um convite para as pessoas que estão lendo esta entrevista para que venham conhecer o "El Refugio".
Aos amigos Naturistas, venham conhecer nosso Hostel. Você vai encontrar um lugar aconchegante, seguro para praticar o naturismo, com muita alegria, amizade e descontração. O "El Refugio" foi criado com a finalidade primordial de fazer novos amigos e auxiliar no crescimento do Naturismo no Brasil.
Quais são as suas redes sociais?
No Facebook - El Refúgio naturista
No Instagram - elrefugionaturista
E o nosso whatsapp é (31)99972-8517
Muito obrigado, Cleide! Agora eu sei que quando tudo for se tornando difícil e eu for perdendo o prumo, é aqui aonde vou me abrigar. É aqui, nas montanhas de Minas, é que vou recarregar as minhas energias, pois foi onde encontrei o meu Refúgio!
Nós que te agradecemos!
SALVE O NATURISMO BRASILEIRO! 🇧🇷
Nelmo José
Divinópolis/MG
(enviado em 1/08/2024)