De Olho na Mídia | Jornalolhonu
top of page
midia.gif

Leia também: NATMídia

Como surgiu o movimento naturista da praia da Galheta, alvo de discussão por nudismo em Florianópolis

Matéria do G1, de autoria da jornalista Sofia Mayer, publicado em 9 de janeiro de 2024, conta a história do nudismo na praia da Galheta, em Florianópolis e o risco de ela perder essa condição. Segundo a Associação Amigos da Galheta, lei que permitiu nudismo foi criada após caso de espancamento no local. Prática voltou a ser revista após alterações na lei em 2016.

Antes mesmo da lei que permitiu a prática do nudismo em 1997 (costume que passou a ser novamente discutido após mudanças na legislação), a Praia da Galheta, em Florianópolis, já era ponto de encontro de adeptos do naturismo, filosofia que, além do andar nu, prega de autoconhecimento a alimentação saudável e preservação da natureza.

 

Miriam Carvalho, presidente da Associação Amigos da Galheta, lembra que o local isolado e com características naturais bem preservadas, considerado por ela "sagrado", propiciava a prática.


A praia de mar aberto no Leste da Ilha de Santa Catarina, que passou a ser conhecida por naturistas no final da década de 1970, é refúgio para Miriam desde os anos 1980, quando começou a visitar o local

Img.: Miriam Carvalho/Arquivo pessoal

galheta.jpg

com o marido, o professor Affonso Alles, que morreu há cerca de três anos de causas naturais.

​

Frequentado pelos praticantes, o espaço passou a ser cuidado por eles com ações que envolvem limpeza da praia, cuidados com a trilha (única forma de chegar até lá) e preservação da vegetação nativa (veja foto abaixo).

 

O ex-vereador Márcio de Souza, autor da lei de 1997, que por alguns anos garantiu amparo legal à prática de naturismo no local, destaca que os adeptos da filosofia possuem a "peculiaridade importante de serem [também] militantes ambientalistas".

(enviado em 10/01/24 via WhatsApp)

Onde ficam as oito praias oficiais de nudismo no Brasil

praias-oficiais
g1.jpg

Algumas são movimentadas e têm até competições de surfe nudista. Outras são isoladas e de difícil acesso. Mapa mostra a localização das praias.

O portal G1 publicou nesta segunda-feira, 18 de dezembro, uma pequena matéria sobre as oito praias oficiais de nudismo do Brasil. São consideradas oficias as praias que possuem lei municipal que permite a prática. Nem todas, no entanto, possuem associações que as administram e que sejam filadas à Federação brasileira de Naturismo, não garantido, ao menos em alguns dias da semana, a prática do Naturismo

Leia a matéria completa no portal G1 clicando aqui.

(enviado em 18/12/23 via WhatsApp)

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
bottom of page